Um dos processos mais importantes em qualquer empresa é a tomada de decisões estratégicas. É neste momento, afinal, que uma companhia determina o seu futuro, seja ele positivo e promissor ou negativo e assustador. Exemplos de corporações que acertaram na tática e cresceram absurdamente não faltam. Da mesma forma, há aquelas que optaram por abordagens administrativas mais diferenciadas e complexas, as quais resultaram em prejuízo.
Por conta disso, é sempre interessante se manter atualizado, em especial sobre ferramentas que podem te auxiliar. Para entender mais sobre elas e quais podem te ajudar na tomada de decisões estratégicas, acompanhe os parágrafos abaixo.
A evolução da tecnologia e o IoT
Uma das soluções mais interessantes no momento é o já famoso IoT — Internet of Things (Internet das Coisas, em português). Basicamente, este é um conceito que se refere à comunicação entre objetos por meio da internet e sem a interferência humana. Ou seja, itens diversos estão conectados à rede e, por consequência, entre si, podendo assim receber e enviar mensagens uns aos outros.
Imagine, por exemplo, que o seu carro consegue, com o auxílio da internet, informar sua geladeira que você está chegando. Com isso, ela abaixa a temperatura para garantir uma bebida refrescante quando você chegar. Ou ainda, o veículo pode avisar sua casa sobre sua chegada e assegurar que as luzes da garagem estejam acesas e o ar-condicionado ligado. Pode parecer que não, mas essa já é a realidade.
O IoT e as decisões estratégicas
Para compreender o que o conceito de IoT tem a ver com sua empresa, basta analisar as oportunidades que a tecnologia abre ao mundo corporativo. Na prática, a automação será muito maior com essa comunicação entre as máquinas e, então, as corporações verão um aumento significativo em seus índices de produtividade.
A manutenção preventiva, tão discutida atualmente, se torna uma realidade muito mais palpável. O mesmo pode ser dito sobre análises em tempo real e até mesmo melhoras nos sistemas de saúde. De fato, esse é apenas o início de uma grande revolução que atingirá todos os mercados conhecidos.
Exemplos do IoT impactando nas decisões estratégicas
Como explicado logo acima, diversos são os setores que serão impactados por essa evolução tecnológica. Por ser algo ainda desconhecido do público em geral, pode ser complicado entender essa relação. Mas para auxiliar, nada melhor do que analisar situações reais em que empresas já contam com o IoT para melhorar seus processos.
Indústria da saúde
Poucas pessoas imaginam, mas um dos setores que mais se beneficiará do IoT na tomada de decisões estratégicas é o da saúde. Inúmeras são as ferramentas em desenvolvimento para serem aplicadas nos próximos anos, as quais podem salvar milhões de vidas.
De tudo um pouco é possível encontrar, como lentes de contato que medem o nível glicêmico de pacientes diabéticos pelas lágrimas. Há ainda os marcapassos inteligentes, que coletam, armazenam e enviam informações em tempo real para dispositivos como celulares ou tablets. Em ambos os casos, o acesso rápido aos dados possibilita decisões estratégicas assertivas e ágeis.
Indústria agropecuária
Dos hospitais para as plantações do interior do país, a tecnologia continua fazendo milagres. Na área rural, a Internet das Coisas torna o trabalho dos profissionais muito mais efetivo e a colheita certeira. Mais do que isso, possibilita monitorar o clima, a fertilidade do solo e até as condições físicas dos animais.
Algumas de suas principais utilizações no campo estão no maquinário, em especial para uma manutenção preventiva. Os próprios veículos, afinal, informam os controladores sobre a precariedade ou o desgaste de alguma peça. A economia também aparece na hora de utilizar insumos, já que há cálculos por GPS para garantir sua distribuição homogênea.
Demais mercados
Engana-se, porém, quem imagina que estes são os únicos setores impactados pela tecnologia na atualidade. Decisões estratégicas são necessárias em diversos mercados, e o IoT pode auxiliar em praticamente todos eles. Muitos dos produtos que você utiliza hoje, inclusive, possuem essa estratégia em seu processo produtivo.
Dentre os motivos para isso estão exatamente os pontos mencionados acima, como os ganhos econômicos e de produtividade. Além destes, é possível citar também resultados mais previsíveis e sem grandes surpresas. Não à toa, a ideia já é adaptada aos mais diversos mercados, trazendo soluções e desfechos positivos para inúmeras áreas.
Informações que facilitam as decisões estratégicas
Como é possível entender por meio dos exemplos passados acima, o grande destaque de toda essa tática está na informação. A lógica por trás de tal estratégia está, então, justamente na quantidade cada vez maior de dados. Esse material rico em quantidade e qualidade, afinal, é o que possibilita a tomada de decisões estratégicas mais assertivas.
Um grande problema de toda essa discussão, entretanto, se encontra na hora de assimilar todas as informações. Se elas não puderem ser lidas corretamente e, consequentemente, analisadas, não gerarão insight nenhum. Na verdade, somente servirão para encher seu banco de dados. Para surtirem o efeito desejado, se faz necessário investir em ferramentas que o auxiliem nisso.
Power BI auxiliando na tomada de decisões estratégicas
Uma dessas soluções que pode te dar todo o suporte na análise de dados é o Power BI, da Microsoft. O software é uma excelente maneira de compilar todos os dados e, mais do que isso, compreendê-los. O programa pode ser conectado à Internet das Coisas, te auxiliando desde a verificação da informação.
Em seguida, ele oferece incríveis dashboards personalizáveis, em painéis de fácil assimilação em grandes monitores. A partir disso, fica simples transformar todo esse material em ações, ou seja, em decisões estratégicas. E isso, ainda mais no mercado atual, representa um forte diferencial competitivo frente a concorrência.
Você pode ser o próximo case de sucesso do IoT
Utilizar o IoT como um meio para tomada de decisões estratégicas é uma tendência em diversos setores. A Softline, por exemplo, tem em seu portfólio de clientes nomes como HP, Google, Logitech e Microsoft, comprovando assim sua capacidade de auxiliar em qualquer situação.