Amazon Web Services é uma das grandes histórias de sucesso da década passada — visão soberba, execução brilhante, pessoas proeminentes e uma taxa de crescimento além da maioria dos fornecedores de tecnologia empresarial puderam sonhar.
Mas, a vida não é sempre justa, e enquanto o AWS e os seus apoiadores tiveram uma década de sucesso neste setor, a verdade é que, a Microsoft é capaz de oferecer a clientes corporativos mais nuvem de inovação em mais partes dos estabelecimentos dos clientes — e pode prover mais valor de negócio para os clientes através da nuvem — do que a Amazon pode.
E por que a Microsoft é a número 1 no ranking Top 10 da guerra na nuvem, e AWS é á número 2?
Enquanto a Amazon está, inquestionavelmente, ajudando dezenas de milhares de empresas a cortar custos e acelerar alguns processos-chave, a Microsoft e seus produtos comerciais e os serviços arrebatadores da nuvem, tornaram-se facilitadores da transformação digital, indispensáveis para as empresas em todos os setores e em todas as regiões do globo.
Vamos analisar esta corrida de algumas perspectivas diferentes: receitas, integralidade das ofertas de nuvem, visão de futuro, maior escalabilidade para o mundo e cargas de trabalho mais exigentes, integração de poderosas tecnologias avançadas na nuvem e o apelo ao cliente em todos os setores.
Receita
Para o primeiro trimestre de 2017, a Amazon disse que a AWS teve, em uma taxa anual de receitas “mais de US $ 14 bilhões,” enquanto que para o mesmo período e a mesma métrica, O CEO da Microsoft, Satya Nadella citou “mais de US $ 15,2 bilhões.” Então, a Microsoft ganha o jogo de receitas por, provavelmente, US $ 1 bilhão ou mais.
Ofertas de nuvem completa
Enquanto o AWS é um killer absoluto em infraestrutura como serviço (IaaS), sua plataforma como um negócio de serviço (PaaS) está em seus estágios iniciais, e ele não joga no espaço de aplicações de nuvem (SaaS).
Já a Microsoft, tornou-se uma potência em todas as três camadas, (IaaS, PaaS e SaaS) e isso é extremamente importante, porque enquanto alguns puristas da indústria de tecnologia vão gritar que cada uma dessas três categorias devem ser avaliadas separadamente, executivos do lado do cliente, colocam valores enormes na integralidade das ofertas para que eles não tenham que gastar grandes quantidades de tempo e dinheiro, integrando, patches e emendando elementos díspares de vários fornecedores que nunca foram feitos para trabalhar juntos.
Enquanto os puristas da indústria de tecnologia podem chiar em tais perspectivas, os clientes abraçaram e estão cada vez mais tomando decisões baseadas na profundidade do compromisso da nuvem e ativos.
Visão de futuro
Novamente, para o que faz a AWS, é fantástico — mas ao mesmo tempo, Satya Nadella tem estimulado a Microsoft a ser um all-in e to-end na nuvem em toda a sua enorme gama de produtos e serviços que abrangem tudo, desde sensores IoT para dispositivos móveis, centenas de milhões de PCs, servidores de missão crítica e todo o caminho em que os dados estão centrados.
Esta abordagem significa que a Microsoft é capaz de não só compreender, mas também tratar dos clientes precisamente, o que significa que os clientes não são obrigados a ir para 100 fornecedores de nuvem diferentes e adquirir 100 diferentes serviços que exigirão milhares de pessoas para integrar, gerenciar, proteger e cuidar.
Em seu discurso de abertura durante a chamada recente de ganhos no Q1 da Microsoft— e por favor, pense sobre o significado do que ele chama de “toda a Propriedade Digital”:
“[os clientes]valorizam nossa abordagem diferenciada como a nuvem global hyperscale mais confiável com suporte híbrido e serviços de alto nível para ajudar a impulsionar sua transformação digital. Além disso, eles apreciam a agilidade, consistência operacional e segurança em toda a propriedade digital inteira, abrangendo Enterprise Mobility, Office 365, Dynamics 365 e Azure.”
Escalabilidade para as maiores cargas de computação do mundo
Satya Nadella compartilhou essa visão geral de como a maior empresa do mundo dos transportes e logística, a Maersk, deslocou cada vez mais de seus negócios para o Microsoft Cloud para gerenciar operações globais abrangendo 1.000 navios em 130 países. Nadella disse na chamada, que a “Maersk começou sua viagem para o Microsoft Cloud com o Office 365, mobilidade corporativa e segurança no Windows 10”.
