Você sabe o que é o Power BI e de que forma essa ferramenta pode contribuir para o sucesso da sua empresa? Independentemente da sua resposta, o ponto a destacar, nesse caso, é que ela faz parte da transformação digital e está diretamente relacionado à revolução do Big Data.
Entretanto, sua relação principal é com um assunto bastante comentado no ambiente corporativo e que já deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade: o Business Intelligence (BI).
Conceituado como um processo que visa fornecer aos gestores um conjunto de dados estruturado para auxiliá-los nas suas tomadas de decisão, o Business Intelligence é tido por muitos como uma das aplicações mais importantes para o crescimento de uma organização.
E é justamente por essa razão que o Power BI foi desenvolvido. De qualquer maneira, esse conteúdo foi elaborado para apresentar tudo o que você precisa saber sobre ele. Não perca esta leitura. Aproveite!
O que é o Power BI?
Solução de Business Intelligence que foi lançada com o propósito de disponibilizar visualizações gráficas e informativas acerca das realidades do negócio, basicamente, é a isso que se refere o Power BI.
A ferramenta foi lançada em 2015. E sabe por quem? Pela Microsoft. Isso significa que por mais que se tente, ninguém conseguirá menosprezar um produto desse, que é um dos maiores players da tecnologia mundial.
Em termos de softwares e soluções corporativas, não se discute o fato de que a organização fundada por Bill Gates e Paul Allen está no topo do seu mercado: isso acontece devido à qualidade dos seus produtos e serviços.
E essa característica é inequívoca no Power BI, que oferece, de modo interativo, recursos de “self-service” E o que isso quer dizer? A resposta: que os usuários poderão criar os seus próprios relatórios e dashboards, sem a necessidade de ter que depender de uma equipe especializada em TI ou banco de dados, por exemplo.
A plataforma conta com duas versões, local (desktop) e serviço (nuvem), podendo unificar todas as informações da sua empresa e sendo compatível com diversas outras soluções, como:
- Adobe Analytics;
- Google Analytics;
- Sales Force;
- MailChimp;
- GitHub;
- Zendesk;
- Facebook;
- Excel;
- Microsoft Azure;
- Microsoft Dynamics;
- e muito mais.
Qual a sua finalidade?
Agora que você já sabe o que é o Power BI, deve estar se perguntando qual a sua finalidade dentro do mundo corporativo, certo? Bem, quanto a isso, podemos salientar o seu objetivo: facilitar a criação de relatórios de Business Intelligence por meio de modelos gráficos e interativos, proporcionando, assim sendo, painéis de visualização de dados fáceis de entender e simples de usar.
Ao utilizar o Power BI, você poderá se conectar a todas as fontes de informação da sua empresa, as reunindo em apenas um único lugar, chamado de dashboard. Este, por sua vez, possibilitará a vinculação dos conjuntos de dados para comparação e avaliação.
Os relatórios poderão ser criados do zero e a partir de qualquer perspectiva de tempo, área de negócio ou combinações em geral. A personalização é total.
Quais os setores que poderão ser beneficiados?
Sem maiores delongas, os benefícios em utilizar o Power BI serão percebidos em todos os setores. Porém, os mais beneficiados serão:
Vendas
Diante das possibilidades de integração aos CRMs, a exemplo do Microsoft Dynamics, o Power BI viabiliza o monitoramento das métricas de performance que correspondem aos processos de venda.
Nesse sentido, é possível analisar visualmente o perfil dos consumidores de cada região, em quais estágios estão os atendimentos e os volumes de venda (regionais, por segmento de produto, por vendedor etc), tudo isso em tempo real: a avaliação desses fatores é de extrema importância para que você possa identificar as oportunidades de crescimento.
Marketing
Normalmente, as análises das campanhas de marketing são tarefas longas e um tanto quanto trabalhosas. Com o Power BI é certo que elas serão não apenas facilitadas, mas também aprimoradas.
Entenda que a ferramenta poderá auxiliar os colaboradores do setor a monitorar:
- os recursos disponíveis para o desenvolvimento e a manutenção das campanhas;
- as atividades por produto, serviços ou segmentos de mercado;
- as ações tomadas;
- as tendências de consumo;
- o “sentimento” do público consumidor;
- entre outros.
Todas essas informações estarão disponíveis, mais uma vez, em um só local, o dashboard. Dessa forma, você conseguirá cruzá-las e melhor compreender os custos, os canais de publicidade e o retorno sobre os investimentos.
Serviço ao cliente
A sua aplicação também traz vantagens para o serviço ao cliente. A questão a ressaltar aqui é que o Power BI vincula o desempenho dos produtos e/ou serviços com o modo que eles são comprados e utilizados.
Essa promessa demonstra a qualidade do que é oferecido e de que maneira isso pode impactar para a lealdade dos clientes à marca. Em um grau operacional, a solução é capaz de captar:
- a interação do público;
- as ocorrências fechadas;
- a performance dos canais de atendimento;
- as notas de atendimento;
- os tempos de espera;
- as estatísticas de resolução por agente.
Em resumo, o Power BI conseguirá lhe dizer se a sua organização está sendo útil ou não aos seus clientes.
Operações
No que diz respeito às operações, o Power BI pode contribuir para a identificação das formas de aprimoramento. Da produção à distribuição, todos os processos poderão ser otimizados com a utilização desse software.
Financeiro
Para os profissionais do financeiro, o Power BI vai ao seu máximo, fazendo com que as informações de sumário e dos níveis de conta sejam disponibilizadas em uma só visualização.
Os relatórios poderão ser criados sob demanda de múltiplas fontes, gerando conhecimentos rápidos e proporcionando tomadas de decisões mais acertadas.
Por operar em tempo real, é possível, até mesmo, antecipar o aumento dos custos e as demais “anormalidades” que podem envolver um determinado tipo de negócio.
E, para concluir, é válido enfatizar que o Power BI pode ser enquadrado em todo e qualquer tipo de empresa. Para isso, no entanto, é preciso traçar estratégias em relação à obtenção dos dados de negócio.
Se gostou deste artigo e quer saber ainda mais sobre o assunto, veja o que é o Power BI Premium!