O uso da tecnologia de cloud computing mudou na mesma velocidade em que ela vem se aperfeiçoando nas últimas duas décadas. O que era visto apenas como uma forma de armazenar arquivos remotamente, se transformou no principal modelo de produtividade — Business Intelligence e consolidação em um novo mercado digital.
No centro dessas mudanças, estão os grandes serviços que permitem a inclusão de estratégia de nuvem nas empresas, como o Microsoft Azure.
Desde o início da pandemia de covid-19, muitas organizações precisaram trilhar caminhos que mantivessem a produtividade, automatizassem as operações e, principalmente, utilizassem de mecanismos como o Microsoft Azure para minimizar problemas de escalabilidade, custos e infraestrutura.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa do Synergy Reserach Group houve um aumento de 37% no investimento em cloud desde o início da pandemia.
Em outra pesquisa feita com 20 líderes de TI pelo IDC, 27,5% confirmaram que a migração para o ambiente cloud aconteceu em larga escala e acelerou a implementação em nuvem que era prevista apenas para o futuro.
Pensando nisso, fizemos esse guia completo sobre o Microsoft Azure para entender sua funcionalidade, aplicabilidade e a maneira de implementá-lo na sua organização.
Pronto(a) para começar? Continue a leitura e se aprofunde no assunto para dar um passo à frente no futuro da tecnologia da informação e do mercado competitivo.
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é o Microsoft Azure;
- Para que serve o Microsoft Azure;
- Como funciona o Microsoft Azure;
- Principais serviços do Microsoft Azure;
- Como implementar o Microsoft Azure;
- Principais vantagens do Microsoft Azure;
- Como usar o serviço em nuvem da melhor maneira;
- Microsoft Azure para os negócios;
- Cases de sucesso pelo mundo;
- Consultoria gratuita e oferta especial.
O que é o Microsoft Azure?
O Microsoft Azure tem como propósito o alcance das metas e potencialidade de criar, gerenciar e implantar aplicativos de qualquer lugar, através de linguagens, estruturas e infraestruturas ou até mesmo do próprio data center e outras nuvens para aprimorar pequenos e grandes desafios.
Sendo assim, a sua atuação se concentra em toda a plataforma de nuvem da Microsoft — desde a infraestrutura de cloud computing para hospedar sistemas empresariais até ferramentas e recursos que expandem a capacidade produtiva de negócios em todos os setores.
Com o crescimento das demandas por computação na nuvem e a sofisticação desta tecnologia, não demorou muito para uma das maiores empresas do mundo entrar no mercado e oferecer serviços de computação na nuvem.
Apresentado em 2008, o Windows Azure foi lançado em 2010 e desde 2014 renomeado para Microsoft Azure.
O acesso remoto é implementado pela equipe de TI e todo esse ecossistema pode ser desfrutado de acordo com as necessidades do negócio e a sua estratégia para o crescimento futuro.
Para que serve o Azure?
Simplificando, o Microsoft Azure funciona como um apoio tecnológico ao negócio. Ele oferece, ao mesmo tempo, a infraestrutura necessária para rodar o sistema empresarial (computação, armazenamento, lógica e gestão financeira) como as ferramentas necessárias para transformar sua atuação em produtividade.
Dentro de uma empresa, o Azure serve a diversos objetivos. Ele pode ser usado, por exemplo, para o desenvolvimento de aplicativos e soluções tecnológicas — seja para o dinamismo das tarefas internas ou para as entregas ao público-final.
Mas, mesmo que o seu negócio não envolva produtos ou serviços digitais, a estrutura que o Microsoft Azure oferece para coleta e gerenciamento de dados pode ser uma fonte inesgotável de insights para novas estratégias.
Sua capacidade de lidar com big data, o data mining e o data lake, por exemplo, criam oportunidades de incluir Business Intelligence tanto no atendimento ao cliente quanto na otimização de custos e gestão financeira da empresa.
Além disso, o próprio sistema sustentado pelo Azure pode tornar todos os departamentos mais produtivos com a centralização da gestão de pessoas, ferramentas de controle de acesso, colaboração e sem contar com integrações com outros serviços como o Dropbox, o Google Apps e o Salesforce.
Como funciona?
O Microsoft Azure funciona, basicamente, em dois modelos flexíveis de assinatura: pré-pago e pós-pago.
