Uma boa gestão de relacionamento com o cliente sempre foi um diferencial importante para qualquer empresa. No entanto, a era digital aumentou o impacto que ela causa nos negócios. Hoje, não basta ter um produto de qualidade por um bom preço — é preciso atender às demandas de uma nova geração de consumidores.
Foi nesse contexto que a tecnologia ganhou ainda mais espaço na gestão de relacionamento, tornando-a mais ágil e customizada para cada cliente. Quer entender melhor como isso funciona?
Então, aproveite a leitura!
Entenda a importância da tecnologia na gestão de relacionamento
A Gestão de Relacionamento com o Cliente, geralmente traduzida pela sigla inglesa CRM, é um processo realizado por meio de uma solução digital. Esse software especializado ajuda o gestor — e a empresa como um todo — a gerenciar as atividades relacionadas ao seu consumidor.
Isso envolve mais do que aqueles já fidelizados. Um dos grandes diferenciais de um bom CRM é justamente oferecer à empresa uma visão transparente dos seus clientes em potencial.
Do rastreamento de leads até a gestão de vendas, o software dá suporte a diversas atividades realizadas pelas equipes. Alguns exemplos são:
- marketing;
- vendas;
- atendimento ao cliente;
- serviço de campo.
Com a transformação digital em ritmo acelerado, isso se tornou uma questão de sobrevivência para empresas que almejam ter sucesso em um mercado tão disputado. Afinal, não basta vender uma vez: é preciso ter um olhar apurado para fidelizar esse consumidor, identificar novas oportunidades e transformá-las em negócio.
Por isso, o sistema CRM ajuda identificar leads e gerenciar as ações de marketing voltadas a eles. Em outras palavras, você rastreia oportunidades, automatiza uma série de atividades do marketing, entende mais a fundo o comportamento do cliente e cria painéis e relatórios para aprimorar seus resultados.
Somado a isso, sua equipe de marketing deixa de lado trabalhos repetitivos e foca seu tempo em atividades essenciais e estratégicas para conquistar novos clientes. Contudo, é fundamental ter em mente que nem todo CRM é igual — e contar com um software eficiente e confiável é a melhor forma de garantir bons resultados.
Conheça o Dynamics 365
As novas gerações de consumidores já estão totalmente adaptadas ao mundo virtual, o que significa mais exigência na hora de escolher onde comprar. Assim, manter a competitividade exige o suporte de um sistema CRM robusto — como o Microsoft Dynamics 365.
Essa solução fornece diversos aplicativos corporativos com funcionalidades que podem ser usadas individualmente ou integradas. O objetivo é garantir que cada empresa tenha em mãos um conjunto de funções que atendam às suas demandas específicas. Afinal, sabemos que nenhuma organização é exatamente igual a outra.
A plataforma fica disponível na nuvem, o que garante uma versatilidade importante para gestores e equipes. Ninguém precisa estar na própria mesa — ou mesmo na empresa — para acessar o Dynamics 365 e consultar as informações. Basta um acesso à internet e as credenciais de acesso. O software nem precisa ser instalado!
Outro diferencial importante é que o Dynamics oferece todas as funcionalidades de um CRM e de um ERP. Na prática, você pode gerenciar não só o relacionamento com os clientes, mas todos os recursos da empresa.
Veja como isso funciona de forma mais detalhada.
Como o Dynamics 365 aprimora a gestão de relacionamento na sua empresa?
Se quer entender o potencial dessa plataforma, vale a pena dar uma olhada em duas soluções, a título de exemplo: o Dynamics 365 Marketing e o Dynamics 365 Customer Service. Entenda como cada uma delas funciona
Otimize a experiência do cliente
O Dynamics 365 Marketing ajuda a fortalecer o relacionamento com seu público, conquistando a fidelidade por meio de uma abordagem customizada.
Confira algumas das suas principais funcionalidades.
