A Black Friday é, há tempos, uma das datas comerciais mais importantes para empresas que vendem seus produtos/serviços online.
No entanto, para se ter uma Black Friday lucrativa não basta simplesmente ter boas ofertas. É preciso investir e se preocupar com o planejamento, a produtividade e a organização do orçamento.
Observando e analisando os dados, só em 2021, o faturamento da Black Friday foi de mais de R$5,4 bilhões. Para 2022, a promessa é de crescimento e todas as oportunidades geradas dessa data podem se transformar em produtividade para 2023 e para o diferencial da sua organização.
Sendo assim é essencial se organizar, aderir as novas tecnologias que possibilitam uma leitura mais analítica das tendências, estar atento(a) aos parceiros renomados e refinar suas ações pré e pós-vendas.
Interessado (a) em saber como a Black Friday pode contribuir para o seu planejamento de 2023? Basta continuar a leitura, conferir o nosso conteúdo exclusivo e garantir bons resultados nos negócios.
Neste artigo, você vai encontrar:
- O que é a Black Friday;
- Como aproveitar a data;
- 6 formas de aproveitar a Black Friday
- Softfriday: como aproveitar a Black Friday com a Softline;
- Black Friday e a experiência do usuário;
- Como aproveitar a Black Friday para 2023;
- Ofertas da Black Friday da Softline.
Black Friday: o que é e como aproveitar a data?
A Black Friday é uma das datas comerciais varejistas mais importantes em todo o mundo.
Criada nos Estados Unidos e realizada na última sexta-feira de novembro, normalmente logo após o Dia de Ação de Graças, é considerada o início da temporada de compras de férias.
Além disso, a data representa o dia de compras mais movimentado do ano, e os varejistas oferecem descontos profundos em itens para atrair os compradores, fidelizar seus consumidores e movimentar o planejamento de suas lojas.
Um fato curioso e até comum nos dias de hoje, são os compradores que acampam durante a noite para serem os primeiros na fila e aproveitarem os descontos imperdíveis da data.
No Brasil, a data começou a ser explorada há mais de dez anos, em 2010. Entre prós e contras (como a fama de "Black Fraude" que marcou a data por alguns anos), o evento teve resistência para se consolidar por aqui, mas hoje já é um evento muito esperado pelos consumidores brasileiros.
A oportunidade para promover a fidelização de clientes, girar o estoque, aperfeiçoar caminhos dentro do planejamento de negócios e estabelecer uma relação positiva com seu público-alvo em datas sazonais é uma aposta de grandes, médias e até microempresas.
Vale lembrar que o planejamento orçamentário é uma das etapas mais importantes e visadas pelas empresas. Afinal, não basta apenas esperar a última sexta-feira do mês de novembro, é preciso pensar, traçar estratégias, promover campanhas e fortalecer a sua operação interna.
Softfriday: 6 formas de aproveitar a Black Friday da Softline para 2023
A Black Friday é uma data imperdível e fundamental para qualquer organização aproveitar diferentes oportunidades, explorar caminhos, conhecer ferramentas e assegurar suas garantias orçamentárias.
Neste breve guia, o nosso objetivo é mostrar a você diferentes maneiras de potencializar a data ao seu favor.
É claro, o básico você já sabe:
- Capricho nas ofertas;
- Excelente atendimento ao cliente;
- Planejamento efetivo;
- Controle orçamentário.
Mas o que vem por trás disso? O sucesso é uma combinação de fatores que se iniciam na pré-venda e que se estendem até o serviço ou produto ao cliente.
Para se aprofundar neste tema, a seguir separamos algumas dicas infalíveis para que o seu negócio aproveite a Black Friday e, também, inicie as vantagens para 2023 a partir de agora.
Vamos lá?!
1. Planejamento orçamentário
Não adianta pensar nas ofertas que a sua organização vai realizar ou na previsão de vendas, sem um bom planejamento orçamentário.
Muito além de ser uma data em que entra muito dinheiro em caixa, esse é um cenário condicionado por quanto a sua empresa está disposta a investir.
E todo valor alocado para os seus setores de marketing, produção e logística, bem como para a gestão de indicadores, deve ser muito bem analisado.
O planejamento orçamentário é um dos passos mais importantes de uma empresa, por isso se atente nele não apenas para a Black Friday. Observe as movimentações, contratações necessárias, redução de custos e, principalmente, o que gera lucratividade.
