Um estudo recente mostrou algumas das principais tendências apontadas pelos gestores de TI latino-americanos em relação ao próprio setor. O relatório, batizado de Global CIO Survey 2015, foi promovido pela PromonLogicalis, provedora de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na América Latina, e realizado pelo grupo Logicalis, fornecedor internacional de soluções de TI e serviços gerenciados.
Matéria completa:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/mercado/gestores-na-america-latina-sao-os-que-mais-dao-importancia-a-ti-no-mundo-58889/
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
De acordo com a pesquisa, grande parte dos profissionais de TI na América Latina consideram que o peso que a área de TI tem nos resultados do negócio é maior que nas demais regiões analisadas (Europa, Estados Unidos, Ásia, Países Árabes, China e Austrália). Numa comparação, 28% dos gestores latino-americanos deram nota máxima quando analisaram a importância de TI nos resultados, enquanto na Europa e nos EUA a nota máxima foi a resposta de 17% dos gestores, de 15% na APAC (Ásia, Países Árabes e China) e de 8% na Austrália.
Globalmente, o estudo mostrou o foco dos gestores em se estabelecerem como fornecedores internos de serviços de Social, Mobile, Analytics, Cloud, BI e SDx. Para cada item, os gestores elegeram uma das opções: Nada Importante, Necessário, Importante, Muito Importante e Criticamente Importante. E a América Latina apresenta algumas particularidades em relação ao peso que cada um desses temas pode agregar de inovação aos negócios.
No caso do Mobile, 62% dos gestores no continente consideram o assunto criticamente importante – muito acima da média das demais regiões, nas quais 31% citaram esse mesmo nível de criticidade, 32% consideram como Muito Importante e 24% como Importante. Já na área de Social, 36% dos executivos da América Latina consideram como Importante, 23% Muito Importante e 26% Criticamente Importante, enquanto a média das demais regiões é de 28%.
Na análise sobre Analytics (plataformas de BI, análises de desempenho corporativo, análises avançadas, aplicações de análises gerenciamento, etc), há um equilíbrio nas respostas dos participantes. Todos concordam que esse foco é Muito Importante para os negócios, com uma média de 36% entre as regiões analisadas e de 33% para América Latina.
A falta de budget ainda é a principal justificativa que impede as empresas de adotarem soluções de BI (Business Intelligence) e BA (Business Analytics). Surpreendentemente, para a América Latina e Europa, esse fator tem peso menor (41% para ambas) do que para as demais regiões: EUA com 49%, APAC com 60%, e Austrália com 53%.
Fonte: canaltech