Está chegando o dia tão esperando para o comércio e consumidores, a Black Friday! Neste ano o grande dia está marcado oficialmente, para acontecer no dia 27 de novembro (embora algumas empresas decidiram antecipar esta data).
É a 2º principal data de venda para o comércio, perdendo apenas para o Natal. No ano de 2019 a Black Friday movimentou 3,2 bilhões somente em vendas online. Considerando o cenário mundial de pandemia, em 2020 as vendas online cresceram 47% em relação ao ano anterior. Mesmo diante da crise, 67% dos brasileiros pretendem aproveitar as promoções da Black Friday 2020.
Imagine se, de repente, algum problema de infraestrutura acontecer porque você não se preparou adequadamente. Em edições anteriores, grandes empresas passaram por isto, veja alguns exemplos abaixo:
- Grande Rede de Supermercado. Passou o dia inteiro offline;
- Grande Rede Mundial Varejista: Instabilidade e lentidão;
- Livraria Eletrônica: Ficou boa parte do tempo fora do ar;
- Um dos maiores Marketplace: Ficou fora do ar e os usuários tiveram problemas para finalizar as compras;
- Uma das mais tradicionais redes de varejo: Tinha apenas um produto em promoção.
Sem dúvida é uma data que exige muito trabalho de todos os setores da empresa. Mas fica a pergunta: Como preparar o time de TI para a Black Friday? Nossos especialista selecionaram 8 dicas, confira abaixo:
Não deixe o time e TI fora disto.
Em algumas empresas tem se o costume de apenas chamar o profissional de TI quando a bomba estourou. Mas para a Black Friday isto deve ser diferente, convide o TI para acompanhar todo o planejamento e execução da campanha.
Monitore seu site.
Disponibilize alguém da sua equipe para monitorar constantemente o seu e-commerce Esta pessoa terá que construir um histórico, para agir de forma rápida caso algo fique fora padrão. Se possível, configurar verificações de monitoramento de vários locais e testar a todo instante.
Monitore o Cloud
Desde das pequenas até as grandes empresas precisam estar atentas nos aplicativos de nuvem. Então ter um profissional de alta qualidade para a aplicação de práticas de governança é muito importante para fazer uma verificação no ambiente (Health Check) prevendo esta carga adicional e depois monitorar durante estes dias de pico
Teste de Carga
Uma vez que se tem esta ideia do tráfego previsto para o Black Friday, o time de TI precisa determinar até quantos visitantes o site pode suportar. A melhor maneira de chegar neste número é com o teste de carga, que ajudará determinar a quantidade e onde o seu site ficará mais lento e sua infraestrutura de cloud esta bem estruturada.
Atenção com o carregamento da Página.
Os administradores de sistemas devem estar atentos ao tempo de carregamento de páginas, que não poderá passar de 3 segundos, pensando na experiência do usuário. Existem alguns fatores que podem contribuir negativamente para o desempenho do carregamento. Uma dica para avaliar a velocidade do site é o www.thinkwithgoogle.com
Monitoramento Real do Usuário
É normal na Black Friday os site terem picos de tráfego, o que pode causar alguns poucos problemas. Ainda não é possível medir o quanto de tráfego seu site vai receber, mas existem maneiras de prever um número de visitas. O Monitoramento Real do Usuário (RUM) permite aos administradores prever um número de visitas e ter ideia de quantidade de cliques gerados.
A LGPD e o TI
A LGPD veio para ficar e as empresas devem se adaptar à ela. Agora é fundamental ter os dados dos seus cliente em um lugar seguro. Antes de mais nada é preciso criar politicas de proteção amparados por um corpo jurídico da empresa que trabalhe com o time de TI, sendo possível a contratação de um DPO ( Data Protection Officer) reforçará a Cybersegurança da empresa.
O Teste Final
Após todas estas etapas, os profissionais de TI precisam acompanhar o monitoramento de transações. Para que o usuário tenha a segurança de deixar seus dados com o site.
Esperamos que você já esteja se planejando para a Black Friday e que tenha um plano de ação pronto para possíveis imprevistos. Se sua empresa irá participar deste evento engaje todas as equipes em torno dele, pois um erro pode significar uma perda inestimável em vendas.
Se por exemplo, um dos seus melhores profissionais de tecnologia estiver em férias nesta data, procure negociar seu tempo de descanso. Outra recomendação importante é rever os SLAs com seus fornecedores para rever até onde eles podem garantir novas demandas caso necessário.