Dessa maneira, a contratação dos serviços acontece baseado na sua demanda e na sua capacidade de investimento naquele momento — sem qualquer restrição de compromisso como no caso do modelo pré-pago. Alguns desses módulos, inclusive (como a capacidade de computação e armazenamento), são elásticos em tempo real.
Isso quer dizer que a empresa não precisa arcar com pagamentos extras ou recebe menos do que precisa. Através das demandas, é possível pedir mais recursos para atender todos os clientes com qualidade e potencializar os resultados da sua organização.
Dito isso, o Microsoft Azure opera em dois modelos diferentes:
- PaaS;
- Iaas.
PaaS
No modelo de Platform as a Service, ou PaaS, o Azure oferece a plataforma necessária para rodar programas e sistemas na nuvem baseados na estrutura interna da empresa — geralmente em um modelo de nuvem híbrida.
Nesse caso, os servidores principais são aqueles que estão fisicamente dentro da empresa ou alugados de forma exclusiva. No entanto, o sistema em si é virtualizado pelo serviço da Microsoft. O negócio ganha em produtividade e simplifica a gestão do trabalho, reduzindo custos de processos e otimizando a coleta de dados.
IaaS
A Infraestructure as a Service, ou IaaS, vai um passo além da PaaS. Além das ferramentas de gestão e produtividade, ainda recebe os recursos necessários para aplicação no dia a dia.
Com uma assinatura de IaaS, é possível, praticamente, eliminar sua infraestrutura interna de data centers. Toda a computação e o armazenamento são feitos na nuvem, dando mobilidade, flexibilidade e economia aos processos cotidianos de um negócio.
Principais serviços do Microsoft Azure
Aprofundando o guia completo sobre o Microsoft Azure, é hora de listar com mais detalhes, os serviços disponíveis para a sua empresa e como eles podem contribuir para a produtividade, a economia e o crescimento no mercado.
Leia com atenção:
1. Máquinas virtuais
Máquinas virtuais são sistemas operacionais que funcionam como computadores completos, mas com todos seus recursos de armazenamento e computação originados da nuvem.
No Microsoft Azure, é possível adquirir quantas máquinas virtuais forem necessárias para administrar o negócio, com a flexibilidade de configuração e as ferramentas específicas para cada caso.
Vamos a um exemplo?!
A TI pode contar com máquinas virtualizadas que utilizem Linux para o desenvolvimento e gerenciamento, enquanto outro setor que precise utilizar um programa mais simples e exclusivo para Windows recebe acesso a ele sem precisar de tanta computação.
É como ter vários computadores dentro do sistema, sem a necessidade de investir em hardware.
2. Gerenciamento de rede
Com toda a operação centralizada no Azure, é possível ter um gerenciamento da rede interna feito dentro do próprio painel de controle. O observador de rede permite monitorar, diagnosticar e obter informações sobre o desempenho e a integridade do sistema.
3. Aplicações em nuvem
Assim como é possível simular um computador inteiro dentro da nuvem, o Microsoft Azure também pode ser usado como plataforma de softwares virtualizados.
Aplicações em nuvem aumentam a produtividade, simplificam a aquisição e a gestão de contratos e permitem mobilidades para a empresa — é possível acessar ferramentas produtivas importantes de qualquer lugar do mundo.
4. Armazenamento e Backup
O backup dos dados é o ponto-chave para o sucesso dos negócios digitais, é a partir dele que é possível a coleta e o manuseio dessas informações.
Com o Azure, todo esse processo é simplificado e automatizado. Em caso de comprometimento de dados ou indisponibilidade do sistema em caso de desastres, a organização consegue recuperar todo o seu sistema em questão de minutos e não sofre com os prejuízos de ter que parar a operação e a produtividade.
5. StorSimple
StorSimple, nome originado de “armazenamento simplificado”, é uma solução de nuvem híbrida com função de atender empresas preocupadas com a performance e a capacidade.
Com esse serviço, qualquer negócio é capaz de gerenciar facilmente dados entre data centers na nuvem e matrizes fixas. A gestão é automatizada, o que aumenta a agilidade da TI e o tempo de recuperação de desastres.
6. Automação de serviços e processos em nuvem
Vários serviços, entre funcionalidades e ferramentas, podem ser combinados em sua assinatura do Azure para automatizar processos na nuvem.
