Consultoria aconselha CIOs a avaliarem muito a migração para IaaS em nuvem púplica
Para o Gartner, os gestores de tecnologia da informação correm um sério risco quando o assunto é cloud pública: cair na armadilha de acreditar que a Infraestrutura como Serviço será sempre melhor e mais barata que a manutenção dos seus próprios data centers. Isso ocorre porque condições técnicas ou comerciais podem tornar desaconselhável a migração.
“Embora IaaS entregue significativamente mais funcionalidade que uma estrutura interna de TI, especialmente quando combinada com uma Plataforma como um Serviço (PaaS) integrada, o investimento em soluções de alta qualidade pode não ser economicamente vantajoso para as empresas que preferem reduzir despesas e que não se beneficiarão das soluções mais ricas em recursos”, observa.
A consultoria recomenda que os CIOs sejam céticos quanto aos benefícios vendidos pela cloud pública “se o negócio for relativamente estático e com pouca necessidade de agilidade”, pondera.
A infraestrutura e os aplicativos raramente mudam, novos aplicativos raramente são inseridos no Data Center ou o domínio existente de um modelo que funciona de forma eficiente e estável e a empresa de TI precisa se concentrar em um segundo modelo orientado para a agilidade e para outros projetos totalmente novos.
É preciso também avaliar cuidadosamente os desafios da implementação: se a empresa possui muitos usuários em localizações com conectividade de Rede de Longa Distância (Wide Area Network – WAN) fraca para provedores de Nuvem IaaS, se a empresa está em locais geográficos onde os requisitos não estão bem servidos pelos principais provedores de Nuvem IaaS, ou se um número significativo de aplicativos tem requisitos de localização que criariam complexidades de integração.
Além disso, é necessário discutir as prioridades de TI e da empresa no Conselho Administrativo, com o reconhecimento de que os projetos de migração do Data Center são disjuntivos, e que pode haver benefício limitado se não houver uma transformação significativa de TI. Além disso, outra recomendação do Gartner é colocar cargas de trabalho individuais conforme o uso em uma Nuvem Pública de IaaS, mesmo em pequena escala, quando há obrigação técnica ou é benéfico para a empresa.
Fonte: cio.com.br