A mobilidade corporativa pode ajudar a sua empresa a melhorar os processos e a se posicionar de maneira segura no mercado.
Isso acontece porque ela atua no sentido de permitir a realização das mesmas atividades que antes eram restritas ao ambiente de trabalho em qualquer lugar.
Uma empresa que investe em mobilidade corporativa permite que seus funcionários atuem de maneira mais flexível, podendo agir até mesmo sem sair de casa.
Tendo isso em mente, não fica difícil entender como o conceito consegue transformar as relações profissionais.
As diferentes ferramentas existentes, voltadas para o gerenciamento de tarefas, videochamadas e outras, são soluções que oferecem dinamismo e flexibilidade aos profissionais.
Quer saber mais sobre o assunto e conhecer algumas vantagens que essa solução oferece? Continue a leitura deste post!
Qual é o contexto para o surgimento da tendência?
Com a popularidade da tecnologia mobile, praticamente tudo o que as empresas ofereciam até 10 anos atrás precisou ser adaptado para a nova realidade.
Ferramentas como Cloud Computing garantem mais comodidade para que mesmo os arquivos mais importantes sejam armazenados em nuvem, gerando facilidade de acesso e segurança para os usuários.
Nesse contexto, é inevitável que a virtualização ganhe protagonismo entre as organizações. Quanto mais se avança nesse sentido, mais prática se torna a vida do profissional — o que viabiliza negócios e agiliza a busca por resultados.
Profissionais que atuam no modelo home office, por exemplo, já correspondem a mais da metade do número de trabalhadores corporativos no Brasil, o que tem muito a ver com o momento de transformação que compreende as relações de trabalho.
Quais são as principais vantagens da mobilidade corporativa?
De uma maneira geral, a mobilidade corporativa gera inúmeros benefícios para as empresas. Entre elas, podemos destacar questões como economia de tempo, mais controle dos processos e, como consequência de tudo isso, o ganho de produtividade. Essas vantagens se dão da seguinte forma.
Na segurança da informação
A mobilidade corporativa conta com a criptografia, um recurso sofisticado que impede que ameaças de invasão comprometam as informações armazenadas pela empresa. Essa é uma evolução em relação aos modelos tradicionais, baseados em servidores internos.
Como, no caso da mobilidade corporativa, os dados são codificados em nuvem, isso torna muito mais difícil que uma tentativa de ataque externo se configure na perda de dados.
Além disso, pense em eventualidades como incêndios e sabotagem industrial: mesmo diante de situações extremas dessa natureza, seus arquivos seguem intactos, pois estarão em ambiente virtual, seguros e protegidos.
Na velocidade em que os processos ocorrem
É de conhecimento geral que, com a tecnologia, hoje já é possível entrar em contato com as pessoas por meio de mensagens de texto, videochamadas e envio de arquivos de áudio.
Isso facilita a resolução de problemas que até alguns anos atrás demorariam horas para serem resolvidos, por meio de abordagens presenciais via telefone.
Soluções assim têm o diferencial de oferecerem agilidade para a vida das pessoas. Na realidade empresarial não é diferente: projetos colaborativos podem ser aperfeiçoados se todos os envolvidos trabalharem com soluções como o Google Drive, que permite que as pessoas construam e atualizem documentos de maneira remota.
Ferramentas como o TeamViewer permitem que você controle a sua área de trabalho a distância, aperfeiçoando ações e gerando ótimos resultados.
Em termos de velocidade, esses recursos modernizam ações e simplificam processos.
No trabalho com dados internos da empresa
Com a mobilidade corporativa, tanto seus colaboradores têm acesso imediato aos recursos que a empresa oferece quanto a empresa passa a ser abastecida com os diferentes dados que a equipe movimenta a cada nova ação. Com a tecnologia, isso acontece de maneira simplificada.
Os resultados das ações podem ser conferidos em tempo real, dando aos gestores um diferencial significativo para qualquer tipo de negócio: o da tomada de decisão.
Contando com recursos para fazer o devido controle estatístico dos diferentes processos, o responsável pelo controle da produção passa a ter condições para agir de maneira mais precisa e confiável.
Na redução de gastos
Esse tipo de inovação tem impacto considerável na economia da empresa. É possível reduzir gastos com custos envolvendo infraestrutura, por exemplo, se a empresa optar por uma solução que viabilize o trabalho a distância.
Assim, profissionais podem atuar no modelo home office e se manter em contato com seus superiores por meios de serviços como o streaming de vídeo. Do ponto de vista estratégico, isso pode ser um diferencial.
Pense em uma companhia que tem representantes em diferentes pontos do país e até do mundo, sem que isso represente uma dificuldade de comunicação com a gestão. Dependendo do tipo de atividade, isso gera maior volume de negócios e lucro.
Como avaliar a necessidade dessa solução para o seu negócio?
Para montar um plano de mobilidade corporativa para a sua empresa, é preciso primeiramente identificar as demandas de mobilidade que ela apresenta.
Observe, por exemplo, se existem situações em que o colaborador precisa se deslocar constantemente ao longo da jornada de trabalho — para realizar visitas técnicas, reuniões, entre outras atividades.
Em seguida, identifique os desafios, considerando os problemas que você pode eliminar com a estratégia de mobilidade corporativa. Alguns deles são a burocracia na organização do transporte dos profissionais e os atrasos recorrentes no deslocamento.
Feito isso, passe a pesquisar as soluções disponíveis. Uma empresa que realiza visitas a clientes nos locais em que trabalham pode identificar o problema de ter que fazer várias visitas externas no mesmo dia e gastar muito com o transporte.
Assim, um bom plano de mobilidade corporativa pode ser a implementação de um app de mobilidade capaz de desburocratizar processos e reduzir tarifas.
Por isso, busque parceiros especializados e defina como será o processo de implementação. Considerando o exemplo do app de mobilidade, você precisa definir quem terá acesso ao app, quais serão as regras, de que maneira os gastos serão apurados, qual será o budget para as corridas, entre outros pontos.
A mobilidade corporativa certamente é uma novidade que veio para ficar. Estar atento a ela a ponto de usar esse recurso para transformar a realidade da sua empresa é fundamental em tempos de avanço da tecnologia.
Faça seus amigos saberem sobre a mobilidade corporativa também. Compartilhe este conteúdo nas redes sociais!