Dados divulgados pelo Gartner revelam que no último trimestre de 2015 foram vendidos 403 milhões de smartphones em todo o mundo. O número representa um aumento de 9,7% sobre o mesmo período de 2014. Em todo ano de 2015 as vendas de smartphones atingiram 1,4 bilhão de unidades, um aumento de 14,4% em relação a 2014. “Smartphones de baixo custo em mercados emergentes e a forte demanda por smartphones premium continuam a ser os fatores determinantes”, disse Anshul Gupta, diretor de pesquisa do Gartner. “Uma política de preços agressiva de marcas locais e chinesas nos segmentos intermediário e de entrada levou os consumidores a atualizarem seus aparelhos rapidamente para smartphones acessíveis”. Gupta disse que 85% dos usuários em mercados emergentes da Ásia e Pacífico estão substituindo seus dispositivos intermediários por aparelhos da mesma categoria. Além disso, a desvalorização da moeda em relação ao dólar americano em muitos países emergentes tem pressionado as margens de muitos fornecedores quem importam os aparelhos. As atuais condições de mercado estão levando alguns fornecedores a considerarem a criação de fábricas na Índia e Indonésia para evitar que futuras desvalorizações cambiais e altas taxas de importação atrapalhem as vendas.
No quarto trimestre de 2015, a Samsung e Huawei foram as únicas entre as cinco maiores fabricantes de smartphones que conseguiram aumentar suas vendas. A Apple sofreu seu primeiro declínio nas vendas de iPhone, com queda de 4,4%. Apesar da Samsung continuar liderando o mercado, a empresa enfrenta desafios, segundo o Gartner. “Para que a Samsung possa parar com as quedas nas vendas de smartphones top de linha, é necessário introduzir novos aparelhos que possam competir com os iPhones”, disse Gupta. Como um aumento de 53% no quarto trimestre de 2015, a Huawei conseguiu o melhor desempenho ano a ano.