Você já ouviu falar nas Plug and Play Companies? Esse novo modelo de empresa é um resultado das diversas mudanças no mercado, promovidas pela transformação digital. Elas atuam de forma diferente e têm conquistado cada vez mais o mercado, colocando em risco os bons resultados de organizações tradicionais bem estabelecidas.
O cenário atual está cada vez mais dinâmico, inovações em TI surgem o tempo todo, impactando processos e até mesmo os produtos e serviços oferecidos aos clientes. As novas empresas, conhecidas como organizações exponenciais ou Plug and Play Companies, não só mudaram os processos dentro de suas estruturas, mas também seus objetivos, elas são focadas em atender e oferecer o máximo de satisfação a seus clientes, usando as ferramentas tecnológicas disponíveis para isso.
Nesse contexto, modelos tradicionais de negócio estão perdendo espaço. A necessidade de se adaptar fica evidente e é preciso agir rápido para não ser esquecido num mercado cada vez mais competitivo.
Pensando nisso, colocamos as principais informações sobre como essa tendência impacta o mercado e o que fazer para adaptar a sua gestão! Confira!
O que são Plug and Play Companies?
As Plug and Play Companies são consideradas uma evolução das empresas exponenciais e representam organizações que usam um modelo de negócio dinâmico. Elas atuam com objetivos, metas e valores voltados para o uso da tecnologia como ferramenta de transformação, oferecendo produtos e serviços com mais qualidade para seus consumidores.
Nesse sentido, essas organizações são altamente flexíveis e mudam de forma constante, acompanhando as alterações do mercado. Elas usam dados em suas tomadas de decisão, inovações tecnológicas em seus processos e todas suas ações são focadas em aprimorar a experiência do cliente.
Quais suas vantagens?
Os benefícios que essas organizações possuem são claros, elas conquistam a maior parte do mercado, uma vez que oferecem soluções mais valorizadas pelos consumidores. Dessa forma, elas crescem de forma mais rápida e saudável que as demais empresas.
Apesar da gestão da inovação não ser barata, a eficiência na escolha e na adoção de tecnologias permite que essas empresas reduzam seus custos e melhorem seus processos. Como elas surgem no meio tecnológico, os profissionais de TI conseguem reunir dados para identificar oportunidades com menores investimentos.
Outra vantagem desse modelo de organização é a atratividade para os melhores profissionais do mercado. Com um ambiente corporativo mais flexível, projetos desafiadores e previsão de crescimento, essas empresas atraem talentos e possuem baixos índices de perda de profissionais, reduzindo os custos da rotatividade.
Quais as diferenças do modelo tradicional?
A forma de operação das Plug and Play Companies é totalmente diferente do modelo tradicional. Essas empresas possuem um ambiente versátil, aberto à experimentação, conceitual e com autonomia de trabalho. Seu objetivo é criar um ecossistema em que seus clientes se sintam tão envolvidos e satisfeitos que as chances de abandono sejam muito pequenas. Veja o exemplo da Apple e toda a ideia criada por Steve Jobs, por exemplo.
Empresas tradicionais trabalham de forma linear, usando quantidades limitadas de recurso. Seus objetivos giram em torno de produtos, portanto, não apresentam modelos escaláveis, uma vez que cada produto é tratado de forma individual. Enquanto que, Plug and Play Companies trabalham no modelo ecossistema, criando interação entre seus produtos e serviços.
A estrutura interna também é diferente, enquanto organizações tradicionais normalmente possuem hierarquias complexas e rígidas, com muitos processos e burocracias, as novas empresas trabalham de forma descentralizada, com modelos mais horizontais, permitindo uma comunicação mais fluída de ideias, fomentando inovação, mudanças e criação entre todos os colaboradores.
Outra diferença está no papel da tecnologia em cada modelo. Tradicionalmente a TI é apenas uma área de apoio, enquanto que nesse novo modo de organização ela é fundamental, fazendo parte do planejamento estratégico da organização.
Como elas impactam o mercado?
O surgimento de novas tecnologias e novos modelos de gestão, assim como as mudanças no comportamento dos consumidores impactam diretamente no funcionamento do mercado e seus participantes. É necessário ficar atento à forma como essas alterações de cenário se refletem nos resultados da organização e decidir quando é preciso mudar.
Esse processo não é simples, muitas vezes as empresas precisam passar por alterações complexas de processos, técnicas, organização de times, ferramentas usadas, práticas e até mesmo mudanças na cultura organizacional. Dessa forma, o quanto antes essa necessidade for identificada, mais tempo para realizar esse processo.
Para isso, é fundamental fazer previsões de mercado, acompanhar novidades, inovações e o comportamento de concorrentes e consumidores. Análise de dados tem se tornado a uma ferramenta essencial dentro das organizações e esse é mais um de seus usos.
Considerando todos esses fatores, podemos dizer que o sucesso das Plug and Play Companies indica uma tendência inegável no mercado, impactando tanto as organizações tradicionais, quanto os consumidores que agora possuem opções mais dinâmicas, tecnológicas e atrativas para comprar produtos e serviços.
Como se preparar para o futuro?
Fica claro que é preciso se preparar para lidar com esse novo cenário. Para isso, é preciso entender que a noção tradicional de negócio não é mais funcional e que organizações que mudam seu objetivo, direcionando-o para seus clientes, criando um ambiente complexo e envolvente, são mais atrativas para os consumidores, portanto, geram melhores resultados.
Além de mudar o mindset dentro da gestão, é preciso reconhecer o papel da tecnologia é usar inovações e ferramentas tecnológicas de forma estratégica. É necessário pensar em como essas novidades podem ser usadas para gerar vantagem competitiva para o negócio.
Outro ponto importante é compreender que a velocidade das mudanças é cada vez maior, portanto, a capacidade de realizar alterações dentro da organização também deve ser. Para isso, é preciso repensar a estrutura interna da empresa, criando um ambiente mais flexível, com mais autonomia e descentralização do poder.
Fica evidente que esse modelo de organização é uma tendência inegável nos mercados. As empresas tradicionais devem se adaptar e buscar maneiras de aumentar sua atratividade se quiserem sobreviver e, para isso, é necessário atualização constante e disposição para implementar mudanças.
E você, já conhecia as Plug and Play Companies? Acha que seu negócio está preparado para esse novo cenário? Está considerando aplicar um dos aspectos desse modelo na sua organização? Compartilhe a sua opinião no espaço de comentários!