Líderes de TI estão à frente da transformação digital dos negócios e as soluções de tecnologia selecionadas devem apoiar os objetivos globais de negócio da organização, proteger os dados críticos em diversos sistemas operacionais e, ao mesmo tempo, fornecer serviços de infraestrutura que suportem tecnologias abertas que ofereçam mobilidade para a força de trabalho – e tudo dentro do orçamento. Por conta desses desafios, esses líderes cada vez mais avaliam a migração da TI para a nuvem para obter mais flexibilidade e eficiência.
E no processo de migração da TI para a nuvem é preciso aproveitar ao máximo os investimentos em desenvolvimento de infraestrutura existentes. Para isso, a abordagem de nuvem híbrida pode ser o melhor caminho para a nuvem, otimizando os ativos existentes.
A importância de uma solução híbrida consistente
Selecionar o modelo de nuvem – privada, pública ou híbrida - oferece às empresas a capacidade de escolher a melhor opção para atender aos seus requisitos de segurança, de conformidade e de operações. Com a migração da TI para a nuvem híbrida, gestores podem manter dados críticos, aplicativos, cargas de trabalho e serviços localmente, e escalar os recursos na nuvem sob demanda.
Um ambiente consistente de nuvem híbrida também permite aos líderes de TI gerenciar, avaliar e mitigar ameaças de segurança e, com controles granulares, reduzir os riscos associados à integração de vários usuários, dispositivos, aplicativos e plataformas.
Entre os maiores benefícios percebidos pelas empresas com a migração da TI para a nuvem podemos destacar:
- otimização de processos operacionais e administrativos
- economia de recursos com infraestrutura
- economia de tempo com a automação de tarefas rotineiras
- ganho em segurança
- garantia de redundância em TI
- ganho em performance do sistema
- ganho em produtividade de todos os departamentos
- estruturação da coleta e análise de dados
- inclusão de Business Intelligence no negócio
- embasamento para novas estratégias de negócio
- acompanhamento facilitado de indicadores de performance
- controle maior nas gestões financeira, administrativa e operacional
A importância do planejamento
Brad Anderson, cientista da Microsoft Tech Community, ressalta que o processo de migração para a nuvem requer um planejamento consistente em todas as etapas. “O planejamento é importante em todas as etapas, mas principalmente no início do processo, que deve ser muito bem elaborado pelos CIOs e o seu parceiro na implantação da nuvem híbrida. A meta é avaliar as necessidades de TI e identificar como um ambiente de nuvem híbrida pode atender a essas demandas”.
Destacando ainda mais a necessidade de planejar a jornada de migração para a nuvem, James Staten, Chief Strategist, Cloud + Enterprise da Microsoft, destaca que “a nuvem chegou para ficar, mas os CIOs sabem que essa transição para a computação em nuvem não acontece de um dia para o outro. Eles também querem assegurar que as suas aplicações e dados hospedados na nuvem estão seguros, que a migração irá resultar em redução de custos e, principalmente, que as operações de negócios não serão interrompidas durante a migração.
Para atingir esses objetivos, os líderes de TI devem pensar na nuvem como um modelo – e não um local – onde, com o correto planejamento, eles podem garantir os níveis ideais de agilidade e controle para cada aplicativo. Isso significa que você precisará de um plano de migração para a nuvem em um ambiente híbrido, garantindo que o uso do aplicativo seja transparente para os usuários e que você, como administrador de TI, tenha controle. Um projeto bem elaborado de migração garante acesso contínuo e seguro aos aplicativos, aumentando a produtividade dos usuários”, diz Staten.
O melhor momento da migração para a nuvem
A questão de quando migrar para a nuvem é uma decisão de negócios, baseada em vários fatores exclusivos de cada organização. No entanto, um momento fundamental para considerar o uso da nuvem é quando a empresa está prestes a passar por uma expansão ou atualização. Por exemplo, quando o hardware do servidor esteja chegando ao final do ciclo de vida ou talvez você precise adicionar capacidade ao data center. Ou, ainda, talvez tenha chegado a hora de atualizar para a versão mais recente de um software crítico para as operações de negócios. Esses podem ser momentos oportunos para considerar a nuvem como parte de sua infraestrutura nova ou atualizada.
Mas a migração para a nuvem híbrida não envolve apenas aspectos tecnológicos. Ela deve fazer parte da estratégia de transformação digital da empresa, integrando todos os dados em uma plataforma única que ofereça ao negócio a capacidade de enxergar novas oportunidades com o uso de Inteligência Artificial, aprendizado de máquina e Internet das Coisas. O uso dessas tecnologias permite uma análise de dados muito mais complexa do que os relatórios de desempenho tradicionais e pode apontar novos rumos para a sua empresa.
Além disso, a inclusão de Inteligência Artificial em processos automatizados é uma fonte de otimização e economia, já que essa tecnologia tem capacidade de interpretar indicadores de performance e sugerir modelos melhores de desenvolvimento e administração.
E após a migração para a nuvem...
... é hora de gerenciar o novo ambiente e garantir que a nova plataforma irá entregar a rapidez e inteligência que a sua empresa precisa para transformar ideias em realidade, aumentando a produtividade e a segurança das operações. A resposta para esse desafio está na visibilidade e uma nova forma de gestão do ambiente.
Para isso, além de todo o suporte no planejamento da migração para a nuvem, você pode contar com o VDC, uma solução em cloud desenvolvida pela Softline, que se encarrega da gestão de todo o serviço na nuvem para que seu departamento de TI possa focar no negócio e continuar aproveitando os recursos da nuvem da Microsoft sem se preocupar com a administração, o suporte e a capacitação da equipe técnica.
Com ampla experiência global em serviços e infraestrutura, a solução em nuvem da Softline oferece a expertise necessária para a migração de infraestrutura, oferecendo desde a consultoria e implementação da nuvem híbrida até seu o monitoramento e suporte técnico.