Você já deve ter ouvido falar de transformação digital nas empresas, mas sabe o que realmente isso significa? Sabe qual é a real importância do assunto para o futuro do seu negócio?
O que já foi um luxo hoje é uma necessidade. Neste artigo, vamos discutir um pouco sobre a importância de negócios se tornarem digitais no futuro e mostrar 6 motivos para começar agora essa transformação!
O que é a transformação digital nas empresas
Olhando os últimos vinte anos de mercado em retrospectiva, é impressionante como a tecnologia passou em pouco tempo de um luxo para uma vantagem e, logo em seguida, uma necessidade de sobrevivência.
Essa mudança drástica na forma de se produzir e entregar qualquer tipo de produto ou serviço ao público foi chamada de a quarta revolução industrial — ou Indústria 4.0, como é mais conhecida. É a migração de processos analógicos isolados para negócios apoiados em tecnologia, não só em sua operação, mas no centro do planejamento estratégico pensando nas demandas do mercado daqui para frente.
Essa é origem do termo transformação digital, uma mudança na estrutura produtiva apoiada em infraestrutura de TI, serviços de nuvem e otimização de processos. Os chamados negócios digitais têm mais flexibilidade para atender demandas de mercado, possuem a inovação como combustível para encontrar novas oportunidades e têm toda a sua cadeia de produção agilizada, mais confiável e com uma busca constante por qualidade na entrega.
São essas as características que toda empresa precisa ter daqui para a frente se quiser crescer e se consolidar com uma vantagem sobre seus competidores. Um investimento e um planejamento que você precisa começar a preparar desde já.
Os 6 motivos para aplicar a transformação digital agora
Mas por que exatamente a transformação digital traz tantos benefícios à empresa que adota essa filosofia? As vantagens não estão apenas na reformulação da cadeia produtiva, mas promovem uma transformação no posicionamento estratégico de um negócio. Veja 6 motivos para começar agora:
1. Otimização de processos de produção
A transformação digital é apoiada principalmente em novas tecnologias de sistemas integrados, colaborativos, automatizados e hospedados na nuvem. O investimento nesse tipo de infraestrutura cria um ambiente de trabalho otimizado, com processos mais simples que podem ser executados em muito menos tempo.
A otimização não é apenas uma forma de reduzir custos e integrar a produtividade (que falaremos em mais detalhes abaixo), mas é uma garantia de que, em todas as etapas de produção, haverá mais tempo para testar, validar e polir seu produto ou serviço, entregando, na ponta dessa cadeia, um resultado muito mais satisfatório para os seus clientes.
2. Redução de custos operacionais
Existe alguma resistência à transformação digital quando se pensa no investimento necessário, mas essa barreira é facilmente quebrada quando se observa o retorno que a mudança traz para as finanças da empresa.
Processos otimizados significam economia de tempo e, consequentemente, de dinheiro. A troca de uma grande estrutura física por modelos de nuvem também ajuda no controle financeiro ao dar mais previsibilidade e flexibilidade ao gestor. Essa transferência de investimento em bens de capital para serviços elimina desperdícios com estrutura ociosa e permite que a oferta de recursos esteja sempre de acordo com a demanda necessária.
3. Integração entre departamentos
Outra grande vantagem de sistemas digitais integrados, seja de gestão, financeiros ou produtivos, é a capacidade de unir todos os departamentos em uma cadeia mais compreensível e participativa.
A transformação digital também está trazendo para as empresas novos modelos de treinamento, mais práticos, colaborativos e que incentivam a inovação e a proatividade como características importantes em um ambiente de trabalho.
O resultado dessa mudança é uma equipe com novos cargos e funções — mais capacitada, flexível e capaz de encontrar soluções criativas para problemas sem a necessidade de grandes investimentos adicionais.
4. Transparência
Negócios digitais também são mais transparentes. O uso de infraestrutura de TI integrada e baseada em SaaS diminui muito o risco de falhas na hora de auditar a empresa. O controle financeiro digital tem uma vantagem significativa sobre qualquer modelo analógico, permitindo ao gestor o acompanhamento pleno e em tempo real tanto das receitas quanto das despesas.
5. Segurança
Essa transparência também conta na hora de garantir a segurança do seu negócio, seja para o compliance interno ou para a construção de uma relação de confiança com o público.
Empresas transformadas digitalmente precisam lidar com a informação como um patrimônio e um ativo. Qualquer perda por vazamento, falha ou roubo de dados pode causar prejuízos graves para a imagem e o caixa.
Parcerias tecnológicas para prover e gerir sua infraestrutura como serviço são hoje a forma mais confiável de garantir segurança sem restringir a produtividade.
6. Vantagem competitiva
Por fim, todos esses motivos acima convergem para uma nova realidade: empresas que se transformam digitalmente conseguem uma vantagem competitiva imediata sobre a concorrência.
O consenso hoje é de que, mais do que um luxo, a tecnologia é o único canal para o sucesso empresarial no futuro. E isso não significa apenas a contratação de infraestrutura ou a virtualização de servidores: é questão de uma mudança profunda em modelos de negócio, voltados para demandas voláteis e nichos de mercado. Apenas com uma empresa verdadeiramente digital seus gestores terão o fôlego que precisam para continuar nessa corrida.
O primeiro passo para a transformação digital nas empresas
Com tantos benefícios que a tecnologia pode trazer para o negócio, não há dúvidas: apostar na transformação digital o quanto antes deve ser a sua próxima busca para os investimentos futuros.
Mas é claro que você não pode começar sozinho. Converse com o departamento de TI e com o resto da diretoria para traçar seu planejamento inicial de migração para a nuvem e transformação digital. Estudem o que é preciso e quais são as melhores opções no mercado para conseguir o sucesso.
Se possível, conte com ajuda de parceiros tecnológicos que consigam identificar suas demandas e propor as melhores soluções. O importante não é só apostar na tecnologia, mas encontrar o modelo perfeito para sair na frente da concorrência em um mercado completamente novo.
Gostou do artigo? Quer continuar discutindo sobre a importância da transformação digital nas empresas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e convide seus colegas de profissão a participarem da conversa!