2. Produtividade para a equipe de gestão
Os responsáveis pela gestão da equipe precisarão ter olhos atentos a todas as ações e resultados, a qualquer momento.
Por isso, invista em soluções que favoreçam a produtividade dos gerentes, a comunicação entre a empresa e ferramentas que contribuem para datas especiais, como a Black Friday, mas também para todo o período comercial.
3. Proteção e cibersegurança
Durante a jornada para o sucesso na Black Friday, não se esqueça de implementar soluções de proteção aos dados e cibersegurança.
Afinal, a sua infraestrutura precisa estar sempre blindada contra as ameaças externas, contra tentativas de invasão e furto dos seus dados — o que responde bem às necessidades de data security e às diretrizes da LGPD.
Vale lembrar que o Brasil é segundo país com mais ataques de cibercriminosos na América Latina. De acordo com a Fortinet, foram 16,2 bilhões de tentativas de invasões registradas no primeiro semestre do ano passado. Um aumento de 94% no país.
Dados preocupantes tanto para a Black Friday como para todo o planejamento de uma organização.
4. Soluções de parceiros renomados
Agora, qual a melhor maneira de assegurar maior produtividade e eficiência em seus processos? Além de escolher as soluções certas, o ideal é contar com parceiros renomados.
A Softline é fornecedora líder mundial de soluções e serviços focados na transformação digital e segurança cibernética. Com foco na evolução digital das empresas, estamos ligados as novas tecnologias e as principais potencialidades para solucionar e aprimorar as operações.
Além disso, o contato da Softline com a Microsoft promove uma integração efetiva das soluções para melhor aperfeiçoamento e maximização dos processos de todos os clientes.
Confiar em parceiros renomados e empenhados em promover os negócios, é o primeiro passo para progredir e não encontrar limites para o sucesso.
5. Suporte técnico e gestão de TI durante todo o ano
A continuidade e o progresso nos processos é exatamente o que as empresas buscam, hoje, para serem bem-sucedidas.
Atualmente, ainda mais em datas comemorativas, é preciso estar sempre disponível. Por isso, conte com suporte técnico eficiente e uma gestão de TI especializada para assegurar a continuidade das operações.
6. Inovação, atualizações e tendências
Seja na Black Friday ou no restante do ano, estar antenado(a) nas tendências e novas tecnologias é um passo fundamental para entender o mercado e como apostar em atualizações para os seus consumidores.
Busque referências, informações atualizadas e exclusivas sobre o mundo da tecnologia, como o mercado atual está agindo as novas mudanças e como a era digital pode estar presente dentro da sua organização.
Estar ao lado da inovação é o primeiro passo para buscar resultados positivos, informativos e criativos frente à concorrência.
Black Friday: A experiência do usuário é o mais importante
Não apenas em datas comerciais, mas ao longo de todo ano de operação, é essencial que as empresas invistam em soluções que potencializem a experiência do usuário.
Essa vivência é um dos assuntos mais comentados atualmente e trata-se de um passo além para estimular a progressão dos negócios, com feedbacks mais assertivos dos clientes e contato direto com quem consome suas soluções.
Além disso, investir em UX é também dar uma guinada em direção a uma rotina imersa em dados e na digitalização dos negócios.
Assim, é possível aproveitar informações ricas e utilizar todo o poder de ferramentas como o Power BI, por exemplo, e segmentar as análises, estratégias e potencializar os resultados a curto, médio e longo prazo.
Softfriday: Como acelerar a produtividade em 2023?
Por fim, neste breve guia, ensinamos você como ter uma Black Friday assertiva e como utilizar do planejamento para resultados expressivos para 2023.
Diante disso, podemos afirmar que os fatores por trás do que faz um negócio ser bem-sucedido em datas especiais ou durante todo o ano é:
- O planejamento;
- A tecnologia;
- A produtividade;
- A segurança;
- E os parceiros que fazem as suas operações brilharem.
Para saber muito mais, entre em contato com o time de especialistas da Softline e receba ofertas exclusivas da Black Friday 2022. Na #SoftFriday, ganhe descontos exclusivos, meses grátis das principais ferramentas da Microsoft, suporte e integração gratuitos e entre outras ações personalizadas para o seu negócio.
Planeje o seu 2023 com a parceria certa e revolucione os negócios!