Todos os dias são gerados mais de 2,5 exabytes de dados (25.000.000.000.000.000.000 bytes) em todo o mundo e a tendência é que esse volume continue aumentando, já que é uma crescente constante desde 1980. A coleta, armazenamento e análise adequada desses dados se tornou extremamente relevante para as empresas, devido às informações que apresentam.
Por isso, hoje, o Big Data é considerado uma ferramenta estratégica de negócios. Ele está mudando a maneira como o mundo usa informações para fins estratégicos, comerciais ou não. Tudo graças a poderosos recursos que permitem a análise automática e extração de informações de valor a partir de dados brutos.
Se ainda não usa o Big Data na sua empresa, este post é para você. Confira!
O que é Big Data?
Grandes volumes de dados estruturados e desestruturados inundam as empresas no dia a dia. Mas não é a quantidade de dados que importa aqui. É o que as organizações fazem com eles para conseguir extrair as informações que desejam. Muitas informações ficam escondidas em um volume de dados desorganizado e, quando eles são agrupados adequadamente, elas podem ser descobertas. O problema é que fazer isto manualmente é quase impossível.
O Big Data é um sistema dotado de inteligência artificial para ser capaz de identificar essas informações coletando, armazenando e manipulando dados para analisá-los. O resultado é a geração de insights que levam às melhores decisões e ações estratégicas mais rápidas e precisas no mundo dos negócios. Ou seja, ele facilita a compreensão do que seus dados têm a dizer, analisando de forma interativa bilhões de linhas de dados em segundos.
Como surgiu a tecnologia de Big Data?
O termo Big Data é novo, mas a prática de coleta, armazenamento e análise de grandes volumes de dados é antiga. Um exemplo disso são as bibliotecas. A diferença é que hoje tudo é virtual e o software de Big Data faz todo o trabalho de pesquisa e análise das informações por você. O termo Big Data passou a ser utilizado nos anos 2000, depois que Doug Laney escreveu e publicou um artigo com a definição que melhor compreende a estratégia até hoje.
Com o número de dados aumentando a cada ano e as empresas tendo cada vez mais necessidades de ganhar força competitiva, o Big Data passou a ser um instrumento fundamental de estratégia para lidar com alto fluxo de informações. Hoje, as empresas entendem melhor por que o Big Data é importante e a adoção dessa estratégia é cada vez maior.
O que são os 5 Vs do Big Data?
No artigo publicado por Doug, o Big Data é definido com base em 5 Vs: Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor. Veja a seguir os detalhes de cada um.
Volume — As organizações coletam dados de várias fontes, incluindo transações comerciais, mídias sociais e sensores instalados em máquinas e equipamentos. No passado, armazená-los seria um grande desafio, mas as novas tecnologias de software e cloud computing resolveram o problema.
Velocidade — O alto volume de fluxo de dados deve ser tratado em tempo hábil. Os equipamentos munidos da tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification), os sensores e a medição inteligente deles devem garantir que a empresa consiga lidar com as informações em tempo quase real.
Variedade — Os dados vêm em todos os tipos e formatos e de todas as direções, como de bancos de dados estruturados, números, textos, vídeos, áudios e imagens não estruturados. Tudo sendo recebido por e-mail, chat, SMS etc. O sistema de Big Data precisa reconhecer cada tipo e formato de dado, bem como ser capaz de identificar a origem e analisá-los conjuntamente.
Veracidade — A qualidade dos dados capturados pode variar muito, dependendo das fontes, o que deve afetar diretamente a análise e a entrega de informações precisas. Como os softwares de Big Data ajudam a identificar a origem dos dados, tornam mais fácil a verificação da sua veracidade.
Valor — Todo volume de dados esconde informações de valor, mas para serem reveladas é preciso saber fazer as perguntas certas. O que a empresa deseja analisar? O que quer descobrir? Sem essas respostas, o uso do Big Data pode não ser tão viável.
Por que o Big Data é importante para o seu negócio?
Como mencionamos, a importância dos dados não gira em torno do volume que você tem, mas do que faz com ele. Com o Big Data, consegue analisá-los a ponto de descobrir oportunidades para reduzir custos, tempo de trabalho, desenvolvimento de novos produtos e serviços conforme a demanda e tomar decisões estratégicas com melhor direcionamento, entre outras.
Além dessas descobertas, quando você combina dados importantes com uma análise de alta performance, pode gerar outros benefícios para o negócio, tais como:
- mostrar os pontos fortes e fracos do negócio, dando aos gestores a oportunidade de neutralizar as fraquezas e potencializar as suas forças;
- determinar a causa raiz de falhas, problemas e defeitos de outros sistemas praticamente em tempo real;
- detectar comportamentos fraudulentos antes que eles afetem a sua organização de modo impactante;
- ajudar a identificar o perfil do consumidor e antecipar tendências de consumo;
- calcular riscos de investimentos e operações com maior precisão e rapidez;
- gerar promoções de vendas com base nos hábitos de compra dos clientes;
- agregar vantagem competitiva e impulsionar a inovação na empresa.
Como implementar um sistema de Big Data na sua empresa?
Descubra de onde vêm os dados da empresa
Antes de colocar o Big Data para funcionar, você deve descobrir primeiro de onde vêm os dados. Mesmo que seja de várias direções, é possível limitar essas origens. As principais fontes de dados são:
- via transmissão (comunicação por telefone, SMS, e-mails, chats de atendimento, comentários em blogs etc.);
- dados de mídia social (mensagens, marcações, likes, vídeos, imagens e outros);
- fontes publicamente disponíveis (órgãos governamentais, sindicatos e outros).
Defina uma estratégia de tratamento para os dados
Depois que identificar todas as fontes potenciais de dados, considere como vai realizar as funções de:
- armazenamento e gerenciamento;
- o que, quando e como vai ser analisado;
- quais informações pretende obter e como vai usá-las.
Escolha as tecnologias certas
O próximo passo é pesquisar as tecnologias que vão ajudar a aproveitar ao máximo os dados por meio da coleta e análise. Então considere:
- o armazenamento em nuvem para ter um espaço escalável a baixo custo;
- um software de Big Data com funções de Analytics e capaz de ser integrado ao sistema ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa;
- um fornecedor confiável, com experiência e know-how para entregar todas essas tecnologias já integradas e com um bom suporte.
Se o seu negócio ainda não conta com as tecnologias de Big Data, é hora de rever certos conceitos, pois são elas que garantirão uma vantagem competitiva sustentável.
Gostou destas dicas? Assine a nossa newsletter agora mesmo e seja o primeiro a receber nossas próximas novidades!