Todo mundo sabe que vivemos na chamada ”Era da Informação”. Mas o que fazer com um volume tão grande de rastros? A resposta pode estar na análise de dados!
Esse conceito tornou-se fundamental para planejar estratégias e executá-las de maneira apropriada em qualquer área de uma empresa. Se você já lida com plataformas de anúncio, sabe, por exemplo, que essa tática tem sido usada com sucesso no marketing digital para amparar métodos de atração e relacionamento com clientes.
Caso queira entender o que é a análise de dados, o que ela pode fazer por sua empresa e como funciona na prática, veja o que nós preparamos para você a seguir!
O que é análise de dados e qual seu papel?
A análise de dados é uma maneira de dissecar as informações coletadas por uma empresa, de modo a estudá-las detalhadamente com um objetivo. Trata-se de uma técnica analítica, que requer a obtenção de uma grande quantidade de dados para a identificação de padrões.
Ao monitorar e averiguar dados, especialmente os referentes às etapas do seu funil de vendas, você passa a entender quais são os pontos fortes e fracos da empresa, bem como os problemas que podem ser resolvidos. Com um estudo apurado das informações coletadas, você direciona esforços para o que realmente gera vendas e resultados.
Esse processo é amplamente aplicado na área da saúde, do marketing, das políticas públicas, ciências sociais e negócios. Em cada um desses âmbitos, ele incorpora técnicas com diferentes abordagens.
A tecnologia exerce um papel fundamental dentro deste tipo de análise. Para tal, há uma série de softwares com recursos para a interpretação de grandes volumes de dados, incluindo a mineração (identificação de padrões) e o estudo de divergências.
Os recursos tecnológicos também ajudam no armazenamento organizado dessas informações, trazendo mais eficiência para as pesquisas. Daí a importância de investir em tecnologias que permitam responder adequadamente às questões referentes ao desempenho da companhia, conforme explicaremos adiante.
Quais os benefícios e impactos?
A análise de dados fornece uma série de insights para o planejamento e a execução de estratégias nas mais diversas esferas de um negócio. Quer entender como? Acompanhe!
Permite a criação de soluções diferenciadas
As empresas que exploram as informações deixadas por seus clientes e visitantes conseguem criar soluções direcionadas para as necessidades apresentadas por eles.
Aproxima a sua empresa do cliente
Tão importante quanto a quantidade de dados analisados é a qualidade. Ao priorizar aqueles que permitem conhecer melhor o seu cliente, você não só compreende o que eles precisam nesse momento, como também se antecipa para tendências de mercado.
Melhorias nos resultados de sua empresa
Dados e informações, quando bem analisados, oferecem poderosos insights para a sua empresa, aprimorando resultados. Mantenha sua equipe de TI focada no tratamento de dados e em seus detalhes.
Agilidade nos processos
O mercado está em constante mudança. Uma análise de dados bem realizada permite que você diagnostique situações com agilidade, o que garante vantagens competitivas para sua organização.
Como fazer um trabalho eficiente?
A análise de dados ajuda a reajustar metas, nortear expansões e corrigir desvios, com base em dados concretos. Para isso, contudo, é preciso tomar os procedimentos certos. Confira a seguir!
1. Tenha um objetivo em mente
Você já tentou fazer uma pesquisa sobre um assunto sem ter o recorte adequado? A chance de você obter informações rasas e irrelevantes é grande, certo? A análise de dados requer a posse de um objetivo definido. Ou seja, é essencial que você tenha uma pergunta a ser respondida!
Também é importante lembrar que essa questão precisa ser clara, relevante e mensurável. Elabore perguntas que o amparem no processo de tomada de decisões e na exploração de oportunidades.
2. Faça as perguntas certas
Uma análise de dados bem estruturada exige que você direcione esforços através das indagações corretas. Como explicamos, entenda quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo, procurando identificar o que precisa ser priorizado.
Investigue também os indicadores de sucesso do seu negócio, compreendendo a eficiência deles e o que dizem sobre o seu desempenho. As questões certas fazem com que sua empresa não aplique recursos ou gaste tempo com dados irrelevantes.
3. Defina métricas e organize as informações
A análise de dados pode abranger informações quantitativas ou qualitativas. O primeiro caso é numérico, e o segundo se refere a características particulares. A última situação é mais difícil de interpretar, pois considera múltiplas variáveis. Dependendo das métricas selecionadas e dos dados coletados, você deve organizar as informações para que elas sejam lidas.
Os dados quantitativos são tabulados com a ajuda de tabelas dinâmicas, que contêm os campos de porcentagem e de frequência. Já os qualitativos, por outro lado, precisam ter as respostas padronizadas em categorias, para que um processo semelhante de tabulação de resultados seja feito.
4. Seja rápido nos estudos, aliando-se à tecnologia
A análise de dados traz vantagens quando é aplicada em tempo hábil. Isso porque o mercado está sujeito a mudanças repentinas, e as empresas que não se adaptam podem ficar com os processos de inovação comprometidos.
Conte com uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para desenvolver uma análise de dados com dinamismo. Esse tipo de recurso também traz mais segurança para o seu processo de coleta de informações, pois os invasores se aproveitam da lentidão para se sobressair em ações criminosas.
5. Implante um sistema de colaboração entre as equipes
Para evitar retrabalhos na coleta de informações, monte um sistema de colaboração entre seus funcionários. Mantenha um registro com as datas de coleta e fontes de origem para facilitar a apuração dos dados.
6. Identifique padrões
A identificação de padrões nos hábitos de seu público-alvo, bem como no consumo de produtos e serviços, permite estudar o seu ciclo de vendas com mais precisão. Aos poucos, você entende em qual etapa há dispersão de leads, quanto tempo uma venda leva para ser fechada etc. Haverá mais dados para diminuir custos de aquisição de clientes, otimizar processos e aumentar a lucratividade da companhia.
A análise de dados ajuda empresas no oferecimento de produtos e serviços melhores, graças à sistematização dos procedimentos de coleta, classificação, segmentação, estudo e apresentação de informações. Em um oceano de dados, é essencial que as companhias amparadas pela tecnologia busquem entender o contexto dos seus registros e filtrem o que pode ser relevante para os negócios.
E você, quer implantar a análise de dados para adquirir vantagens competitivas para a sua empresa? Entenda como a Internet das Coisas pode ajudá-lo nesse processo!