A transformação digital tem sido um meio fundamental para alavancar o potencial estratégico das empresas e o PaaS (Platform as a Service) é uma das ferramentas que permite isso, facilitando o processo. Se você deseja agregar força competitiva ao negócio, deve considerar essa tecnologia de nuvem.
Para ajudar, preparamos um post esclarecendo de fato o que é Platform as a Service, como ele funciona, quando é indicado e as vantagens que proporciona ao negócio. Acompanhe!
O que é Platform as a Service?
Ao pé da letra, Platform as a Service significa plataforma como serviço e representa um ambiente criado e estruturado em nuvem para suportar o trabalho de desenvolvimento, teste, lançamento e gerenciamento de aplicações.
Basicamente, é um tipo de serviço oferecido por provedores de cloud computing. O fornecedor monta o ambiente com as ferramentas e recursos conforme as necessidades da empresa, permitindo que os gestores e profissionais trabalhem online sem a necessidade de construir e manter uma infraestrutura própria no local.
Como funciona o PaaS?
Tal como acontece em outros serviços de nuvem, como o Infrastructure as a Service (IaaS) e o Software as a Service (SaaS), o PaaS é oferecido pelo provedor por meio de uma estrutura hospedada na nuvem e os usuários, devidamente autorizados, podem acessar a plataforma por um simples navegador da Web.
O provedor fornece aos profissionais um ambiente perfeito para a criação, teste, implementação e administração das aplicações criadas ou adquiridas usando diversas linguagens de programação e bibliotecas de códigos.
A empresa não gerencia ou controla a infraestrutura por trás do PaaS, como rede, servidores, sistemas operacionais ou armazenamentos, mas ganha controle absoluto sobre todas as aplicações implementadas e as configurações para o ambiente de hospedagem.
A contratação acontece por meio da assinatura de um plano com pacote de serviços padrão ou personalizado e o pagamento é mensal. O mais legal é que você só paga pelo que usar. Nada a mais, nada a menos.
Quando essa tecnologia pode ser uma boa solução?
Existem diversas situações em que o uso do Platform as a Service torna-se fundamental e separamos as principais:
- quando a empresa presta serviços online: se a empresa oferece serviços variados pela internet, a solução fornece o ambiente perfeito para a empresa atuar e atender os usuários com eficiência;
- quando a empresa precisa otimizar processos: a empresa pode melhorar a comunicação e interação entre os profissionais, além de automatizar diversas tarefas, no ambiente online;
- quando há a necessidade de melhorar o desenvolvimento e gerenciamento de aplicações: as empresas podem usar o PaaS para desenvolver, executar, gerenciar e proteger interfaces de programação de sistemas e microsserviços. Isso inclui a criação de novas aplicações e novas interfaces para as já existentes, bem como gerenciamento de APIs (Application Programming Interfaces) de ponta a ponta;
- quando a empresa deseja implementar Internet das Coisas (IoT): Espera-se que a IoT seja uma grande parte do uso de PaaS nos próximos anos, apoiando a ampla gama de ambientes de aplicativos, linguagens de programação e ferramentas que as várias implementações do IoT usarão.
Quais benefícios o Platform as a Service agrega ao negócio?
Agora que você já sabe o que é PaaS e para que a tecnologia serve, é hora de descobrir as vantagens que ela proporciona ao negócio. Conheça as mais importantes:
1. Melhora a segurança dos dados e sistemas
Por se tratar de uma estrutura hospedada em nuvem, o seu ambiente e todos os dados e sistemas inseridos nele passam a contar com uma rede de servidores interligados e posicionados em locais diferentes.
Isso cria redundância e aumenta a taxa de disponibilidade dos seus serviços na web. A estrutura também oferece ferramentas de cloud backup, o que permite a programação de cópias na frequência que desejar e de forma automatizada.
2. Reduz custos com infraestrutura física
À medida que você migra as operações do negócio para a nuvem passa a necessitar cada vez menos de infraestrutura física (servidores, cabeamentos, equipamentos de refrigeração e espaço de armazenamento). Isso representa uma grande redução de custos.
3. Melhora a comunicação da equipe
O PaaS possibilita centralizar a comunicação da equipe em um único ambiente, formando uma estrutura de comunicação unificada. Isso pode ajudar a resolver problemas com maior rapidez e traz agilidade às atividades da empresa.
4. Proporciona mobilidade ao trabalho
Com uma estrutura online, gestores e profissionais podem acessar a plataforma e realizar tarefas na hora e lugar mais propício. Para isso, só precisarão de um dispositivo móvel conectado à Internet e uma senha de autorização para o acesso remoto.
5. Aumenta a produtividade
Além da economia de custos com infraestrutura física, o PaaS permite desenvolver e implementar novas aplicações sem a necessidade de gastar tempo criando um ambiente próprio para o trabalho. Isso pode acelerar o ciclo de desenvolvimento, testes e entrega das aplicações.
6. Entrega escalabilidade
O Platform as a Service possui uma estrutura elástica. Isso mesmo, o seu negócio pode crescer para atender picos de acesso, retrair quando a demanda voltar aos padrões normais ou manter um ritmo de crescimento sustentável.
Tudo de forma automatizada e pagando apenas pelo que usar. Essa é a melhor forma de crescer sem a necessidade de altos investimentos.
7. Incentiva o DevOps
Como o PaaS entrega uma plataforma de comunicação e trabalho unificada, incentiva o DevOps (Development + Operations). Isso quer dizer que as equipes de desenvolvimento e operações passam a trabalhar de forma integrada e dependentes uma da outra.
A consequência é um nível de compartilhamento mais amplo e colaboração para o alcance dos mesmos objetivos.
8. Otimiza o negócio
Entre as ferramentas que o PaaS pode oferecer está o Business Intelligence. Trata-se de uma tecnologia que permite que as empresas analisem um alto volume de dados para extrair informações de valor sobre o negócio, como os padrões de comportamento dos consumidores e auxiliando na tomada de decisões dos gestores. Essa ferramenta também ajuda a prever demandas por produtos e serviços com alta precisão.
Se a sua empresa busca meios de otimizar os processos e elevar a vantagem competitiva, contar com o Platform as a Service será um passo importante. Então, não perca mais tempo e dinheiro. Comece ainda hoje a usar a tecnologia em prol do negócio!
Quer saber mais sobre o assunto? Siga a gente nas redes sociais agora mesmo e descubra muito mais! Estamos presentes no Facebook, Twitter, LinkedIn e Youtube.