A segurança da informação é fator fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa na atualidade. Nesse novo cenário, o destaque está justamente nos desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em vigor desde setembro de 2020, que exigem diversos processos e uso de tecnologias.
Neste artigo, você vai descobrir quais os principais pontos abordados por essa lei e como se adequar a eles para que sua empresa, além de estar em conformidade, aproveite as oportunidades que o compliance pode trazer.
Acompanhe!
Quais são os desafios da LGPD?
Os desafios da LGPD são inúmeros e as implicações jurídicas ainda mais extensas. Exatamente por isso, é de suma importância que as empresas priorizem um novo padrão de proteção de dados, realizando ajustes estruturais e culturais com o objetivo de estabelecer políticas e definir os profissionais habilitados, sob o risco de estarem sujeitos a penalidades de montantes bastante significativos, e nada agradáveis, para as empresas.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela IBM e pelo Instituto Ponemon, o Brasil ocupa o quarto lugar em volume de vazamentos de dados, o que significa que, com a entrada em vigor da lei geral, os ataques cibernéticos que já causavam prejuízos podem comprometer ainda mais os recursos financeiros das empresas, a tal ponto que podem ter sua reputação fortemente prejudicada ou até mesmo serem levadas a ruína.
Diante disso, podemos citar como principais desafios da LGPD:
- Classificação de dados sensíveis;
- Controle de acessos;
- Prevenção de ameaças;
- Documentação de ações, procedimentos e implantações;
- Rastreabilidade de dados.
Como sua empresa pode se beneficiar da adequação à LGPD?
A LGPD trouxe uma ótima oportunidade para o setor empresarial, principalmente por causa do aumento exponencial do fluxo de capital no comércio eletrônico em virtude da pandemia da Covid-19.
Nesse cenário, as empresas têm a chance de fidelizar os clientes por meio da proteção dos dados, bem como proteger o seu negócio de futuras sanções administrativas ou judiciais por algum descumprimento da lei.
Vale destacar algumas vantagens da implementação da LGPD:
- A melhora da reputação e da imagem da empresa no mercado;
- Destaque em relação à concorrência;
- Aumento da credibilidade no mercado pela conscientização da proteção dos dados pessoais;
- Apreço dos clientes e parceiros comerciais;
- Fortalecimento das relações comerciais em virtude da responsabilidade solidária, ao passo que a empresa poderá fechar mais contratos.
Como o Microsoft 365 pode contribuir para a adequação às novas normas?
Atualmente existem no mercado diversas empresas que oferecem tecnologias que fortalecem a privacidade, a confidencialidade e a segurança de dados das organizações.
São recursos que abrangem desde a busca de uma informação específica em meio a vários bancos de dados até a identificação e rastreio de e-mails “vazados” e que possam conter informações confidenciais.
Entre essas soluções, está o Microsoft 365, que tem adaptado todas as suas ferramentas às normas da internet brasileira. Confira.
Classificação de dados sensíveis
No mundo atual, os negócios lidam com um número cada vez maior de dados sensíveis relacionados ao cliente, como número de documentos, endereço residencial e comercial, profissão e dados bancários, entre outras informações.
Para tratar essas informações, as quais podem ficar armazenadas em uma infraestrutura local ou na nuvem, é preciso identificá-las e classificá-las para que fiquem seguras, organizadas e com acesso fácil e rápido.
Nesse quesito, o Microsoft 365 permite a identificação de dados sensíveis em dados não estruturados por meio de ferramentas que varrem os diretórios em estrutura local. Assim, quando encontrados, a aplicação os relata de volta ou classifica e os protege diretamente, conforme configurações prévias.
Entre as soluções do sistema, podemos citar a Data Governance, que usa a inteligência artificial (IA) e o machine learning para encontrar, classificar, definir políticas e realizar ações para a gestão do ciclo de vida dos dados mais relevantes para a organização.
Segurança dos dados em diferentes aplicações
Em suas operações diárias, as empresas lidam com um considerável número de dados sensíveis que, por sua vez, devem estar seguros contra ataques cibernéticos e acessos não autorizados.
Com o Microsoft 365 é possível utilizar uma camada de proteção adicional aos dados por meio do Azure Information Protection, que criptografa os arquivos, garantindo que não sejam acessados sem a devida autorização.
Com o Intune, é possível segmentar os dados e separar os conteúdos pessoais dos corporativos, além de permitir adicionar vários controles para que esses dados não sejam expostos em app de uso pessoal. A ferramenta ainda impõe criptografia por meio de gestão de dispositivos, protegendo ainda mais os dados em repouso.
Controle de acessos
Para o controle de acessos, o Microsoft 365 oferece soluções como o Azure Active Directory (ADD) - que faz a gestão de identidade e acesso na nuvem, o Multifactor Authentication (MFA) - recurso de segurança de verificação em múltiplas etapas por meio de diferentes métodos e o portal de autosserviço, que permite ao usuário alterar senhas e solicitar acesso a serviços de forma autônoma e segura.
Prevenção de ameaças
Com o auxílio de recursos como o Advanced Threat Protection (OATP), é possível filtrar e-mails e proteger contra malwares e vírus desconhecidos através da proteção de day-zero e soluções que barram os links prejudiciais em tempo real.
O OATP ainda disponibiliza relatórios de rastreamento, os quais fornecem aos gestores uma análise profunda sobre os tipos de ataques mais comuns na empresa.
Ações, procedimentos e implantações
Para que a empresa demonstre que está cumprindo as normas da LGPD, é preciso documentar os procedimentos e implementações de modo organizado para que sejam rapidamente apresentados aos auditores, quando solicitados.
Outro recurso que merece ser citado é o Compliance Manager, uma solução de avaliação de riscos baseada em workflows e que permite acompanhar, assinar e verificar todos os processos de conformidade realizados pela empresa.
Dados rastreáveis
Uma das regras básicas da Lei é a garantia de que, sempre que o titular das informações solicitar o acesso aos dados, a empresa deve prontamente atender à solicitação.
Para auxiliar no cumprimento dessa medida, a solução oferecida é o O365 Content Search, que permite a realização de pesquisas em grandes volumes de conteúdo, sem limites de locais ou número de buscas.
Garanta a proteção e conformidade dos seus dados com a Softline
Como você pode ter notado, os desafios da LGPD podem ser superados e o Microsoft 365 pode ajudar na adequação das normas de modo eficiente e otimizado.
A Softline, parceira global Microsoft, é uma consultoria em transformação digital e está pronta para dar o suporte necessário para que sua empresa se adeque à LGPD por meio de tecnologias como o Microsoft 365.
Entre em contato conosco agora mesmo! Queremos ajudar a sua empresa a superar esses desafios!