As garantias nesse caso, estão na coleta e gestão de dados, no trabalho remoto e na segurança na implementação pela Tecnologia da Informação.
Além disso, os colaboradores perdem menos tempo com tarefas repetitivas e manuais e podem usar essa economia para se tornarem mais produtivos estrategicamente.
7. Streaming
Streamings de vídeo, ao vivo ou sob demanda, tornaram-se uma grande mídia para contato com o público, mas também para a comunicação interna.
A ferramenta nativa de streaming no Azure oferece processos simplificados e com grande qualidade de conexão para a criação de treinamentos à distância, endomarketing e exportação desse material para todos os meios de divulgação.
8. Contêineres
Os contêineres são pacotes de códigos e ferramentas isolados do sistema em que estão funcionando. São eles, a solução para dar portabilidade e flexibilidade ao desenvolvimento de produtos digitais.
Se a sua empresa trabalha com SaaS, aplicativos ou softwares para o público final, por exemplo, o serviço nativo de contêineres do Azure agiliza o trabalho dos desenvolvedores e aumenta a qualidade da entrega, por permitir testes customizados em plataformas distintas.
Além disso, simplifica os processos para que o seu produto passe para outros sistemas, em caso de alteração de foco no mercado ou mudança na estratégia do negócio.
9. Bancos de dados SQL
O Azure é apontado como o melhor serviço de banco de dados na nuvem relacional disponível no mercado. Seu SQL é inteligente e totalmente gerenciado, com alta compatibilidade e portabilidade para migrar bancos sem alterar os aplicativos.
10. Análise de dados com IA e Machine Learning
A Microsoft também oferece recursos de Inteligência Artifical e Machine Learning como módulos na assinatura Azure. O uso dessas tecnologias permite uma análise de dados muito mais complexa do que os relatórios de desempenho tradicionais e pode apontar novos rumos para a sua empresa.
Além disso, a inclusão de IAs em processos automatizados é uma fonte de otimização e economia, já que essa tecnologia tem capacidade de interpretar indicadores de performance e sugerir modelos melhores de desenvolvimento e administração.
11. IoT
A Internet das Coisas revolucionou a produtividade no ambiente de trabalho, utilizando dispositivos inteligentes para monitorar e analisar o desempenho de máquinas e pessoas.
O Azure oferece um Hub específico para IoT que conecta e gerencia potencialmente bilhões de dispositivos em um único sistema de gestão apoiado pela nuvem.
Como implementar o Microsoft Azure na minha empresa?
Agora que você conheceu tudo o que o Azure pode fazer por um negócio, com certeza identificou alguns desses serviços capazes de melhorar a gestão financeira, de pessoas e de produtividade dentro da sua empresa.
É hora de dar o próximo passo e entender sobre como realizar a assinatura do Azure.
Qual o preço do Azure?
Um dos primeiros passos quando se pensa na contratação de um novo serviço, é o budget – principalmente pensando no planejamento orçamentário para o próximo ano. Mas afinal, cada negócio tem suas particularidades e necessidades tecnológicas.
A grande vantagem do serviço é que seu custo é flexível — você só paga pelo que precisa. Dessa forma, o valor da assinatura será proporcional aos recursos e ferramentas contratadas.
Para facilitar a vida do decisor financeiro, a própria Microsoft oferece uma calculadora de preços. Nela, é possível selecionar os serviços que você precisa e ter uma estimativa do custo final da estrutura contratada.
Na mesma página, a Microsoft possui uma calculadora de TCO — Custo Total de Propriedade. Com essa ferramenta dá para estimar o valor da sua infraestrutura local e comparar com a nuvem sendo contratada, para obter um insight inicial e preciso da economia com a solução.
Ou seja, essa é uma estimativa que precisa ser feita em conjunto pelo setor financeiro e o departamento de TI, para que vocês encontrem o melhor equilíbrio entre recursos e economia.
Se possível, é mais recomendado, a participação de um parceiro tecnológico e especializado da Microsoft, que oferecem consultorias e apoio para decidir o melhor plano para a sua empresa – conte com quem entende do assunto.
Como é o suporte?
