Uma das perguntas frequentes no ambiente da tecnologia é: o que é metaverso e quais as principais oportunidades e ameaças dessa nova tecnologia?
Entender as respostas para essas perguntas é essencial para empresas que querem entrar de vez na era da inovação. Não é de hoje que tendências tecnológicas — efeitos da transformação digital — pautam a sociedade e o dia a dia das organizações.
E o tema “metaverso" não é diferente: após ganhar tração nos últimos anos, as estimativas são de que, até 2029, esse mercado ultrapasse a casa dos 1,5 trilhões de dólares.
Dessa forma, essa inovação, é impulsionada pelo crescimento de outras tecnologias, como a Inteligência Artificial e a Machine Learning. A IA, inclusive, deve contribuir em quase 16 trilhões de dólares para a economia global em 2023, conforme analisou a PwC.
Sendo assim, empresas que não embarcarem na onda inovadora, provavelmente ficarão para trás.
Pensando na importância deste assunto, vamos responder o que é o metaverso, as possibilidades da nova tecnologia e quais as principais ameaças que ela pode trazer à organização.
Continua a leitura!
Neste artigo, não deixe de ler os tópicos:
- O que é o metaverso;
- Meta e outras apostas do metaverso;
- As principais ameaças desse novo mundo;
- O futuro do metaverso e a cibersegurança;
- Além do metaverso;
- Jornada de conhecimento.
Para não esquecer: O que é o Metaverso?
Pode ser um pouco complexo entender o que é metaverso, mas vamos simplificar: trata-se de um mundo virtual, baseado em tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR).
No metaverso, as pessoas podem interagir entre si e visitar lugares, acessando através da internet e com o uso de dispositivos específicos, como headsets VR.
A tecnologia, na prática, lembra muito um jogo, mas ela oferece um universo de possibilidades.
No metaverso, as pessoas conectadas podem:
- Se encontrar;
- Realizar compras;
- Jogar games;
- Realizar reuniões;
- Criar e personalizar seus próprios avatares;
- Ter ativos virtuais, como casas inteligentes.
O conceito não é novo: foi criado no livro "Snow Crash", do autor Neal Stephenson. No entanto, sua popularização veio com o Facebook Inc., que passou por um rebranding e hoje se chama "Meta".
Vale dizer que o metaverso não é um "produto" da Meta. A proposta da empresa de Mark Zuckerberg é criar o seu próprio mundo virtual.
Porém, hoje, existem vários tipos — a plataforma Roblox, por exemplo, possibilita que usuários criem jogos interativos em metaversos próprios. Ou seja, uma tecnologia extremamente escalável.
Meta e outras apostas do Metaverso
Ao entender o que é metaverso, é comum que o primeiro pensamento seja diretamente o do Facebook.
Porém, engana-se quem considera que a tecnologia do metaverso é exclusividade da empresa de Mark Zuckerberg.
Como mencionamos, a proposta da Meta é criar seu próprio mundo virtual, como o próprio CEO explica nesse vídeo: The Metaverse and How We'll Build It Together -- Connect 2021.
No entanto, várias outras empresas já experimentam inovações do tipo. A TIM, por exemplo, se aproveitou dos recursos da Cryptovexls, uma solução de construção de metaversos, para criar uma loja da operadora.
Além disso, em 2021, a "Nikeland", mundo virtual da fabricante de artigos esportivos, foi criada no Roblox, com intuito de oferecer experiências diferenciadas para clientes e interessados em unir o estilo de vida e as possibilidades da tecnologia.
A aposta dessas empresas é, além de serem pioneiras na criação de mundos virtuais, é capitalizar as oportunidades de comercializar produtos, serviços e ativos digitais em geral.
O que uma marca como a TIM poderia oferecer no metaverso? Vai depender da criatividade da empresa, que pode vender NFTs, pacotes personalizados e promocionais para clientes do seu metaverso, um mundo de possibilidades.
No caso da Nike, a empresa já aposta em NFTs de seus tênis clássicos (e em modelos inéditos que existem apenas no mundo virtual) para gerar uma nova fonte de receitas.
