Uma das palavras do momento no setor corporativo é inovação. A globalização, o surgimento de diversos negócios e produtos disruptivos e a ascensão de empreendimentos digitais e aplicativos são provas de que este tema está sendo encarado como uma das peças principais para a obtenção do sucesso. Por isso, muitas empresas estão investindo na gestão da inovação.
A verdade é que para sobreviver é preciso inovar e isso não é mero clichê. Se você for analisar as 50 maiores empresas de 50 anos atrás, boa parte delas sequer existe ou não está mais na liderança dos seus mercados. O que dizer de hoje, que conta com um ambiente muito mais competitivo? As empresas que não se dão a oportunidade de inovar ficam para trás e podem até deixar de existir.
Neste artigo, vamos apresentar dicas de como implementar a gestão da inovação na sua empresa, além de trazer benefícios trazidos por esta prática. Acompanhe a leitura!
Dicas de como implementar a gestão da inovação
Incentive a criatividade dos colaboradores
Já ouviu dizer que duas cabeças pensam melhor do que uma? Exatamente. Quanto mais pessoas você tiver colaborando com ideias, maior a possibilidade de surgir um produto, serviço ou melhora de processo inovador.
O incentivo à criatividade dos colaboradores deve ser real e fazer parte da cultura da empresa. Uma ótima maneira de a ação funcionar é a participação de todos os membros da empresa: desde o diretor até o funcionário de menor nível hierárquico em algumas tomadas de decisão.
O gestor poderá levar em conta fatores como custo e viabilidade e os operadores podem trazer insights relevantes que podem gerar melhoria em máquinas e processos das atividades que eles executam, o que pode aumentar a produtividade e gerar economia.
Crie mecanismos de partilha de conhecimentos
Compartilhar conhecimentos e informações é essencial para o sucesso de uma gestão de inovação. Para isso, é necessário criar mecanismos que permitam o fluxo do conhecimento por todos da empresa. Algumas empresas já deram o pontapé inicial nesse quesito e criaram portais de colaboração para incentivar a partilha de ideias.
Os portais colaborativos, que já estão sendo utilizados por muitos gestores, são ferramentas ideais para engajar colaboradores, clientes e até fornecedores no intuito de buscar novas ideias.
Outro mecanismo interessante neste sentido é apresentar as carências tecnológicas da empresa e incentivar respostas específicas a estas necessidades. Recentemente foi noticiado que a Coca-Cola dará mais de 3 milhões de reais para quem a ajudar a encontrar um substituto para o açúcar, seu maior problema.
Defina canais de comunicação eficientes
Criar canais eficientes que facilitem a comunicação entre todos da empresa tem tudo a ver com a busca da inovação. A partir destes canais, os colaboradores poderão expressar suas opiniões de forma segura e clara, garantindo que todo conhecimento e ideia partilhados cheguem aos responsáveis de maneira mais rápida.
Muita atenção também na hora de escolher os profissionais responsáveis por estes canais. Devem ser colaboradores preparados, que possuam um perfil integrador e que tenham um feeling apurado para não deixar escapar boas ideias.
Agora que você já viu algumas dicas essenciais para implantar a gestão da inovação na sua empresa, veja abaixo algumas vantagens que a sua empresa terá ao fazer isso.
Vantagens ao implantar a gestão da inovação
Criação de soluções com mais valor aos clientes
Os clientes são os maiores parceiros de qualquer empresa, Sem eles, dificilmente alguma organização conseguirá seguir em frente. Com a gestão da inovação fazendo parte das estratégias da empresa será possível desenvolver soluções realmente usuais e que tragam benefícios valiosos para os consumidores.
Uma das melhores maneiras para que os clientes usufruam da política de inovação é abrir espaço para que eles próprios tragam suas ideias e opiniões sobre os produtos e serviços da empresa. Quando o gestor decide escutar os usuários do seu produto, além de conseguir fidelizar, consegue apresentar soluções sob medida.
Acesso a novos mercados
Quando se investe em inovação, um leque de novas oportunidades se abre. Com a absorção de novas ideias e informações, a empresa tem a chance de criar algo interessante e possibilidades para sanar carências de consumidores que ainda não foram atendidas por nenhuma outra organização.
Dessa forma, a conquista de novos mercados será uma realidade bastante plausível. A empresa pode até mesmo criar um nicho a partir dos resultados obtidos com a política de inovação.
Melhora da produtividade interna
O trabalhador que participa de uma empresa inovadora se sente mais desafiado, engajado e motivado. Isto se dá porque o funcionário passa a sentir que pode fazer a diferença na prática e que a sua opinião é levada em conta.
Assim, a entrega do funcionário para com o trabalho na empresa será de 100%. O que, por consequência, impulsionará a produtividade diária. Além disso, muitas inovações que podem ser implantadas visam à melhora e facilidade da rotina de trabalho de todos.
Destaque em ambientes competitivos
Com a inovação, os produtos e serviços da empresa se destacarão no mercado, criando uma vantagem competitiva e possibilitando vender com preços maiores, aumentando a rentabilidade.
Como o nível de competitividade atual é extremamente alto, muitas empresas têm medo de arriscar e acabam produzindo os mesmos produtos e serviços, ou apenas ficam copiando o que os concorrentes fazem. Assim, quem decide inovar sai na frente e se destaca. Em tempos de crise e de pouco poderio financeiro para investimento, a política de inovação pode ser a solução.
Aumento no valor da marca
A política de inovação virou critério na balança para medir os valores das marcas empresariais. Empresas como a Apple e o Google agregam grandes valores às suas marcas muito por conta de suas conhecidas práticas de incentivo à inovação.
A inovação com a prática são refletidas no mercado e, nisso, o respaldo da empresa para com os concorrentes, fornecedores e clientes só aumenta. O que, por consequência, aumenta o valor da marca da organização.
Implantar a gestão da inovação na empresa é uma das decisões mais acertadas de um administrador no atual cenário corporativo. Porém, é importante frisar que a inovação só acontece quando as ideias são colocadas em prática. Analise as dicas apresentadas neste artigo, faça os ajustes necessários à sua realidade e dê o pontapé inicial para uma mudança significativa dentro da sua empresa.
Achou este conteúdo interessante? Compartilhe-o em suas redes sociais.