Qual é a importância que você dá hoje à análise de dados na sua empresa? O processo de coleta e uso de informações de mercado para desenhar novas estratégias vem se tornando um ponto crucial para o sucesso de novos negócios.
Se você quer entender como criar uma rotina e uma cultura de Business Intelligence na sua empresa, independente do se tamanho, este artigo foi feito para você! Continue lendo e saiba o porquê!
Análise de dados: uma solução que não é restrita às grandes empresas
Uma verdade dura do mercado, mas inevitável, é que a grande maioria das pequenas e médias empresas acabam não resistindo aos seus primeiros anos de vida. São negócios muitas vezes com modelos inovadores, preços competitivos e profissionais empenhados, mas que, mesmo assim, não conseguem encontrar seu espaço ou expandir sua estrutura sem inviabilizá-la financeiramente.
O que diferencia esses exemplos dos casos de sucesso? Muitos fatores podem influenciar pelo caminho, mas boa parte do que define o rumo da sua empresa se dá pelo uso da análise de dados de forma objetiva e funcional.
O conceito de inteligência de negócio, ou Business Intelligence, é tomar decisões baseadas em insights para estratégias de posicionamento no mercado, baseando-se na coleta, gestão e análise de informações importantes. É uma forma de entender o posicionamento atual da empresa e buscar novas oportunidades e nichos favoráveis para o crescimento.
Ou seja, o BI não é uma ferramenta de empresas grandes e consolidadas que podem arcar com sistemas complexos e tecnologia de ponta. É uma filosofia que precisa ser praticada na gestão financeira e operacional de qualquer empresa, desde o início, para garantir que a sua visão de negócio se transforme em sucesso no mercado.
Inteligência de mercado: os passos para se posicionar e se consolidar
Como, então, retirar inteligência da análise de dados sem uma estrutura de empresa grande por trás? A implementação dessa cultura está principalmente na sua capacidade de saber para onde olhar e como utilizar essas informações.
Buscar informações sobre o mercado
Parece óbvia essa etapa, mas se fosse praticada corretamente por empresários e gestores financeiros, não teríamos tantas PMEs falhando nos primeiros anos de vida. Buscar informações sobre o mercado significa ter uma visão macro do ecossistema corporativo no qual a sua empresa se encontra.
É preciso olhar não só para empresas que concorrem diretamente com você, mas tendências que apontem novos hábitos do público, novas formas de lidar com transações financeiras, novas tecnologias que cortem custos e facilitem a dinâmica entre fornecedor, empresa e consumidor.
É da análise desses dados que você pode encontrar as oportunidades do futuro. Antecipando-se ao mercado, sua empresa estará sempre mais próxima do crescimento do que da estagnação.
Procurar informações sobre o segmento
Com o mercado analisado, é hora de criar mecanismos internos para avaliar a concorrência, o público que vocês disputam e os fornecedores que suportam o modelo de negócio.
Geralmente, quando se entram no mercado, as empresas concorrentes são grandes professoras. Elas podem apontar os erros, os acertos e os melhores atalhos para se consolidar e crescer. Um sistema que consiga realizar benchmarks constantes pode gerar uma análise segura e completa sobre quem está crescendo, quem estagnou e a razão por trás disso. Essas informações vão apontar para fornecedores mais estratégicos, modelos de negócios disruptivos e novas formas de abordar o seu público.
Analisar o seu lugar nesse ecossistema
A empresa que se conhece bem e tem noção de seu lugar no mundo já fica um passo a frente da maioria dos negócios que não alcançam o sucesso.
Um planejamento de análise de dados deve priorizar esse benchmark próprio, quase uma jornada de autoconhecimento. Onde você pode cortar gastos para oferecer as mesmas vantagens da concorrência? Quais processos podem ser otimizados para brigar com as grandes sem perder o fôlego? Esse é o tipo de pergunta que só pode ser respondida com BI, baseado na coleta inteligente e análise eficiente de dados.
Usar essas informações para o crescimento da empresa
Depois de tantas informações coletadas sobre todos os pontos-chave de um negócio, seu trabalho só está começando. É hora de colocar todos os insights levantados em prática e consolidar a empresa dentro do seu mercado.
Um grande exemplo hoje é o cenário de transformação digital que ocorre em empresas de todos os ramos e tamanhos. Nesse novo modelo digital de negócios, o tamanho e a estrutura de um negócio não são mais tão determinantes para o sucesso como antes.
As startups são provas vivas de empresas pequenas que viram gigantes apenas com boas estratégias de negócio e automação em sua gestão. Portanto, não pense na análise de dados como um sonho para o futuro. É a sua implementação na inteligência do negócio hoje que garantirá o sucesso do seu trabalho e da sua empresa.
ERP: como os sistemas de gestão podem te ajudar
Depois de todos esses passos para um BI eficiente, uma questão pode ter ficado a sua cabeça: como fazer uma análise tão sofisticada de dados em uma PME? A resposta está na automação.
Os ERPs, ou sistemas de gestão empresarial, são softwares capazes de automatizar a coleta de informações, fazer uma análise complexa cruzando fontes distintas e centralizar o controle do negócio. Principalmente para as áreas administrativa e financeira, as vantagens de um ERP são cruciais para o sucesso de um negócio no mercado atual.
Volume maior de dados para análise
Uma PME não pode se dar ao luxo de contratar funcionários exclusivos para o trabalho de coleta e análise de dados e, mesmo que pudesse, sua eficiência seria sempre limitada quando comparada com uma Inteligência Artificial. Sistemas mais modernos de gestão são capazes de trabalhar com Big Data, volumes enormes de informação, e interpretá-los de forma que suas decisões se tornem mais confiáveis e precisas.
Agilidade em processos financeiros
Uma outra vantagem do ERP é automatizar rotinas de controle financeiro. Dessa forma, o gestor responsável pode dedicar mais do seu tempo para encontrar oportunidades de mercado e formas de investir no crescimento da empresa.
Redução de falhas
Menos falhas na gestão da empresa significa processos mais otimizados, mais economia de recursos e, como consequência, um serviço mais barato e de qualidade para o público. É um jeito certo de dar mais credibilidade ao negócio e ainda conseguir um fôlego extra nas contas no fim do mês.
Inclusão plena de BI na empresa
O ERP hoje é a solução mais completa para que o Business Intelligence seja uma rotina no seu negócio, tanto na operação quanto na hora de elaborar novas estratégias para o futuro.
Não interessa se a empresa tem três funcionários, dez ou mil. O futuro do mercado está na capacidade de seus gestores em transformar a análise de dados em novos caminhos para crescer e se consolidar.
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