Envolva os clientes em tempo real
Essa funcionalidade permite orquestrar jornadas personalizadas em tempo real. Você pode projetar experiências conduzidas pelos clientes, criar conteúdos de impacto e oferecer experiências perfeitas em canais físicos e digitais. A própria IA recomenda os horários de interação preferidos de cada pessoa.
Conquiste clientes
Garanta a fidelidade com mais rapidez ao projetar as jornadas de ponta a ponta, com base em eventos acionados pelo próprio cliente. A plataforma permite enviar boletins informativos periódicos, notificações personalizadas e campanhas de marketing em momentos estratégicos.
Personalização com a IA
A Inteligência Artificial também está presente na curadoria de imagens e outros conteúdos para você personalizar a experiência dos clientes. Somado a isso, o Dynamics 365 Marketing conta com um sistema de testes A/B automatizado, KPIs e dashboards para análises de dados e uma funcionalidade específica para transformar insights dos clientes em ações relevantes.
Conquiste a confiança do seu público
O software oferece uma visão integrada do contexto do cliente, em tempo real, para que todas as equipes trabalhem alinhadas. Os recursos para captar consentimento, seguindo as regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também podem ser gerenciados pela plataforma.
Agilidade e eficiência em todas as operações
Já o Dynamics 365 Customer Service oferece um serviço de atendimento completo em uma única solução integrada e 100% na nuvem. A própria Microsoft presta suporte consistente em todos os canais para garantir a eficiência da plataforma. Veja algumas funcionalidades.
Suporte ao autoatendimento
Agentes virtuais com tecnologia de IA estão à disposição para solucionar problemas com agilidade e eficiência. Os clientes ainda têm acesso imediato ao conteúdo que procuram, enquanto você pode compartilhar dicas e insights de especialistas com toda a comunidade.
Personalização do SAC
O atendimento ao consumidor ganha uma visão holística do perfil do cliente, o que inclui seu histórico de contatos anteriores com os atendentes. As interações podem ser feitas por diversos canais — e a plataforma gera um resumo da conversa para facilitar a consulta rápida.
Ferramentas de aumento da produtividade
Com a IA ao seu lado, você encontra conteúdo relevante em tempo real para dar suporte à sua equipe na resolução de problemas. Os agentes podem trabalhar em vários casos abertos, sem perder trabalhos em andamento, enquanto o Microsoft Teams coloca toda a equipe em contato com especialistas quando for necessário.
Insights práticos
Outro benefício da IA é detectar tendências e oportunidades de automação para suporte, agentes, canais de envolvimento etc. Análises de sentimento, por exemplo, ajudam a entender as interações dos clientes em tempo real, aprimorando o atendimento. Tudo isso pode ser avaliado no dashboard com os principais KPIs organizacionais.
Serviço proativo com IoT
A Internet das Coisas (IoT) também trabalha a seu favor no Dynamics 365 Customer Service. A tecnologia permite enviar comandos remotos para se manter à frente dos problemas — e ainda identifica dispositivos que merecem atenção especial das equipes de suporte.
Como implantar o Dynamics 365 na sua empresa?
A plataforma é composta de diversos módulos que podem ser implementados rapidamente para atender às demandas específicas de cada empresa. Disponíveis 100% na nuvem, basta mapear suas necessidades para adotar exatamente aquilo que sua empresa precisa.
Os módulos são:
- módulo de vendas (sales);
- módulo de serviços (customer service);
- módulo de serviços de campo (field service);
- módulo de finanças e operações (finance & operation);
- módulo de automação de serviços profissionais (PSA);
- módulo de marketing.
Por fim, lembre-se de contar com o apoio de um especialista, como a Softline, para implementar a plataforma e inseri-la na sua rotina de trabalho com mais naturalidade. Agora que você já sabe quais os benefícios e como funciona o Dynamics 365 para gestão de relacionamento, planeje a migração da maneira mais segura e eficaz.
Se quer entender como isso pode ser feito no contexto da sua empresa, entre em contato conosco e fale com quem realmente entende da implantação de ferramentas Microsoft!