Metaverso: as principais ameaças desse novo mundo
Quando o assunto é entender o que é metaverso, é necessário ficar atento(a) não só as vantagens e modernidades.
Como qualquer inovação tecnológica, é preciso pensar nos pontos positivos e negativos. E, principalmente, como eles impactam a sua organização.
Sendo assim, esse tipo de inovação ainda está em desenvolvimento — e não se sabe quais as brechas possíveis e riscos futuros.
Para isso, separamos as principais ameaças ao metaverso que a sua empresa precisa ficar de olho. Acompanhe:
1. Vulnerabilidades e a dependência de hardware
Ao contrário de uma rede social "comum", para acessar o metaverso é necessário contar com uma peça de hardware indispensável: o headset de imersão VR e AR.
Além de não ser tão flexível é preciso cuidar do equipamento, o hardware precisa estar sempre atualizado para que o seu software seja protegido contra ciberameaças.
2. Privacidade dos dados e das informações
No metaverso, será necessário ter atenção especial aos dados e informações dos usuários.
Afinal, é de imaginar que cada perfil também integra informações como seu nome real, endereço e mesmo dados bancários, como o cartão de crédito.
As empresas que entrarem nesse mundo devem fazer questão de criar aplicações que blindem essas informações e protejam a privacidade dos seus usuários.
3. Identidade do usuário
O roubo de identidades também é um risco. Cibercriminosos podem conseguir acessar e controlar o perfil de um indivíduo.
Além dos acessos aos dados dos negócios, por exemplo, existe a possibilidade de promover mais crimes virtuais e até respaldar Leis Governamentais – como a LGPD.
4. Ataques de phishing, ransomware e fraudes ligados aos NFTs
Ameaças comuns no mundo digital atual serão "desenvolvidas" para fisgar, ainda mais, pessoas no metaverso.
Como os NFTs, por exemplo, serão uma parte importante da rotina de um desses mundos virtuais, são eles que serão visados em ciberataques para o roubo e/ou sequestro de dados e informações de acesso às artes e demais ativos tokenizados.
5. Ascensão do “Darkverso”
Assim como existe a "dark web" (ou deep web), é possível que existam metaversos criptografados, onde se concentram atividades ilegais, vírus e todo tipo de cibercriminoso.
É o que especialistas já chamam de “darkverso”.
Cabe às autoridades estarem preparadas para lidar com essa ameaça e melhorar seus recursos de rastreamento e monitoramento.
6. Engenharia social e desinformação
Tentativas de engenharia social ainda serão empregadas por cibercriminosos para enganar usuários e roubar seus dados.
Além disso, há uma crescente preocupação com o efeito de fake news e desinformação em geral nos ambientes virtuais do metaverso.
O futuro do Metaverso e a cibersegurança
O futuro do metaverso é incerto, mas é de se esperar que a tecnologia ganhe espaço no dia a dia de pessoas e empresas. A inovação será um motor importante para o crescimento das organizações nesse novo universo digital.
Porém, a segurança ainda deverá ser uma prioridade, especialmente considerando os riscos que os novos espaços apresentam.
O investimento deve ser preciso, de modo a não comprometer o orçamento da empresa, mas ao ponto de atender à sua realidade e cobrir todas as ameaças.
Assunto que aprofundaremos em nosso blog
Para ir além do Metaverso
E você, conseguiu entender o que é metaverso e como essa inovação pode transformar a realidade de pessoas e organizações no futuro?
Como a transformação digital reafirma dia após dia, é preciso estar ligado às tendências para se colocar à frente da concorrência. Organizações que acompanham a revolução tecnológica e se aprofunda pelo assunto possui chances maiores de elevar os negócios, a produtividade, o conhecimento e a lucratividade.
E você já experimentou o metaverso?
Para continuar se aprofundando em novas tendências e tecnologias, siga a sua jornada de conhecimento e aprenda mais em nosso blog ou em nossa seção de materiais gratuitos e interativos.