Mitigação dos riscos em TI: maioria dos gestores corporativos provavelmente já ouviu essa expressão. Essa é uma atividade estratégia em muitos negócios e merece a sua atenção.
Muitas vezes os riscos relacionados às ferramentas de tecnologia não podem ser completamente eliminados — como falhas de software ou hardware, vírus, malwares e assim por diante. Na maioria dos casos, porém, eles podem ser previstos e controlados, ou na pior das hipóteses, ter as suas consequências reduzidas.
É justamente sobre isso que vamos falar aqui. Você já ouviu falar sobre mitigação dos riscos em TI mas ainda não sabe muito sobre o assunto? Sem problemas! Neste texto você vai aprender sobre a importância, os riscos e as ferramentas disponíveis para que isso aconteça. Boa leitura!
Os pilares da informação e a mitigação de riscos
Costuma-se dizer que a segurança da informação possui 3 pilares: confidencialidade, disponibilidade e integridade. A confidencialidade fala sobre a privacidade dos dados na empresa. Suas informações confidenciais estão protegidas contra acessos indevidos, espionagem e ataques?
Já a disponibilidade diz respeito ao tempo que leva até que uma informação necessária possa ser encontrada e à facilidade com que a localização dela é feita. Se um dado existe mas não pode ser acessado pelos funcionários no momento em que eles precisam, a disponibilidade da informação está comprometida.
Por fim, a integridade tem a ver com a confiabilidade e com a consistência das informações, dos arquivos e dos dados. Se existem falhas na armazenagem e determinados arquivos se perdem ao longo do tempo, o negócio tem problemas com a integridade. Se não se tem certeza de que a fonte usada para extrair os dados é confiável, existe um problema nesse pilar.
Qualquer evento que comprometa um desses pilares precisa ser imediatamente interrompido ou, ainda melhor, evitado. É justamente aí que entra o conceito de mitigação de riscos.
A mitigação dos riscos em TI é um plano estratégico que visa identificar e eliminar as ameaças que podem comprometer algum dos pilares da segurança da informação. Quando o risco não puder ser eliminado, deve-se montar um plano de ação para limitar as consequências de eventos indesejados.
As ameaças no ambiente corporativo
Não faltam exemplos de riscos que podem e devem ser mitigados. Veja alguns deles:
- acesso por pessoas não autorizadas a informações confidenciais, como relatórios financeiros ou dados pessoais de colaboradores;
- divulgação de know-how exclusivo da empresa ou de seus fornecedores e clientes;
- atraso ou falha no acesso a informações relevantes, que pode levar à queda na performance do negócio;
- falhas de comunicação, que podem comprometer o relacionamento com clientes e fornecedores, ou até mesmo entre as equipes;
- indisponibilidade de sistemas, que pode levar a paradas em processos (como vendas) ou até mesmo de produção;
- ataques por malwares e vírus, que provocam a perda de arquivos e o comprometimento de computadores e outros dispositivos;
- alterações indevidas ou informações incompletas, que podem causar a tomada de decisões equivocadas.
Os riscos sempre existem em TI e, por isso, a mitigação se faz tão importante.
A importância da mitigação dos riscos em TI
As falhas em segurança da informação podem ser desastrosas para qualquer negócio. As consequências envolvem, por exemplo:
- perda de vendas ou de clientes;
- prejuízo financeiro;
- comprometimento dos ativos da empresa;
- insatisfação de clientes;
- fraudes;
- roubo de dados e arquivos confidenciais;
- redução na produtividade.
Assim fica fácil perceber que a mitigação de riscos deve fazer parte do planejamento de qualquer negócio. As soluções de TI são, muitas vezes, as principais ferramentas de trabalho de diversos setores.
As informações armazenadas em meio eletrônico são cruciais para a maioria dos negócios hoje em dia. Se todos os arquivos presentes no seu computador fossem perdidos agora, você seria capaz de continuar trabalhando no mesmo ritmo? A resposta provavelmente é não.
Com um plano de mitigação, a sua empresa entenderá quais são os riscos aos quais ela está sujeita e como reduzi-los. A equipe de TI também saberá como agir em caso de falhas, melhorando o tempo de resposta e reduzindo o impacto delas. Portanto, a mitigação dos riscos é fundamental para reduzir a vulnerabilidade e garantir a sobrevivência de uma empresa.
Os recursos disponíveis
Muitos recursos podem ser usados sem riscos. Alguns são simples e dependem, basicamente, de fazer a equipe entender a importância da segurança da informação; outros são tecnologias que precisam ser implementadas. Conheça alguns deles!
Dispositivos de segurança
Os dispositivos de segurança como firewall, assinatura eletrônica e gateway são usados para prevenir ações não autorizadas, bloquear malwares e outras ameaças do tipo. Ainda é necessário implementar sistemas de controle de acesso com usuários e senhas e suas devidas permissões individuais.
Além de fazer uso deles, a equipe de TI também precisa orientar as demais equipes a adotar práticas seguras, como o uso de senhas fortes e o não compartilhamento de dados de acesso.
Acesso VPN
O VPN é uma rede virtual privada que garante mais segurança no tráfego de dados. Ao usar uma rede do tipo VPN na empresa, todos os dados acessados e transmitidos pelos funcionários estão protegidos e dificilmente serão acessados por pessoas não autorizadas.
Backup
Essa pode parecer uma necessidade óbvia, mas muitas empresas ainda deixam de fazer um backupconfiável dos seus dados e arquivos. Para evitar perda de informações importantes, certifique-se de contar com uma solução de backup que corresponda às necessidades da sua empresa.
Cloud computing
A computação em nuvem tem ganhado espaço nas empresas que desejam aumentar a segurança dos dados. Isso porque as opções de cloud computing disponíveis no mercado geralmente contam com sistemas de segurança completos.
Assim, sua empresa não teria que se preocupar em implementar todos os protocolos para reduzir riscos, mas já adquire um serviço completo e seguro.
Plano de recuperação de desastres
É um planejamento que visa permitir que os sistemas da empresa voltem a funcionar rapidamente após algum desastre natural ou até mesmo provocado pelo ser humano, como incêndios, alagamentos ou vandalismo. É o plano de recuperação de desastres que vai reduzir a vulnerabilidade da empresa em relação a eventos que acontecem independentemente da vontade dela.
A mitigação dos riscos em TI é um assunto relevante para qualquer empresa que possua sistemas tecnológicos e dependa deles para realizar suas atividades diárias. Diversas soluções podem ser aplicadas para esse fim, e muitas vezes é melhor contar com parceiros especialistas nisso para encontrar a melhor opção para o seu negócio.
Ficou interessado no assunto? Então siga-nos nas redes sociais — LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube— e fique por dentro das tendências de gestão e TI!