A segurança tem se mostrado cada vez mais necessária graças aos avanços da tecnologia. Com o constante vazamento de dados na internet, bem como a exposição de algumas informações sensíveis, é necessário que a gestão e segurança de dispositivos comece a agir ativamente na vida dos usuários.
Da mesma maneira que os hackers adquirem cada vez mais conhecimento acerca dos golpes que irão aplicar, a tecnologia trabalha na mesma medida para chegar a soluções indispensáveis para garantir a proteção das informações de um usuário. Seja por um aplicativo ou por um programa, há como blindar os dados.
É por isso que se torna cada vez mais importante discutir sobre a gestão e segurança de dispositivos, informando todos os usuários acerca da necessidade do uso consciente da internet e de outros meios que a envolvem. Conheça, logo abaixo, mais algumas informações sobre esse assunto tão relevante.
Seus dados estão seguros? Tem certeza?
Será que os seus dados estão realmente seguros? Muitas empresas deveriam fazer esse questionamento, porque nem sempre é possível afirmar, com 100% de certeza, que as informações contidas em um determinado dispositivo estão, de fato, protegidas contra ataques ou vazamentos.
Abaixo, é possível conferir todo o processo pelo qual a informação passa.
Dados
Os dados são comumente conhecidos como um amontoado de informações, sejam elas a idade ou a senha de um cartão. Muitos deles, portanto, podem ser considerados extremamente pessoais, sigilosos e não devem vazar de maneira alguma, pois acabariam causando uma grande dor de cabeça.
No mundo da tecnologia, e com a constante utilização de celulares e computadores, os hackers estão buscando justamente essas informações confidenciais. Na maior parte dos casos, eles querem ter acesso às senhas do banco, dos cartões e, até mesmo, do seu endereço ou número de celular, para enviar algum tipo de ameaça ou fazer uma extorsão.
Dispositivos
Ainda na temática de gestão e segurança de dispositivos, é relevante falar sobre o local por onde esses cibercriminosos conseguem acessar os dados dos usuários. Na maior parte das vezes, eles utilizam da fragilidade de sistemas como computadores e smartphones para implantar algum vírus e roubar todas as informações.
É por isso que, nos dias de hoje, os colaboradores de uma empresa devem ter ainda mais cuidado sobre os locais onde elas acessam conteúdo. Verificar a segurança de um site ou a procedência de um aplicativo tem um valor muito maior do que pode ser imaginado. Muitas vezes, graças a um único clique, todas as informações podem ser comprometidas.
Na maioria das vezes, os hackers se utilizam de promoções extremamente atrativas. Ao clicar no anúncio, no entanto, é bem provável que o seu dispositivo seja infectado e todos os dados contidos nele sejam automaticamente roubados.
Identidade
Outra tática comumente utilizada é a do “efeito dominó”. Utilizando apenas alguns dados básicos, que muitas vezes são deixados na superfície da internet, é possível descobrir muitas outras informações. Com um único acesso pelo e-mail de pessoas com senhas fáceis ou descuidadas, os dados estarão comprometidos.
Os hackers utilizam de outros vazamentos de dados para fazer ameaças ou, simplesmente, pegam informações simples e tentam encaixar em senhas de e-mail ou de outros aplicativos que tenham informações sigilosas. Dessa forma, a probabilidade de um grande estrago ser feito é bem maior.
Dessa maneira, para uma gestão eficiente, é necessário que as senhas sejam escolhidas de maneira cuidadosa pelas empresas para os seus colaboradores, utilizando caracteres aleatórios, mas que possam ser lembrados unicamente pelo usuário. Isso garante muito mais proteção e reduz as chances de um ataque cibernético.
Gestão e segurança de identidade
A gestão de identidade, também conhecida como Identity Access Management (IAM), nada mais é do que um processo desenvolvido por entidades que fica diretamente relacionado com uma identidade digital de seus clientes. Cada uma das conexões possui atributos únicos, permitindo um acesso apenas com a autorização do usuário que criou a conta.
No entanto, para que serve esse tipo de funcionalidade? Bem, o principal objetivo é fazer com que todos os colaboradores tenham acesso exclusivo aos seus dados, mas que não consigam utilizar os de outras pessoas. Dessa forma, a chance de alguma informação importante vazar é bem menor.
A respeito da gestão e segurança de dispositivos, também é possível citar alguns benefícios como, por exemplo:
- Hierarquização da permissão de acesso utilizando prazos previamente determinados;
- Diminuição da complexidade para acessar dados;
- Menores chances de falha de segurança no sistema da empresa;
- Exclusividade de uso dos colaboradores a seus respectivos sistemas;
- Facilitação da governança e da auditoria.
Com a constante evolução das tecnologias, não é muito difícil sentir medo, pois a internet é, sem dúvida alguma, um mar ainda inexplorado. Dessa maneira, cabe aos usuários, e também às empresas responsáveis pelos dados, tomarem todas as medidas possíveis de prevenção, evitando uma exposição excessiva de conteúdo.
Além disso, por meio da utilização de hardwares e aplicativos especificamente desenvolvidos, há como proteger ainda melhor esses dados. Com um sistema de gestão e segurança de dispositivos de qualidade, criam-se diversas camadas de segurança, gerando conforto para todos os colaboradores.
Veja esse caso e entenda por que seus dados precisam de segurança agora.
Teste sua segurança com Softline
Assim como já foi mostrado diversas vezes nos parágrafos anteriores, a proteção dos dados é essencial para evitar um vazamento de dados das empresas e dos colaboradores. É exatamente por isso que a Softline pode ajudar a deixar o ambiente corporativo mais seguro e completo.
Ainda ficou com dúvidas sobre gestão e segurança de dispositivos? Então entre em contato agora mesmo com a Softline.