Provavelmente você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas, certo? Daqui para frente, esse termo será muito mais utilizado, já que representa uma forte tendência para a tecnologia no nosso cotidiano. Mas o que é Internet das Coisas? Como isso pode ser útil no seu dia a dia?
Acompanhe nosso post de hoje e fique por dentro de tudo!
O que é Internet das Coisas (IoT)?
Internet das Coisas é uma tradução direta do termo Internet of Things (IoT), em inglês. No nosso idioma, uma expressão que melhor explicaria esse conceito seria algo como “Internet em Todas as Coisas” e refere-se a um contexto onde diversos objetos do seu cotidiano estão conectados à internet e se comunicam mutuamente. Explicaremos essa ideia a seguir de forma mais prática.
Certamente você utiliza um ou mais dispositivos para se conectar à internet e está utilizando algum deles neste momento. Desktop, notebook, tablet ou smartphone. Apesar de serem os exemplos mais conhecidos, eles não são os únicos a se conectarem à rede.
Existem outros dispositivos que muitas vezes ignoramos. Câmeras de segurança, por exemplo, possibilitam o monitoramento de sua casa ou escritório mesmo à distância pelo fato de estarem conectadas à internet.
As smart TVs também estão inclusas, visto que podemos acessar serviços como Netflix, Spotify e YouTube de forma direta, sem a necessidade de conectar um PC ou smartphone.
A partir daí, imagine uma realidade onde, além desses dispositivos, diversos outros objetos de sua casa também possam se conectar à internet: lâmpadas, sistema de som, alarmes, micro-ondas, termostato e até a máquina de lavar e a geladeira.
Pode parecer desnecessário, porém o conceito aqui não é que tenhamos simplesmente mais formas de acessar as redes sociais e ler e-mails. A ideia da Internet das Coisas no nosso cotidiano prevê que os objetos recebam mais recursos para cumprir suas tarefas, ficando mais inteligentes.
Logo, uma geladeira poderia ser encaixada no conceito de IoT ao avisar ao usuário quando o estoque de um alimento está perto de acabar, por exemplo. Além disso, ela poderia fazer uma busca online dos locais que tenham o melhor preço para aquele item ou até mesmo ser uma fonte de receitas culinárias. Com criatividade, diversos recursos úteis podem ser implementados.
Como a IoT pode ser utilizada no cotidiano?
Nos automóveis
Uma parceria entre a Intel e a Ford busca aprimorar ainda mais o interior dos automóveis através do protótipo Mobii.
A ideia é que, ao entrar no carro equipado com essa tecnologia, uma câmera faça a identificação do rosto do condutor, de forma que possa oferecer informações sobre seu dia a dia, recomendar músicas e receber instruções para a utilização do GPS.
Caso o software não reconheça o motorista, ele vai tirar uma foto e enviar os dados para o smartphone do proprietário do veículo, evitando furtos. Esse é um exemplo do uso da Internet das Coisas no mundo automotivo, com acessórios conectados à web de maneira útil e inteligente.
Nos elevadores
Uma outra parceria que envolve a aplicação da Internet das Coisas é da Thyssenkrupp, uma fabricante de elevadores alemã, e a Microsoft. Juntas, as companhias criaram um software para fazer o monitoramento de elevadores por meio de técnicos e call centers.
A ideia do aplicativo é fornecer assistência em tempo real e evitar que ocorram acidentes e outros problemas ao executar manutenções preventivas nos elevadores da Thyssenkrupp. Quanto à compatibilidade, o sistema trabalha em grandes redes de computadores e portais online, além de também ser compatível com tablets que rodam o Windows.
Esse é um exemplo de projeto que, além de ser útil para a segurança, proporciona redução de custos para a empresa e é uma forma de aplicar a Internet das Coisas em infraestruturas utilizadas no nosso dia a dia.
Na saúde
Os óculos inteligentes Google Glass também foram utilizados de forma criativa e ligada à Internet das Coisas quando a Universidade da Califórnia de São Francisco (UCSF), que também está investindo na área, os utilizou durante uma cirurgia.
O doutor Pierre Theodore foi o cirurgião que fez o teste com o dispositivo, que passou por alguns problemas técnicos. Os comandos de voz não funcionaram como o esperado no momento da operação e, para auxiliar no procedimento, um operador executou os comandos dos óculos da Google através da rede sem fio.
O gadget funcionou com imagens de raio-X, mas precisou de menos claridade para que pudesse exibir os dados de forma mais nítida. Apesar de não ter sido perfeito, esse teste pode ser o princípio do uso de dispositivos móveis em maior escala na área da saúde.
Quais os benefícios da IoT para as empresas?
A IoT traz diversas vantagens e possibilidades infinitas às empresas. Confira:
Aumento da produtividade
Ao implementar os conceitos da IoT na sua empresa, você vai se deparar com uma nova perspectiva sobre como obter e lidar com dados de dispositivos e processos que antes não eram viáveis, técnica ou economicamente.
Assim, com os novos dados, você poderá identificar oportunidades de melhorias e desenvolver novos métodos para produzir e oferecer novos serviços. Ao considerar a IoT tem-se a chance de aumentar a produtividade da sua empresa como um todo.
Redução de custos
A computação em nuvem veio para revolucionar o mercado e, somada ao conceito poderoso da Internet das Coisas, as possibilidades são infinitas.
Graças à melhoria na qualidade de acesso à internet, agora é possível transferir o processamento e armazenamento de informações para servidores fora do ambiente empresarial, o que permitirá reduzir custos como a compra e a administração de uma infraestrutura de TI.
Agilidade na logística
O setor de logística das companhias no mundo inteiro tem buscado progressos no que diz respeito à eficácia do sistema de transporte e armazenamento de produtos.
Obviamente, para que se atinja ou mantenha um nível de eficiência competitivo é necessário fazer melhorias e a IoT está aí para auxiliar. Os dispositivos móveis como receptores de informações via radiofrequência (RFID) e leitores de código de barras têm se mostrado essenciais no aumento da visibilidade de cadeias de produtos e operações, além da redução de atrasos graças à detecção rápida de questões pertinentes à logística.
Assim, percebe-se que a Internet das Coisas representa uma solução com grande potencial para a melhoria da rotina nas empresas. A troca de dados possibilita, além da facilidade de acesso às informações, aumentar a produtividade, criar novas estratégias e conhecer melhor o mercado.
E aí, compreendeu o que é Internet das Coisas e os benefícios que ela pode trazer para sua empresa? Não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades! Estamos no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube!