Cada vez mais o nosso dia a dia está ligado ao digital, com a oferta de dezenas de apps para tarefas diversas e também dispositivos variados. Essa transformação digital nos permite interagir com empresas e pessoas de todo o mundo. Mas toda essa comodidade tem um custo: nossas identidades digitais podem ser alvo de violações, afetando nossa vida social, profissional e financeira.
Atualmente, a representação digital de uma identidade é a combinação de dados distribuídos em diversos apps e serviços. E como a nossa pegada digital não para de crescer, o que todos querem é ter mais controle sobre os dados que compartilham e sobre o tempo que as empresas podem mantê-los.
O ideal seria ter um novo modelo de identidade digital global, que melhore a privacidade e a segurança individual no ambiente físico e digital.
Para atingir esse objetivo, cientistas da Microsoft estão há algum tempo estudando como usar o blockchain para criar novos tipos de identidades digitais descentralizadas, projetadas desde o início para aumentar a privacidade pessoal, a segurança e o controle.
Mais controle e segurança
Recentemente a Microsoft anunciou que está investindo em uma rede de identidade descentralizada (DID) no blockchain do Bitcoin, que será utilizado para alimentar e ancorar Hubs de ID, fornecendo armazenamento seguro e criptografado de dados pessoais, o que irá viabilizar um sistema de identidade digital descentralizada em todo o mundo.
Segundo Ankur Patel, da Microsoft Identity Division, esse novo modelo de identidade digital descentralizada permitirá que em vez de conceder amplo consentimento a inúmeros aplicativos e serviços e ter os seus dados de identidade espalhados por diversos provedores, as pessoas tenham acesso a um hub digital criptografado seguro onde possam armazenar dados de identidade e controlar com facilidade o acesso a eles.
A infraestrutura, conhecida como Identity Overlay Network (ION), é baseada em um conjunto de padrões abertos. A ideia é criar novos tipos de identidades digitais, projetadas do zero, viabilizando um sistema descentralizado que permitirá a identificação legal inclusive para pessoas que residem em áreas carentes, remotas, ou que sejam palco de conflitos. Outros blockchains, como Ethereum e Litecoin, por exemplo, também podem incorporar a ION.
Vantagens da identidade digital descentralizada
Para pessoas
Permite controlar sua identidade digital e proteger a privacidade, oferecendo experiências mais seguras. Simplifica e facilita o uso de e-mail, mídia social, serviços de streaming de filmes e músicas e plataformas de compartilhamento de vídeo. “Essa identidade própria deve integrar-se perfeitamente em suas vidas e colocá-las no centro de tudo o que fazem no mundo digital”, diz Alex Simons, Vice-presidente da área de Program Management, Microsoft Identity Division.
Para empresas
Permite interagir com menos riscos, usando a verificação eletrônica de declarações, aumentar a transparência e aprimorar a auditabilidade. Para empresas do setor financeiro, a identidade digital descentralizada melhora e agiliza o processo de identificação do solicitante para obter uma nova conta bancária, empréstimo ou conta de serviço de pagamento. Para o setor de varejo, o DID possibilita uma experiência de compra mais personalizada e eficiente on-line ou nas lojas, independentemente do tipo de pagamento, dispositivo ou provedor de serviços.
Para desenvolvedores
Permite criar aplicativos e serviços centrados no usuário e desenvolver aplicativos com acesso a um conjunto mais preciso de atestados, o que reduz riscos legais e de conformidade por meio do processamento dessas informações, em vez de controlá-las em nome do usuário.