A comunicação direta sempre foi um desafio para as empresas. Com a chegada da pandemia de Covid-19, a preocupação em garantir a adaptação dos colaboradores ao trabalho remoto reforçou ainda mais sua relevância.
Com a missão de manter todas as entregas e reforçar os valores da cultura interna, as organizações precisaram aderir a soluções mais eficientes para a comunicação. E foi aí que a adoção de ferramentas integradas e adaptáveis, como o Microsoft Teams, passou a fazer toda a diferença. Não é por acaso que seu uso cresceu 26% durante a pandemia.
Aliás, segundo a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), 66,3% das empresas digitalizaram sua comunicação interna. E é exatamente nessa demanda que a solução se sobressai.
Afinal, ele é totalmente integrado às soluções do Office 365, o que garante colaboração em tempo real, videochamadas e até mesmo integração à rede de telefonia tradicional para reduzir custos. Siga para conferir esses e outros diferenciais do Teams, que fizeram dele uma ferramenta essencial para a comunicão direta!
Produtividade e comunicação: entenda a relação
Em qualquer organização, o nível de produtividade estará relacionado com a eficiência da comunicação interna. É por meio dela que as informações cruciais ao negócio podem ser organizadas e distribuídas para equipes e gestores.
Faz parte desse esforço garantir que os dados sejam hierarquizados a fim de que os colaboradores se concentrem em questões estratégicas essenciais. Isso gera otimização de tempo e aumenta os níveis de produtividade.
E para que essas informações sejam distribuídas com clareza e eficiência, é essencial recorrer às inovações tecnológicas. Lembrando que as melhores ferramentas de comunicação interna são aquelas facilmente adaptadas às rotinas dos usuários e que geram engajamento.
Nesse sentido, há desafios específicos que precisam ser encarados de imediato, como indica a pesquisa realizada pela ABERJE:
- 70% dos gestores veem alguma dificuldade em engajar os líderes como comunicadores;
- 58% desses gestores entendem que oferecer a melhor experiência de comunicação aos usuários é essencial para o sucesso da comunicação interna.
É exatamente para essa demanda que as ferramentas de fácil manuseio e configuração, como o Microsoft Teams, tornam-se essenciais. Afinal, elas alavancam os níveis de produtividade dos colaboradores e facilitam a comunicação por parte das lideranças, resultando em:
- Melhor alinhamento de informações e objetivos;
- Segurança nos dados e informações trocadas;
- Melhor relacionamento e integração;
- Melhor gestão de tempo.
Conheça o Microsoft Teams
Definida como a principal ferramenta de comunicação corporativa da Microsoft, o Teams foi rapidamente adotado por milhares de empresas como canal oficial para estratégias de comunicação e colaboração interna.
Em 2020, devido à necessidade de acelerar a adaptação no trabalho remoto, o Teams foi rapidamente aceito pelos gestores, que a consideram essencial na rotina corporativa. Em poucos anos, alcançou a marca de 145 milhões de usuários diários em todo o mundo.
Entre as diversas facilidades que o Teams apresenta, estão as integrações com ferramentas do Office, como o Excel, Word e PowerPoint. Além disso, consegue se integrar com plataformas externas, como o Adobe Creative Suite, Hootsuite, ZenDesk e Adobe Sign.
Mais efetivo do que e-mail para comunicação, o Teams permite ainda que as informações trocadas sejam rapidamente visualizadas e hierarquizadas,. Isso porque, oferece ao usuário visualização direta sobre o que precisa.
Vale destacar a função de menções por “@”, além das mensagens destinadas às equipes e envio de notificações quanto às mudanças na hierarquia ou composição de grupos de trabalho.
Além de todas essas facilidades, o Teams oferece excelentes recursos para chamadas de áudio e vídeo mais profissionais e controladas – especialmente, em reuniões remotas.
Ligações pelo Teams: a solução para a comunicação direta
Como você percebeu, o Teams é uma ferramenta excelente de comunicação, organização, produtividade e posicionamento. Mas, precisamos destacar uma funcionalidade bastante eficiente que gera economia às empresas: as ligações por voz.
Além das tradicionais videoconferências, a solução da Microsoft permite integração com o sistema de telefonia da empresa, incluindo estruturas em PABX.
Baseado em nuvem e com excelente estabilidade, ele oferece diferenciais importantíssimos não só para toda a estratégia do negócio:
- Gestão qualificada para atendimento;
- Relatórios sobre tipos de chamadas feitas;
- Permite gravar as ligações;
- Integra-se ao serviço de mensagens, permitindo menções;
- Integra-se aos outros produtos Microsoft para oferecer colaboração em tempo real.
Mas isso não é tudo! A integração do Teams com a telefonia corporativa também permite:
Portabilidade
É possível manter os números de telefone utilizados pela empresa, bem como integrar agendas de contatos. Você conseguirá utilizar aparelhos telefônicos ou dialpad próprio, que é ainda mais intuitivo.
Maior economia
A adoção da plataforma para as operações de chamadas telefônicas é realizada por meio de assinatura SaaS (Software as a Service). Isso representa um baixo investimento inicial, sem a necessidade de trocar os aparelhos utilizados atualmente.
Integração rápida
Por ser uma tecnologia híbrida, o Teams permite sua integração com serviços tradicionais de telefonia. Assim, a instalação é rápida, efetiva e executada em poucos dias.
Escalabilidade
É possível escalonar a estrutura facilmente, já que está baseada em nuvem. Com isso, o Teams como telefonia principal da empresa poderá ser utilizado por novas equipes em ambientes internos ou externos.
Sob medida
Seja qual for o tamanho e necessidades de sua empresa, o Teams oferece estruturas sob medida. Basta manter os links do PABX, por exemplo, para que a rede de telefonia funcione normalmente.
Soluções Microsoft é com a Softline!
Centralizar os recursos de comunicação direta e produtividade em um só lugar é uma solução valiosa e especialmente eficiente para as estratégias de negócios para as empresas.
Com o Teams, os colaboradores terão um portfólio completo de ferramentas corporativas da Microsoft. Entre elas, a possibilidade de realizar chamadas telefônicas e videochamadas com eficiência e economia.
Mas, para contar com o que há de melhor da plataforma, você precisa contar com uma empresa especializada e pronta para te auxiliar em todo o processo. A Softline é a parceira oficial da Microsoft.
Sua sede fica em Londres, mas atua em mais de 60 países, incluindo o Brasil. Nossos colaboradores estão prontos para identificar suas principais demandas de comunicação interna e garantir uma implementação rápida, com todo o suporte necessário.
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