A decisão de apostar, de maneira consistente, na cloud computing deve ser analisada com muito cuidado. É inegável que essa tecnologia tem proporcionado bons resultados para organizações do mundo inteiro. Mesmo assim, é muito importante haver um cálculo do ROI na nuvem para ter uma visão mais ampla sobre os benefícios da migração da infraestrutura de TI.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é a forma como essa tecnologia será adotada. Algumas empresas apostam no software como serviço (SaaS), enquanto outras optam por priorizar a infraestrutura tecnológica. Em virtude das características de cada serviço, é necessária uma avaliação diferenciada sobre o retorno do investimento.
Neste artigo, vamos mostrar diversos aspectos que devem ser analisados para fazer o cálculo do ROI na nuvem de maneira eficiente. Confira!
Diminuição de gastos com manutenção
Manter uma infraestrutura própria de TI gera um grande volume de trabalho para a equipe. Afinal, é preciso avaliar como está o desempenho dos equipamentos e da rede de forma correta. Qualquer equívoco pode causar problemas nos ativos e paralisações que vão afetar a qualidade dos serviços.
Ao apostar na cloud computing, uma empresa não terá mais preocupações com a manutenção dos equipamentos, caso opte por terceirizar a gestão da infraestrutura de TI. Isso ajuda a reduzir gastos não apenas com a correção de falhas nos servidores, mas também com investimentos em novas tecnologias.
Com certeza, são elementos que merecem uma atenção especial ao calcular o ROI na nuvem. Isso porque a companhia terá um orçamento mais livre para investir em mais soluções tecnológicas capazes de agregar valor aos trabalhos.
Utilização dos recursos tecnológicos dentro da demanda
Muitos empreendedores ficam preocupados em adotar a computação na nuvem, pois temem contratar por um serviço que não será utilizado de forma plena. Em outras palavras, têm receio de perder dinheiro por aplicar em um recurso que não está sendo explorado ao máximo.
Contudo, é perfeitamente viável ter à disposição as soluções de cloud computing de maneira escalável, ou seja, usadas de acordo com a necessidade da companhia. Assim, há uma maior segurança de que a organização está utilizando os serviços na medida certa, sem nenhum desperdício.
A eficiência é um ponto que deve ser avaliado ao mensurar o ROI na nuvem. Afinal, é um aspecto que mostra os resultados obtidos pela empresa com a terceirização da infraestrutura de TI.
Mais facilidade para usar tecnologia de ponta
A computação em nuvem tem como um dos elementos mais marcantes a grande capacidade de se adaptar a novas soluções tecnológicas (machine learning, IoT, edge computing, entre outras).
Nem sempre uma empresa tem condições de investir em equipamentos que possam suportar novas tecnologias com um elevado grau de eficiência. À medida que uma organização está mais inserida nas tendências da transformação digital, maiores são as possibilidades de se manter competitiva e atraente para o público-alvo.
Sem dúvida, isso é um diferencial que merece estar relacionado com o ROI na nuvem, pois pode oferecer uma vantagem em relação à concorrência em curto prazo. Ter mais chances de estar à frente no mercado é algo que jamais pode ser ignorado.
Condições mais favoráveis para expandir a produtividade
O trabalho remoto passou a ter uma maior relevância para as organizações após a pandemia do Coronavírus (Covid-19). Por outro lado, é necessário enfrentar o desafio de manter os colaboradores produtivos e capazes de oferecer excelentes resultados.
Para isso se tornar possível, um excelente caminho é investir na cloud computing, em virtude de ser uma ferramenta tecnológica que proporciona uma grande mobilidade à equipe e facilidade de acesso aos sistemas corporativos.
Não há dúvidas de que melhorar as condições de trabalho é peça-chave para contar com funcionários mais produtivos. Isso é um elemento que influencia bastante na decisão de optar pela nuvem.
Oportunidade para ter mais foco na área-fim
Está cada vez mais complexo desenvolver estratégias que tornem uma empresa qualificada para superar os desafios impostos pela transformação digital e pelas mudanças nos hábitos dos consumidores. Isso ocorre, principalmente, pela necessidade de tomar decisões rápidas e precisas com base em um volume de dados cada vez maior.
A partir do momento em que uma companhia aposta no outsourcing de TI por meio da cloud computing, é criado um cenário positivo para priorizar os setores da empresa mais estratégicos.
Dessa maneira, as lideranças podem ter um olhar mais atento sobre o que pode ser feito para o negócio ter um maior dinamismo, fator vital para a conquista dos clientes e o aumento dos lucros.
Segurança da informação mais qualificada
Outro ponto que deve ser lembrado ao mensurar o ROI na nuvem abrange a expansão do nível de proteção de dados corporativos. Para isso ser alcançado é muito relevante contratar um provedor que se caracterize pela experiência, competência e agilidade para prevenir acessos indevidos à rede e enfrentar eventuais incidentes de forma prática.
Muitas companhias perdem recursos financeiros, porque não adotam boas práticas de segurança. E assim se tornam alvos bastante vulneráveis para cibercriminosos que empregam métodos cada vez mais sofisticados para obter êxito. Ao contar com um suporte qualificado de TI, uma corporação tem condições propícias para manter os serviços digitais mais disponíveis e seguros.
Conheça a solução que ajudará a comprovar seus investimentos na nuvem
Há diversas alternativas no mercado para investir em cloud computing. Apesar disso, é recomendado bom senso e um olhar crítico para escolher empresas que realmente possam proporcionar uma maior facilidade de administrar e proteger os dados. É fundamental ter uma análise criteriosa para verificar a melhor opção, considerando o custo-benefício.
Não adianta economizar na contratação de uma solução tecnológica, caso ela não seja capaz de oferecer os resultados esperados. Por isso, é recomendado verificar o funcionamento da plataforma de gestão de nuvem CloudHealth, que se destaca por mostrar aos clientes o uso dos recursos com rapidez e a viabilidade de expandir a produtividade e as receitas por meio da cloud.
A plataforma também fornece relatórios avançados para cada unidade da companhia, o que é bastante valioso para um gerenciamento mais efetivo dos dados. Tudo contribui bastante para aumentar as condições de mensurar o ROI na nuvem de forma correta. Com informações qualificadas e diversas, uma empresa pode ter uma dimensão exata de como o investimento em cloud computing está impactando nos resultados.
Se está em busca de um uso mais estratégico dos recursos de TI, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para a sua empresa alcançar uma maior competitividade a cada dia.