1. Finalidade
A Noventiq tem certeza que uma das condições mais importantes para o desenvolvimento estável do negócio é garantir o cumprimento de todas as obrigações assumidas no caso de uma situação de emergência.
A Noventiq é fornecedora de um grande número de artigos e serviços no mercado de TI, por isso, no caso de situações de emergência dentro do quadro aplicado às atividades para assegurar a continuidade do negócio, pretende manter/estabelecer o nível de serviços prestados na perspetiva de curto prazo.
A presente Política declara a conformidade com os requisitos das melhores práticas para proteger a organização contra interrupções nos negócios, reduzindo sua probabilidade e fornecendo as condições para a recuperação.
2. Objetivos da política
Garantir o desenvolvimento, implementação e revisão do sistema que garante a continuidade do negócio.
3. Introdução
O sistema para garantir a continuidade do negócio tem por objetivo prevenir, identificar e eliminar os riscos de ocorrência de interrupções na atividade comercial, bem como garantir as condições para a recuperação da atividade se estes ocorrerem.
O sistema para garantir a continuidade do negócio é um dos componentes mais importantes da organização que permite evitar e prevenir os riscos de interrupções dos negócios, mantendo e aumentando o reconhecimento da Noventiq por consumidores, parceiros de negócios, funcionários que ocupam cargos estatais (a seguir-Partes interessadas), fortalecer a confiança da Noventiq e aumentar o nível de fidelidade.
4. Área de aplicação
A presente Política é aplicada em relação a todos os funcionários, empregados contratados por um contrato de trabalho a termo, gestores de projetos, membros do Conselho Administrativo da Noventiq (a seguir funcionários), bem como para todos os agentes, consultores e distribuidores, revendedores e outros representantes (a seguir parceiros de negócio) que agem em nome da Noventiq.
Política está em conformidade com os documentos internacionais e nacionais na área de garantia da continuidade do negócio.
5. Objetivos de garantir a continuidade do negócio
- O sistema para garantir a continuidade de negócios da Noventiq apoia as áreas seguinte:
- Prevenção, deteção e eliminação das ameaças existentes e futuras ao negócio da Noventiq
- Abordagem de prevenção para minimizar o impacto de incidentes;
- Garantia da eficácia das ações em caso de interrupção do negócio;
- Minimização da duração e das consequências do tempo de inatividade durante incidentes;
- Redução da duração do período de recuperação
- Preservação da fidelidade dos clientes e fornecedores graças à demonstração da estabilidade do negócio comprovada por um sistema de garantia da continuidade do negócio.
6. Processo
Ao implementar os processos para garantir a continuidade do negócio, é utilizado o modelo «Plan-Do-Check-Act» - “Planejamento-Ação-Verificação-Ajuste.” Elementos principais desta abordagem:
- Política para garantir a continuidade do negócio é documento que regula o trabalho na área de garantia da continuidade do negócio na Noventiq;
- Avaliação de riscos - identificação, análise e avaliação dos riscos no negócio da Noventiq;
- A análise do impacto dos incidentes no negócio é a análise e avaliação do possível impacto dos incidentes nos processos de negócio na Noventiq;
- Gestão de crises (planeamento) - planeamento estratégico para assegurar a continuidade do negócio da Noventiq que inclui os princípios de gestão de crises desenvolvidos antecipadamente de acordo com os cenários seguintes: inacessibilidade do pessoal, inacessibilidade do prédio/escritório, inacessibilidade da infraestrutura, inacessibilidade dos dados e inacessibilidade dos fornecedores;
- O plano para garantir a continuidade do negócio é um procedimento documentado ou é uma série de procedimentos a serem utilizados no caso da situação de interrupção do negócio.
- Plano da recuperação é o processo de restauração e proteção de infraestrutura
- Gerenciamento dos incidentes (planeamento) - um plano de ação para minimizar o impacto dos incidentes no pessoal e nos processos de negócio;
- Comunicação de crise (planeamento) - as prioridades previamente estabelecidas e documentadas em comunicações e métodos de notificação em caso de incidentes;
- Teste e treinamento - A Noventiq realiza vários treinamentos com objetivo de preparar os funcionários para a ocorrência de incidentes, além disso a Noventiq regularmente realiza testes, utilizando diversos cenários do desenvolvimento de incidentes;
- Aumentar a eficiência - a Noventiq regularmente reanalisa os procedimentos para garantir a continuidade do negócio.
7. Obrigações
A alta gerência representada pelo Presidente do Conselho de Administração e CEOs da Noventiq é responsável por garantir que o sistema de continuidade de negócios seja adequadamente
gerenciado em todas as subdivisões, seja eficiente e seja constantemente melhorada.
Cada gestor sénior e chefe de departamento é responsável por garantir que o sistema de
continuidade de negócios corresponda às melhores práticas, seja implementado e funcione nos respetivos departamentos.
Cada funcionário da Noventiq tem obrigações de garantir a continuidade dos negócios em termos dos seus poderes profissionais que ele executa de acordo com a respetiva instrução.
8. Resultados principais da implementação da Política
Redução do risco de interrupção da continuidade do negócio.
Preservação da fidelidade dos clientes e fornecedores graças à demonstração da estabilidade do negócio comprovada por um sistema de garantia da continuidade do negócio.
9. Responsabilidade
Todos os funcionários assumem a responsabilidade por cumprimento dos requisitos da presente Política e por cumprimento de quaisquer outros documentos que visem a realização dela. O não cumprimento dos requisitos desta Política é motivo para um procedimento disciplinar até pedido de despedimento do Funcionário.
O controlo do cumprimento da presente Política é aplicado a todos os gestores principais da Noventiq.
Presidente do Conselho Administrativo da Noventiq
S.V.Chernovolenko
Política de continuidade do negócio