Iniciar uma jornada de migração para a nuvem, transferindo dados e infraestrutura, requer uma série de práticas que vão garantir o sucesso, seguindo uma ordem lógica: avaliar; migrar; otimizar, proteger e gerenciar. A união de recursos internos e externos – um parceiro com expertise comprovada – é que vai assegurar que a sua organização irá aproveitar todas as capacidades da nuvem: provisionar recursos sob demanda e responder a mudanças na carga de trabalho com agilidade, flexibilidade e segurança.
Conheça as melhores práticas para garantir o sucesso na sua migração para a nuvem.
Crie um plano de migração para a nuvem
Estabeleça prioridades e objetivos antes de começar a planejar, utilizando ferramentas automatizadas de migração disponíveis na plataforma Microsoft Azure que fornecerão insights sobre o seu ambiente e suas dependências.
Descubra e avalie os aplicativos
Para começar qualquer migração, você precisa compilar um inventário dos servidores físicos e virtuais em seu ambiente. Mapeie seus servidores para declarar seus aplicativos locais usando essas informações. Isso ajudará a identificar as dependências ou comunicações entre servidores para incluir todos os componentes de aplicativos necessários em seu plano de migração na nuvem, ajudando a reduzir os riscos e a garantir uma jornada tranquila. Em seguida, agrupe seus servidores de maneira lógica para declarar os aplicativos e selecione a melhor estratégia de migração na nuvem para cada aplicativo com base em seus requisitos e objetivos de migração. Com os seus grupos de aplicativos já mapeados, avalie a melhor forma de mover cada aplicativo local.
Avalie o que pode ser migrado e o que pode ficar
Analistas da consultoria Thomson Reuters ressaltam que a migração para a nuvem é regida principalmente pela priorização. Por isso, eles aconselham a avaliar os dados que realmente precisam ser movidos, com destaque para informações críticas para o negócio que precisam ser acessadas todo o tempo.
Estabeleça um calendário de migração
A migração para a nuvem deve ser encarada como um projeto, com etapas factíveis de serem cumpridas, levando em consideração quais serviços e aplicações serão migradas em cada fase, prazos e validação de cada etapa do projeto. Além disso, os gestores de TI devem considerar as sensibilidades e os cronogramas do plano de implementação da migração e como isso pode impactar o dia a dia do negócio. O ideal é seguir de forma gradual, em passos incrementais, para garantir o menor impacto possível.
Envolva os stakeholders e assegure a governança
A migração para a nuvem é uma transformação digital para a maioria das empresas que requer ampla mudança e suporte organizacional. Entre em contato com as principais pessoas em toda a organização – isso deve incluir a representação tanto da TI quanto dos proprietários de empresas envolvidos. Um cronograma de interação de migração – ou um conjunto de procedimentos predefinidos – podem ajudar a garantir o entendimento de todos os envolvidos a respeito das atividades pertinentes ao projeto. E todos os processos devem ser documentados. Obter a participação e o suporte de todos antes de migrar resultará em um processo de migração na nuvem mais fácil e rápido que atenda às metas de todos.
Escolha o parceiro certo para a sua solução em nuvem
Esse é o outro passo que merece destaque na análise da Thomson Reuters sobre a migração para a nuvem. Eles indicam que a estratégia de migração não deve estar dispersa em muitas plataformas – o que pode complicar o projeto. Um parceiro com expertise global pode oferecer ferramentas para avaliações mais avançadas e suporte em toda a jornada, desde o planejamento inicial até a completa migração para a nuvem.
Selecione a estratégia de migração para a nuvem
Junto com o seu parceiro, avalie as necessidades do seu negócio e as metas de migração, selecionando então a melhor estratégia de migração de aplicativos - jornada para a nuvem, redesenvolver refazer arquitetura ou recompilar. Cada uma atende a um nível de criticidade. Conheça cada uma das quatro estratégias:
- Jornada para a nuvem - Conhecida como uma migração "lift-and-shift" essa opção não exige alterações de código e permite que você migre seus aplicativos existentes rapidamente quando eles são importantes para a empresa, mas não precisam de alterações imediatas em seus recursos
- Redesenvolver - Conhecida como "reempacotamento", a refatoração requer alterações mínimas nos aplicativos, para que eles possam se conectar à nuvem
- Recriação de arquitetura - A nova arquitetura para migração se concentra em modificar e estender a funcionalidade do aplicativo e o código base para otimizar a arquitetura do aplicativo e escalabilidade de nuvem para incorporar os novos recursos ou trabalhar com eficiência em uma plataforma de nuvem
- Recompilar - A recompilação leva tudo a um novo patamar por meio da recompilação de um aplicativo do zero, usando tecnologias de nuvem por conta de funcionalidade e vida útil limitadas dos aplicativos
Calcule o seu TCO
Avalie a possível redução de custos com a migração calculando a comparando o seu TCO (custo total de propriedade) com o de uma implantação local. A plataforma Azure oferece uma calculadora de TCO que permite criar uma avaliação de nuvem personalizada em questão de minutos.
Garanta a segurança
Ambientes da cloud são mais seguros que um ambiente local, já que um fornecedor confiável de serviços na nuvem implanta diversos recursos de segurança em seus datacenters, além de contar com profissionais especializados na área. Cientistas do Karpersky Lab, empresa parceira da Softline, destacam que os ambientes de nuvem híbridos são extremamente dinâmicos e, por isso, a segurança deve se adaptar rapidamente ao cenário operacional conforme ele evolui e se expande. Na migração para a nuvem, o provisionamento de segurança automatizado garante uma jornada segura e descomplicada, protegendo contra ameaças conhecidas, desconhecidas e emergentes.
Com o suporte de uma equipe que alia expertise e experiência em diversas verticais da indústria, a Softline está pronta para entender as suas necessidades de negócio e planejar todas as etapas da sua jornada de migração para a nuvem. Entre em contato e saiba como agilizar os seus processos e ganhar mais produtividade e competitividade.