O mês de setembro, tradicionalmente conhecido como o mês do cliente, é um marco no calendário das empresas. O período é sinônimo de vendas aquecidas, aumento da visibilidade da marca e de mais oportunidades de negócio.
No entanto, esse cenário positivo também revela grandes desafios. Isso porque, junto com o aumento das vendas, os riscos relacionados às transações também crescem — especialmente quando a maior parte delas é realizada digitalmente.
Mas isso não significa que você não deva aproveitar os bons ventos do mercado. Afinal, é possível vender muito com segurança! Quer saber como? Então, confira a seguir dicas práticas que garantirão uma jornada de compra segura aos seus clientes!
Neste artigo, você vai ler:
- O que é o mês do cliente;
- Jornada do cliente;
- Vulnerabilidades que podem prejudicar seu negócio;
- Guia para aproveitar o mês do cliente com segurança;
- Indicação de conteúdo exclusivo.
Mês do cliente: uma oportunidade para vender e crescer
O mês do cliente foi criado em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, do Rio Grande do Sul. Especialista em marketing e RH, sua intenção era homenagear seu público e fortalecer a relação de confiança com o seu negócio.
Atualmente, ele é comemorado em todo o país e se transformou em um grande marco para as vendas, especialmente por ser celebrado em um período de baixa, ajudando a manter os caixas estáveis nessa época do ano.
Em busca de promoções e condições especiais, muitos consumidores aguardam o período para fazerem suas compras. Então, se há a previsão do aumento na demanda, é seu papel estar preparado para isso!
Jornada de compra segura: as vulnerabilidades que podem prejudicar seu negócio
Em tempos de Transformação Digital, a tecnologia é protagonista na rotina das empresas. Porém, esse cenário de inovação pode abrir espaço para vulnerabilidades, exigindo uma postura mais rígida e estratégica dos gestores.
Para se ter uma ideia do problema, o vazamento de dados e as fraudes financeiras são os principais riscos do ambiente digital. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 46% dos internautas brasileiros já foram vítimas de golpes financeiros.
Estima-se que aproximadamente 12,1 milhões de pessoas foram atingidas pela ação de cibercriminosos. Um problema que gerou prejuízos que ultrapassam R$: 1,8 bilhão.
Os dados estão na mira da atuação de criminosos virtuais. Isso significa que seu negócio deve estar preparado para lidar com os perigos mais recente do ambiente digital. Continue a leitura e entenda o que pode prejudicar sua empresa.
Uso de softwares e sistemas não licenciados
Além de configurar uma prática ilegal, o uso de softwares e sistemas não licenciados coloca em risco as operações empresariais por não oferecer atualizações constantes.
Como se sabe, os hackers estão sempre em busca de novas ferramentas e alternativas para aplicar golpes. Os softwares precisam acompanhar essa realidade e devem contar com todos os mecanismos de segurança — o que nem sempre é possível com soluções “piratas”.
Ausência de controle e políticas de segurança
A ausência de uma política consistente de segurança também expõe sua empresa a riscos. Em muitos casos, as falhas estão ligadas a erros simples, como o compartilhamento de senhas de acesso ou o uso de redes inseguras.
Além disso, a falta de um controle de acesso de usuários eficaz pode causar muitos transtornos e prejuízos. Como são os protocolos de autenticação de sua empresa? Senhas simples e com baixo nível de segurança podem ser facilmente descobertas por criminosos especializados.
Da mesma forma, políticas de segurança excessivamente manuais são ineficientes. Daí a importância de se utilizar a tecnologia, com sistemas ativos e que monitoram a rede e demais ativos de TI em tempo integral.
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Baixa maturidade em segurança da informação
A baixa maturidade em segurança da informação é um grande problema. Muitas organizações ainda não compreendem o potencial dos danos e não priorizam essas ações em seu dia a dia. Assim, só começam a pensar sobre o problema depois de enfrentar incidentes.
É preciso que haja uma mudança de mentalidade, em que isso seja visto como investimento e não apenas mais um custo. Afinal, ignorar esse desafio não é a melhor alternativa.
Guia para aproveitar o mês do cliente com segurança
Agora que você já conhece alguns dos fatores que facilitam a atuação dos criminosos virtuais, é hora de aprender a enfrentá-los de forma estratégica!