Assim como os pacotes de ferramentas, recursos e infraestrutura, o suporte do Microsoft Azure pode ser contratado em planos fechados. O plano básico, por exemplo, oferece apenas opções de suporte à assinatura, cobrança e atendimento 24/7 – vale lembrar que ele é um plano gratuito.
O ideal é a contratação de planos pagos que expandem o suporte dado pela Microsoft. Quanto maior o plano escolhido, mais vantagens você ganha — como suporte técnico, menor tempo, suporte de operações, treinamentos e relacionamento direto com a Microsoft.
Quais as principais vantagens de se usar o Microsoft Azure?
Com o serviço adequado ao seu negócio e o melhor suporte possível, investir no Microsoft Azure é uma forma de fazer parte da transformação digital.
Em pesquisas recentes, a Gartner previu um crescimento mundial de 18,4% no investimento em serviços de cloud, girando ao equivalente a US$ 304.9 bilhões e um aumento a uma escala de 26.6% no segmento de aplicações de serviços de infraestrutura.
Afinal, não é apenas uma questão de economia de recursos tecnológicos — embora seja um ganho incrível para qualquer empresa. Usar o Microsoft Azure traz vantagens na parte de administração, operação, otimização e maximização da sua empresa.
1. Processos ágeis
Um sistema integrado, centralizado e apoiado em cloud computing, torna processos rotineiros mais ágeis e inclui a automação no trabalho de todos os departamentos — o que economiza tempo dos colaboradores para mais produtividade e estratégias futuras.
2. Apoio a novas estratégias
A automação da coleta e análise de dados é uma ação motivadora de novos insights para reformular processos, conquistar novos nichos e aumentar a qualidade de entrega ao cliente.
São dados confiáveis e mais detalhados, que embasam os profissionais C-Level para decisões com menos riscos e com, cada vez mais, retorno.
3. Segurança
Com o apoio de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, o Azure é um sistema seguro e confiável, mais do que qualquer empresa conseguiria por conta própria ou apostando em outro fornecedor de nuvem.
O suporte da Microsoft é ágil, eficiente e qualquer ameaça pode ser combatida em curto prazo. A TI interna do seu negócio, pode dormir tranquila sem precisar se preocupar com atualizações de hardware e novos patches de segurança para proteger arquivos importantes.
4. TI estratégica
Agora vamos a uma reflexão importante:
O que pode fazer um departamento tecnológico que não precisa mais se preocupar com tarefas repetitivas e rotineiras, fidelidade na coleta e tratamento de dados, além de atualizações do sistema e gestão de segurança?
A Softline possui essa resposta! Resta à TI se tornar parte fundamental das novas estratégias de negócio. O foco da transformação digital no mercado é exatamente trazer a tecnologia para o centro da discussão em reuniões e encontrar a partir dela novas formas de encantar e conquistar o seu público.
O Microsoft Azure oferece esse degrau para que a empresa enxergue mais alto e mais longe, sem limites para maximizar as experiências e a lucratividade da sua empresa.
Como usar esse serviço em nuvem da melhor maneira?
Como qualquer tipo de ferramenta para o trabalho, investir na solução não é suficiente para extrair ao máximo seu potencial. Tudo está ligado à capacidade da empresa de contratar certo, implementar com eficiência e incluir todos os colaboradores no planejamento e no treinamento da nova tecnologia.
Não é diferente com o Microsoft Azure! Para garantir o retorno que você espera desse tipo de solução, é preciso estruturar toda a empresa em volta dela.
A obrigação dos gestores que apostam na nuvem é entender a importância do armazenamento de dados e criar um padrão para coleta, análise e edição de arquivos e documentos.
É preciso também criar indicadores de performance que determinam o sucesso do uso dessa infraestrutura. Sempre há como melhorar o desempenho da cloud computing otimizando processos financeiros, administrativos e operacionais.
Portanto, aproveitar o Microsoft Azure para crescer no mercado tem a ver com a organização interna da empresa. Invista em treinamento de funcionários, busque o equilíbrio entre custos e benefícios e trabalhe junto com o TI e o RH para tornar esse sistema realmente integrador e potencializador.
Microsoft Azure para os negócios
Depois de tudo o que discutimos neste artigo, já dá para se ter uma boa ideia do potencial do Microsoft Azure quando aplicado aos negócios. Agora, vamos resumir todas as informações do impacto esperado por esse investimento e como algumas empresas aproveitam com excelência da tecnologia em nuvem para revolucionar os negócios.
