Entenda os benefícios do ITIL para a redução de custos
A popularização de metodologias para a gestão de TI não acontece por acaso. Ela é um reflexo da demanda cada vez maior no mercado por empresas que utilizam tecnologia para se adaptar rapidamente a demandas e novidades exigidas pelo público.
Como garantir esse tipo de agilidade dentro da sua equipe e capacidade de transformação sem ter que expandir seus sistemas? A resposta pode estar na ITIL!
Continue a leitura deste post e veja o que é essa metodologia, como ela funciona e por que adotá-la significa menos custos e mais eficiência para a TI.
O que é ITIL?
ITIL é uma sigla para Information Technology Infrastructure Library, expressão que pode ser traduzida como biblioteca de infraestrutura para TI.
Esse modelo foi criado já faz um tempo, mas vem se tornando ainda mais relevante recentemente por se adaptar bem a equipes que trabalham com a entrega de serviços tecnológicos — uma necessidade crescente dentro de empresas em todos os setores.
Ela consiste em uma série de práticas amplas e replicáveis em gestão, operação e manutenção de infraestruturas de TI sob um ponto de vista estratégico.
Como qualquer metodologia de desenvolvimento, ela é flexível e adaptável a diferentes tipos de projetos, além de tamanhos e objetivos variáveis de equipes tecnológicas.
A ITIL é uma estrutura pronta, pensada nesse uso específico para gerenciamento de produção em TI — que oferece de cara o suficiente para uma gestão eficiente e otimizada.
Ao implementá-la nos seus processos, você elimina uma grande parte desse trabalho de uma vez e pode focar seus esforços no que a equipe pode gerar de soluções e de qualidade para o desenvolvimento dentro da empresa.
Quais são os pilares da implementação de ITIL?
Fica fácil entender a dinâmica da ITIL quando observamos seus pilares estruturais — os 4 aspectos a serem implementados que cobrem uma gestão eficiente no desenvolvimento e a entrega de serviços tecnológicos. Veja quais são eles a seguir.
Estratégia de serviço
A estratégia de serviço é o pilar principal da ITIL, pois é a partir dela que se gerencia todos os outros. É nesse âmbito que o gestor de TI determina demandas, objetivos, requisitos e necessidades que serão abordadas por aquele projeto.
Esse passo é importante porque nele se define uma direção estratégica, como diferenciais no mercado, funcionalidades para o serviço, responsabilidades etc. Sem isso, não há foco nem escopo para os próximos passos.
Design de serviço
Na etapa de Service Design, a TI pega todo o planejamento realizado anteriormente e formata suas definições em um serviço executável e aplicável.
Sua equipe, neste ponto, vai definir como será o serviço e como criar uma cadeia de desenvolvimento que atinja esse objetivo da forma mais ágil e eficiente.
Transição de serviço
A transição de serviço é a ponte entre planejamento e execução. É o estágio no qual se define, na prática, como aquele serviço será modificado, implementado e entregue — seja em um projeto interno ou para o público final.
Operação de serviço
A operação diz respeito a toda a parte de execução no desenvolvimento e na entrega de um produto. Com todas as etapas anteriores concluídas, o responsável pela TI chega até esse momento com uma visão completa sobre fluxos e processos de produção, o que permite adaptar a rotina do serviço.
Aliás, este é o objetivo da implementação da ITIL: criar uma estrutura lógica desde o planejamento até a ação para garantir uma TI mais produtiva e otimizada.
Quais são os benefícios da ITIL para diminuir gastos na empresa?
Um dos grandes benefícios de contar com mais eficiência e estratégia no desenvolvimento de serviços dentro de uma TI é a capacidade da equipe de pegar atalhos, polir a qualidade do trabalho e cortar gastos.
Quer saber como é possível economizar usando ITIL? Preparamos uma lista com as vantagens mais atrativas da metodologia!
Mais visibilidade de custos
Se um dos objetivos principais da ITIL é oferecer visibilidade ao gestor sobre todos os aspectos de seus projetos, não é difícil imaginar que isso influencie também a gestão de custos.
Com a capacidade de enxergar processos, etapas, ferramentas e determinações todas em um contexto mais amplo, o responsável tecnológico é capaz de descobrir nessa interação quais ações e mudanças podem ser feitas para economizar.
Dimensionamento correto de recursos
A ideia principal aqui é que visão e estruturação deem ao gestor uma noção perfeita da quantidade de recursos que é preciso ter para cada etapa da operação de um serviço.
Dessa forma, ele pode adaptar a oferta à demanda e ter sempre uma infraestrutura ótima para a operação — sem desperdícios ou gargalos.
Diminuição do retrabalho
Como a ITIL inclui na TI um fluxo baseado em estrutura e iteração, o serviço no projeto está sempre sendo aprimorado e otimizado. Com mais inteligência nesses processos, o número de falhas cai e o retrabalho é quase que eliminado.
Economizar tempo em uma empresa é o mesmo que economizar dinheiro.
Mais estabilidade e confiabilidade para sua oferta de serviços
A ITIL não facilita apenas o seu desenvolvimento, mas se torna uma plataforma confiável para o usuário do seu serviço — interno ou externo.
Com o dinamismo da metodologia, qualquer alteração no código do produto passa a ser feita on-the-fly, e a iteração é contínua. Na outra ponta do seu trabalho, sempre haverá um serviço bem dimensionado, estável e atualizado para se diferenciar da concorrência.
Melhor gestão de riscos
A TI que lida melhor com o orçamento está menos sujeita aos riscos do desenvolvimento. Falando na questão financeira, uma linha lógica como a que a ITIL entrega — desde a estratégia até a operação do serviço — impede que você seja surpreendido por situações irreversíveis e prejudiciais.
Você sempre sabe o seu caminho e sabe como chegar lá. Com a ITIL, você ainda sabe como organizar a sua equipe para que ela siga seu planejamento e ainda tem visão suficiente de processos para saber onde economizar e onde investir. Não é a perspectiva perfeita de gestão de TI?
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então compartilhe este texto nas redes sociais! Comece a conversar sobre a ITIL e estudar como ela pode ser incluída no seu dia a dia!