“Eles escolheram o Dynamics 365 nas operações para simplificar a manutenção e produção. Agora, a Maersk está usando o Azure para transformar digitalmente seu supply chain management e comércio global. Os serviços inteligentes no Azure entregam insights atualizados sobre desempenho das transportadoras e uso de equipamentos com visualização de dados em tempo real e análises avançadas, permitindo-lhes cortar custos e criar novos fluxos de receita.
Para uma empresa de navios com 17 milhões de containers por ano, a capacidade de reagir rapidamente pode significar a diferença de dezenas de milhões de dólares no resultado final. Este é um grande exemplo de nossas três nuvens se unindo para permitir a transformação digital profunda.”
Adotando tecnologias avançadas para ajudar os clientes a conduzir a transformação digital
Considere isto: enquanto a maioria das empresas de tecnologia corporativa têm falado sobre IoT e como vai ser maravilhoso, poucas têm costurada, uma estratégia completa e coerente para o que os clientes querem e precisam para IoT, muito menos um conjunto completo de produtos, tecnologias e serviços que trazem essa estratégia para a vida real.
Entre aqueles que entregam ambos, a Microsoft saltou para a liderança com a sua Microsoft IoT Central, que Satya Nadella descreve como “a primeira oferta de SaaS que fornece a solução end-to-end para organizações de todos os tamanhos para gerenciar todo o seu ecossistema IoT em dispositivos, nuvem, analytics, redes e software.”
E recentemente, na maior feira do mundo de comércio industrial, em Hannover, Alemanha, Nadella disse: a Microsoft trabalhou com uma variedade de fabricantes expositores para “mostrar como eles estão usando nossas soluções para transformar todos os aspectos da produção, da gestão da água, de comida, embalagens de bebidas e melhorar a segurança no chão de fábrica”.
Habilidade e capacidade de realizar em uma vasta gama de indústrias
Em uma chamada de ganhos anteriores — no final de janeiro — Satya Nadella falou sobre outro exemplo do poder do compromisso da Microsoft em todos os níveis da “Propriedade digital”. A empresa Mars Inc., uma potência CPG global de US $ 35 bilhões que foi um early adopter do Office 365.
Depois disso, ele disse, Mars adotou o Windows 10 “para transformar sua força de trabalho global de 80.000 colaboradores enquanto permanece seguro.” Aproveitando esse projeto bem sucedido, Mars Inc., então, deu um grande salto na produção de aplicativos na nuvem para “executar cargas de trabalho essenciais no Azure com mais centenas a caminho, incluindo a gestão de inventário usando Azure IoT.”
Estes exemplos deixam claro que a Microsoft está, não só mexendo em torno das bordas, mas, está empurrando sua vasta capacidade de nuvem e a integração total para executar as cargas de trabalho de algumas das maiores corporações do mundo.
Pegar o trem da IA
Okey, você pode perguntar, mas e IA (Inteligência Artificial)? Microsoft vai ficar atrás da IBM, Salesforce e SAP? Vejamos outro exemplo de cliente, citado por Satya Nadella na chamada de ganhos recentes reais dos sistemas de produção construído na nuvem da Microsoft, IA e serviços IoT. “Transformação digital destes setores está sendo moldada pelas novas tecnologias, de IoT para realidade mista e IA e a nuvem”, disse Nadella.
“Elevadores Thyssenkrupp está usando o HoloLens e Azure para digitalizar suas vendas inteiras e o processo de pedidos, encurtaram os prazos de entrega em 400%, e eles escolheram Dynamics 365 para permitir a transformação em sua divisão de aço. Liderando uma empresa global de tecnologia médica, a Stryker escolheu o Office 365 para capacitar funcionários e está usando o HoloLens para melhorar os desenhos da sala de operações para cirurgiões, funcionários e, finalmente, os pacientes.”
Nós temos muito respeito pela Amazon Web Services e a visão do seu CEO Andy Jassy. O AWS ser classificado como o número 2, não é demérito, porque a empresa no topo, simplesmente fez uma ampla gama de coisas essenciais e transformadoras para os clientes que outros fornecedores de nuvem não conseguiram.
Microsoft, parabéns por ser a número 1 no Top 10 da guerra na nuvem. Mas é melhor continua empurrando e dirigindo esta inovação centrada no cliente hyperscale, porque como o fabuloso Satchel Paige disse uma vez, “não olhe para trás — alguém pode estar ganhando de você”. Forbes.