A cloud computing tem se mostrado uma excelente solução para empresas de todos os tipos e não apenas aquelas envolvidas com tecnologia.
Um dos serviços de nuvem que os negócios mais têm adotado é o de infraestrutura, também conhecido como IaaS, da sigla em inglês para Infrastructure as a Service.
Diante desse cenário, vamos descobrir como o IaaS diminui a necessidade de infraestrutura interna da empresa no setor de TI, além de entender por que ele é mais simples e seguro do que se imagina. Confira!
A arquitetura do IaaS
No contexto da cloud computing, a infraestrutura como serviço consiste no fornecimento de recursos computacionais por meio da internet, como processamento, rede e armazenamento.
A ideia é que a provedora desse serviço disponibilize o hardware necessário e cuide de toda a manutenção do data center(ou dos data centers), enquanto a contratante fica responsável pelo gerenciamento dos recursos que requisitar.
Essa gestão ocorre pela plataforma de serviços de nuvem da fornecedora e pode incluir outros serviços, como:
- monitoramento de atividades das máquinas;
- histórico de acesso (log);
- faturamento detalhado;
- medidas para a recuperação de dados;
- respeito a protocolos de segurança;
- balanceamento de carga — uma maneira de otimizar o desempenho dividindo o trabalho entre dois ou mais servidores, discos ou outros recursos.
Principais aplicações do IaaS nos negócios
Listamos abaixo três das aplicações mais comuns de IaaS nas empresas. Acompanhe!
Armazenamento de dados
O volume de informações com o qual as empresas lidam só cresce, assim como a demanda por soluções de armazenamento de dados e backup.
Com uma infraestrutura na nuvem, é possível contratar mais recursos conforme sua necessidade de armazenamento aumenta. Além disso, é possível criar rotinas de backup e solicitar a recuperação de cópias de segurança, em casos de perda de dados ou outras emergências.
Aplicações na web
Empresas que possuem aplicações na web, mesmo que sejam para uso interno, também podem beneficiar-se do IaaS. Com a arquitetura apropriada, é possível garantir o melhor desempenho e disponibilidade para que os usuários utilizem o software ou os softwares sem problemas.
Hospedagem de sites
É comum que as empresas de hospedagem de sites ofereçam soluções de tecnologia prontas para os seus clientes, mas contratando um serviço de infraestrutura na nuvem, você pode solicitar os recursos de acordo com as suas necessidades.
Isso pode representar uma economia de custos se compararmos com os pacotes prontos de uma hospedagem convencional.
Mudanças na infraestrutura do TI com o IaaS
Com o modelo tradicional de infraestrutura de TI, a companhia que vai usufruir desses recursos concentra toda a responsabilidade em construir e manter essa estrutura em funcionamento.
Por um lado, isso pode ser vantajoso, já que a empresa tem total controle em relação à utilização desses hardwares e dos softwares que pretende instalar.
Contudo, atualmente, um negócio não precisa necessariamente adquirir essa infraestrutura física para utilizar recursos computacionais de maneira segura e produtiva.
Por meio do modelo IaaS, a organização consegue ter acesso a esses meios sem precisar do esforço de comprar equipamentos, formar uma equipe para cuidar da atualização e do funcionamento adequado desses aparelhos e muito menos prestar suporte aos colaboradores que usam essas máquinas.
Ou seja, com o uso do IaaS, você certamente terá menos preocupações com o setor de TI e poderá se dedicar ainda mais às funções prioritárias que o seu negócio exige.
IaaS e os tipos de nuvem
Quando uma empresa necessita de soluções de IaaS, deve levar em conta que existem três principais tipos de nuvem em que elas podem funcionar: nuvem pública, privada e híbrida. Vamos entender abaixo o que são elas.
Nuvem pública
No sistema de nuvem pública, em um mesmo servidor há recursos compartilhados entre dois ou mais clientes. Isso possibilita a redução do custo para quem contratar esse serviço, mas pode representar uma queda de desempenho em alguns casos.
Nuvem privada
Com a nuvem privada, há um controle maior dos recursos, já que eles não são partilhados entre outros clientes.
É uma alternativa mais custosa e que exige um empenho maior em termos de gestão, mas isso oferece uma melhor capacidade de personalização e isolamento de dados sensíveis.
Nuvem híbrida
A nuvem híbrida tem como finalidade usar o melhor de cada um dos modelos anteriores. Com ela, é possível contar com uma proteção avançada dos dados e, ao mesmo tempo, lidar com um grande volume de tráfego e contar com um excelente desempenho para as suas aplicações.
Prós e contras do IaaS
Agora que temos um bom entendimento sobre o que é IaaS, vamos ver quais são suas maiores vantagens e desvantagens.
Prós
- Não demanda espaço físico para manter os equipamentos.
- Não requer manutenção para ter equipamentos em funcionamento — a empresa fornecedora de serviços de nuvem encarrega-se disso.
- Agilidade e flexibilidade para configurar toda a infraestrutura de acordo com as suas necessidades.
- De acordo com o contrato de serviço, seus dados e aplicações podem contar com medidas de segurança maiores que você teria com uma infraestrutura interna.
- O serviço conta com a escalabilidade, o que significa que você pode optar por aumentar a capacidade dos recursos conforme a necessidade, evitando problemas de desempenho e desperdícios.
Contras
- A necessidade de uma conexão à internet para utilizar os recursos da nuvem pode ser um problema em uma eventual perda de conexão ou em casos mais graves, como desastres naturais.
- Por mais que seja possível escolher os recursos que você deseja utilizar, sempre haverá a limitação das opções que o fornecedor decide disponibilizar — você dificilmente terá acesso a certos serviços administrativos, por exemplo.
- Se você optar por serviços de nuvem pública, é possível que o seu desempenho fique comprometido, porque os recursos de um mesmo servidor são divididos entre diversos “inquilinos”.
Como podemos perceber, existe uma série de motivos pelos quais a infraestrutura de TI como serviço tornou-se uma tendência. Com características interessantes para as empresas e vantagens que superam — e muito — as desvantagens, o IaaS é um ótimo serviço de nuvem, com um enorme potencial de melhorar a eficiência de diversas categorias de negócio.
Se você gostou deste artigo sobre serviços de nuvem, continue informando-se sobre outras camadas do modelo de cloud computing. Leia o post IaaS, PaaS e SaaS: entenda os modelos de nuvem e suas finalidades!