A Forrester Research produziu um documento chamado TEI (Total Economic Impact) que abrange estudos de caso sobre o retorno potencial sobre o investimento (ROI) que as empresas podem capitalizar ao utilizar modelo de operação em nuvem, seja privada ou híbrida, levando como comparação o modelo tradicional de investimento em capital (CAPEX) para uma solução em suas comunicação.
Observando os benefícios da utilização dos serviços em nuvem para as soluções de comunicação em cinco empresas, nas quais o ambiente comunicacional possuía diferentes tipos de soluções, mas todas elas desatualizadas.
É possível calcular o quanto a empresa pode economizar migrando para um modelo de serviços em nuvem. Em muitos casos, essas empresas possuem sistemas gerenciáveis por vários fornecedores, gerando experiências inconsistentes, com diferentes tipos de análises e com preços muito superiores aos da nuvem. E todas essas empresas tinham o mesmo objetivo: reduzir custos e evoluir seu ambiente comunicacional, por isso optaram pela adoção da nuvem.
Com base em entrevistas realizadas com 05 CEO’s de empresas de nichos diferentes, a Forrester utilizou um sistema complexo para determinar os benefícios observados após a contratação da nuvem privada. E os resultados mostraram um ROI total de 42% em despesas, que incluíram custos de telefonia, melhoramentos na produtividade e simplificação nas mudanças para a nova tecnologia. De acordo com o experimento, é possível mensurar alguns benefícios dessa adoção, que gerou uma economia considerada média, através desses 42% de ROI.
Confira algumas das atitudes que trazem benefícios mensuráveis para a corporação:
Interação eficiente com os clientes
Direcionar o cliente para os agentes capacitados a resolver seus problemas de maneira simples e eficaz reduz os custos com atendimento e aumentam a satisfação do consumidor;
Redução de capital em telefonia
A redução no custo aparece tanto sob a ótica da redução do valor por usuário quanto nos serviços de manutenção mensal;
Uso de novas tecnologias
Usando as novas tecnologias, é possível economizar na compra de computadores e servidores, pois não é necessária tamanha estrutura para operar esse tipo de sistema;
Todas essas medidas são, de uma forma ou de outra, grandes chamarizes para os clientes, que quando bem atendidos se tornam mais fiéis, e passam a ser meios naturais de divulgação do seu serviço.