Especialistas apontam alternativas para encontrar, desenvolver e reter talentos no segmento
Projetos de utilização de big data tendem a manter o ritmo de crescimento. Um relatório da IDC aponta que as ferramentas de análise de grandes volumes de dados crescerão 2,5 vezes mais do que os gastos com business intelligence (BI) tradicionais. Além disso, o mercado de soluções analíticas baseada em cloud viverá uma expansão ainda mais acelerada, de acordo com a consultoria.
A alta demanda de um lado tende a gerar carência de outros. Estima-se que, apenas nos Estados Unidos, existirão nada menos do que 181 mil cargos orientados a análise de informações e um volume tão grande quanto esse para pessoas capazes de fazer gestão e interpretação de dados. A certeza é que não existe mão de obra suficiente para suprir essa carência.
Globalmente, o número ainda é maior. O Gartner aponta que a demanda por profissionais orientados a projetos de big data criou 4,4 milhões de postos de trabalho em 2015. A consultoria estima que apenas um terço desse montante foi preenchido.
Isso ocorre porque as funções requerem habilidades que vão além do uso de painéis para monitorar o fluxo de informações. É fundamental ter experiência para ajustar corretamente o que é relevante e definir parâmetros para estabelecer filtros e algoritmos. Esse conhecimento dificilmente se atinge com meras certificações profissionais. Muitas vezes, a exigência chega em níveis de mestrado ou doutorado.
Uma pesquisa da Burch Works publicada em 2013 identificou que aproximadamente nove em cada dez profissionais de big data tem, no mínimo, um título de mestrado, isso só considerando a quantidade de disciplinas que precisa dominar. A lista inclui temas como estatística, matemática aplicada, metodologias de pesquisas e/ou economia.
A McKinsey Global Institute prevê que o gap de profissionais orientados a iniciativas focadas em grandes volumes de dados atinja 1,5 milhão de especialistas até 2018 apenas nos Estados Unidos.
As oportunidades e os desafios têm grandes dimensões. Portanto, se você está procurando talentos para sua equipe, aqui vão quatro abordagens alternativas para encontrar, desenvolver e reter bons profissionais.
1. Escolha pessoas que conheçam o negócio de sua empresa/indústria
- “Concordo que as habilidades necessárias são incrivelmente difíceis de serem encontradas’, comenta Nick Heudecker, diretor de pesquisas para gestão de informação no Gartner. “Muitas empresas não sabem o que procurar quando iniciam um projeto, muito menos onde encontrar esses recursos. Há dúvidas também sobre quais problemas encarar e que ferramentas serão necessárias para a tarefa”, adiciona.
Muitas organizações, então, pensam em contratar um PhD em ciências avançadas de dados ou um matemático, mas o especialista da consultoria afirma que uma abordagem alternativa pode ser encontrar alguém que conhece profundamente o negócio de sua empresa e ensiná-lo conhecimentos em análise. Na visão dele, é mais fácil ensinar tecnologia para quem entende do negócio do que ensinar negócio para quem entende de aprendizado de máquinas.
- 2. Desenvolva seus melhores talentos
Min Xiao, líder do time de engenharia de campo da provedora de software Tamr, cita que entrevistou cerca de 500 pessoas ao longo dos últimos cinco anos. Dessas, cerca de 50 foram contratadas. Ele concorda que é bastante difícil encontrar o profissional certo para projetos de big data. Por isso, aposta em seu próprio métodos para esses desafios.
“Procuro pessoas que não são superstars, mas que tem potencial para se tornarem. Tenho contratar muita gente jovem que nunca trabalhou como cientista de dados, mas que tragam características para desempenhar bem essa tarefa. Busco também profissionais de mid-level ou sêniores que também nunca atuaram nesses cargos, mas que tenham alto potencial de desempenhar bem a função”, detalha.
Particularmente, seu objetivo é por pessoas com formação orientada a estatística, ciências da computação ou algum curso focado em física. “Antes de mais nada, é preciso ser muito inteligente para se formar em física. Além disso, são pessoas treinadas em matemática e que, durante o curso, tem uma camada básica interessante de informática”.
Jason Chavarry, gerente do departamento de Analytics da The Hershey Company, procura talentos em Big Data em outros lugares pouco comuns: usuários avançados de Microsoft Excel. “É um bom ponto de apoio. Pessoas ganham certas habilidades em manuseio de dados e tendem a ser solicitadas para ajudar em tarefas de outras áreas das empresas”, comenta.
“Se alguém demonstra capacidade de manusear bem uma ferramenta, possivelmente conseguirá desempenhar tarefas em outras”, pontua, reforçando que alguns projetos requerem ferramentas mais sofisticadas que outros.
- 4. Faça o talento brotar e crescer
A escassez faz com que muitas companhias tentem fazer brotar talentos dentro de suas próprias estruturas. Ashley Stirrup, CMO da integradora Talend, afirma que sua empresa vem obtendo bons resultados em projetos de big data a partir de programas de mentoria, no qual coloca jovens para trabalharem em conjunto com especialistas mais experientes.
“Há muitos conhecimentos que podem ser unidos a partir da construção de uma ponta entre profissionais de negócio e aqueles que conhecem novas tecnologias”, pondera, citando que muitas vezes um lado não enxerga o potencial das ferramentas enquanto o outro não identifica usabilidade para elas atividades práticas.
Fonte: cio.com.br