Qual o impacto de usar o Azure nos resultados do meu negócio?
O que o Microsoft Azure pode fazer pela empresa, como já reforçamos algumas vezes ao longo desses tópicos, depende da sua expectativa de resultados e capacidade de investimentos. Mas, em uma visão geral da tecnologia, esse serviço oferece:
- Otimização em processos operacionais e administrativos;
- Economia de recursos com infraestrutura;
- Economia de tempo com a automação de tarefas rotineiras;
- Ganho em segurança;
- Garantia de redundância em TI e ganho em performance do sistema;
- Estruturação da coleta e análise de dados;
- Inclusão de Business Intelligence no negócio;
- Embasamento para novas estratégias de negócio;
- Acompanhamento facilitado de indicadores de performance;
- Controle maior nas gestões financeira, administrativa e operacional.
Quando você investe no plano certo do Azure para atender a sua empresa, é possível reunir todas essas vantagens em um só sistema e um único contrato. Essa tecnologia é um apoio para a operação atual e uma plataforma para novos rumos de mercado.
Em um cenário de transformação digital e competição acirrada por modelos disruptivos de negócio, não há impacto maior do que a junção entre inteligência, otimização e economia. E é exatamente isso que o Microsoft Azure oferece à sua empresa.
Casos de sucesso do Microsoft Azure pelo mundo
Para entender esse impacto, é só pesquisar o empenho e dinamismo de companhias que escalaram seus negócios com a inclusão do Azure em sua infraestrutura tecnológica. Separamos alguns exemplos a seguir, acompanhe:
1.UPS
Você consegue imaginar a complexidade da operação do serviço postal dos Estados Unidos? Pois é, a escolha da empresa americana para lidar com a sua logística foi investir no Microsoft Azure.
Com a infraestrutura na nuvem, eles puderam escalar globalmente seu sistema de tracking e gerenciamento de encomendas, além de monitoramento de telemetria para otimizar rotas e economizar a cada nova entrega.
2. Adobe
Nos últimos anos, a Adobe (empresa criadora do Photoshop e outros programas de edição e arte digitais) mudou completamente o seu modelo de negócio — passaram de uma companhia que vendia licenças de softwares para o SaaS.
Essa transformação só foi possível com o apoio do Microsoft Azure. Hoje, a Adobe oferece uma plataforma própria para armazenamento de dados e edição de arquivos globalmente, o que permitiu que a empresa crescesse exponencialmente e encontrasse novos nichos em seu público, de amadores a profissionais.
3. Docusign
A maior empresa do mundo de assinaturas digitais também utiliza o Microsoft Azure para oferecer seus serviços aos clientes.
Por tratar de documentos legais e contratos, a empresa precisava de confiabilidade no armazenamento de dados e, principalmente, segurança na hora de lidar com esses arquivos.
A Docusign encontrou essas características exatamente no serviço do Azure. Além das opções de suporte e tratamento de dados como ativos estratégicos, a infraestrutura em nuvem permitiu que o negócio expandisse de forma escalável, entregando novas funcionalidades e aumentando o volume de operação em muito menos tempo do que é possível fazer localmente.
Conclusão
Performance, recursos, segurança, otimização, automação e aumento de produtividade, são algumas das vantagens que o Microsoft Azure traz para uma empresa
Dessa forma, o serviço de nuvem ainda tem custos flexíveis, é fácil de contratar e implementar — contando com suporte grátis para essa etapa tão importante.
Após todo o conhecimento desse guia completo e intuitivo, agora é com você! Use tudo o que você aprendeu para colocar essa discussão em sua pauta na próxima reunião e a Softline pode ser a parceira ideal para conversar mais a fundo com você e sua equipe.
Com uma estratégia objetiva e um bom planejamento, o Microsoft Azure pode ser a plataforma que a sua empresa precisa para alcançar o sucesso em um novo mercado digital.
Converse agora com o time de especialista da Softline e receba uma consultoria gratuita sobre a implementação da solução no seu negócio. Além disso, tenha vantagens exclusivas e ofertas especiais preenchendo o formulário abaixo.
Planeje com sucesso o seu investimento e prepare a empresa inteira para a migração!