A seguir, reunimos algumas das práticas mais recomendadas para reforçar a segurança da informação e garantir uma experiência de ponta para o consumidor, antes, durante e depois do mês do cliente. Acompanhe!
1. Invista em gestão de vulnerabilidades
A gestão de vulnerabilidades é um processo focado na melhoria contínua da segurança de um ambiente. Para isso, envolve identificar, noticiar, analisar e corrigir ativamente eventuais falhas. Em ambientes de TI, os problemas mais comuns estão relacionados ao fator humano, uso de mídias e dispositivos externos e erros de configuração — especialmente de antivírus e firewall.
Como cada um deles pode gerar riscos diferentes para a empresa, é preciso investir em uma gestão inteligente e priorizar ações e processos mais críticos. Dessa maneira, o ideal é que a gestão de vulnerabilidades seja executada de forma cíclica, passando pelos seguintes pontos:
- Avaliar;
- Priorizar;
- Agir;
- Reavaliar;
- Melhorar.
2. Priorize soluções confiáveis e seguras
A tecnologia é uma grande aliada das empresas que precisam melhorar a segurança de seus dados. Por isso, no mês do cliente, é indispensável contar com o apoio de soluções robustas e confiáveis, fornecidas por empresas especializadas.
O mercado está repleto de recursos de segurança eficientes. São softwares, ferramentas e tecnologias inovadoras, que podem ser implementadas na sua empresa de maneira personalizada, sem a necessidade de grandes investimentos ou alteração completa da estrutura do negócio.
3. Trabalhe com base em dados e não em suposições
Investir em segurança da informação precisa ser uma ação contínua. Mas como fazer, onde investir e o que monitorar? A resposta está nos dados!
Gestores estratégicos não tomam decisões baseadas em suposições. Eles estão atentos a tudo o que pode ajudá-los a melhorar sua atuação e reduzir erros, como:
- Dados da empresa e do mercado;
- Tendências do segmento de atuação;
- Estudos especializados sobre cibersegurança.
Nesse cenário, eles podem evitar investimentos inadequados à realidade empresarial, além de permitir que os gestores, líderes e equipes de TI a direcionem seus esforços ao que realmente trará os melhores resultados: gerando boas experiências com segurança.
4. Cumpra a LGPD
A LGPD já é uma realidade e não há outro caminho senão se adequar à legislação. No entanto, é preciso entender que a norma não é uma mera burocracia, ela trouxe avanços importantes para a segurança da informação e isso deve ser aproveitado pelas empresas.
Ela deve ser aplicada durante todo o ano, mas precisa ser intensificada no mês do cliente. Seu desafio é conduzir as operações com mais transparência, segurança e confiabilidade. Confira algumas dicas para alcançar esse resultado:
5. Migre para uma nuvem segura agora mesmo
A computação em nuvem figura como uma das tecnologias mais estratégicas para as empresas. Além de abrir portas para uma atuação mais moderna, digital e escalável, migrar para a nuvem é uma ação que potencializa a segurança.
Ao alocar dados, sistemas e aplicações em servidores cloud, seu negócio contará com todo o suporte e infraestrutura necessárias. Isso significa ter o apoio dos recursos mais modernos, pessoal qualificado e as mais eficientes práticas de segurança e gestão da informação.
Na nuvem, todo o ambiente é monitorado ativamente por profissionais e softwares especializados. A partir de políticas rígidas de cibersegurança, as ameaças são rapidamente identificadas e protocolos de Disaster Recovery são acionados, reduzindo significativamente os danos.
O mês do cliente está se aproximando e a boa notícia é que a migração para a nuvem não precisa ser um processo lento. Você pode aproveitar todos os seus benefícios ainda este ano!
Uma experiência de compra inesquecível é sempre segura!
A segurança da informação é fator fundamental para o sucesso empresarial em qualquer período do ano. Contudo, com a aproximação do mês do cliente, é preciso pensar em maneiras de proteger seu negócio e seus clientes.
Quem atua com esse olhar estratégico conquista não apenas a preferência momentânea do consumidor, mas sua confiança durante todo o ano. Então, aproveite o aumento das vendas para atrair, encantar, vender muito e fidelizar seu público com uma jornada de compra mais segura.
Gostou deste conteúdo? Confira também nosso post sobre o Microsoft 365 e LGPD e entenda melhor como se relacionam!