A sua capacidade de identificar problemas e entender como resolvê-los é o que pode garantir a tranquilidade para a gestão do seu negócio em 2023.
Vamos a um exemplo?! Em um jogo de futebol, um forte sistema defensivo é a chave para vencer a partida. Mas o que acontece quando a defesa falha?
Um adversário bem preparado tem uma estratégia de contra-ataque para retomar o controle e sair na frente.
O mesmo princípio se aplica à gestão dos negócios — a capacidade de identificar e reconhecer pontos fortes e áreas a melhorar em sua organização é crucial.
Para uma empresa, os riscos de ataques cibernéticos e problemas de produtividade podem ser pontos críticos significativos.
E hoje, com o trabalho remoto e híbrido se tornando a norma, é importante ter soluções de segurança cibernética e monitoramento para evitar possíveis violações.
No entanto, identificar problemas é apenas o primeiro passo para proteger a sua organização. Uma pesquisa da IBM viu que planos de cibersegurança reduzem em 30% a chance de um vazamento de dados.
Ou seja, organizações que se concentram na prevenção e proteção antes que um ataque ocorra estão mais bem equipadas para lidar com situações inesperadas.
Ao identificar riscos potenciais e tratá-los de forma proativa, as empresas podem reduzir custos e manter a produtividade.
Neste conteúdo, vamos abordar as principais formas de identificar e reconhecer questões relacionadas à segurança e produtividade na gestão. Ao mapear e apresentar riscos, gatilhos e problemas dentro da organização, forneceremos exemplos e iniciativas para aprimorar as defesas organizacionais.
Continue a leitura para aprender mais!
Neste artigo, você vai encontrar:
Os primeiros passos: como identificar problemas na gestão?
Como gerente, é crucial identificar problemas na gestão o mais cedo possível.
O caminho inicial para identificar esses problemas envolve observação, planejamento, cultura organizacional, comunicação e diálogo com clientes e funcionários.
Por exemplo, se um cliente reclamar de tempos de respostas lentos, isso pode ser um indicativo de falha na comunicação interna — o que pode levar você a descobrir um grande efeito dominó de problemas.
Nesse caso, é essencial coletar informações de colaboradores e clientes para determinar a causa raiz das divergências.
E,para isso, é importante que você siga alguns passos para a correta identificação, tais como:
- Formule os problemas e dificuldades: você precisa identificar claramente os riscos em questão, incluindo sua natureza e escopo.
- Valide e cruze informações: reúna e verifique todos os dados relevantes, garantindo a sua atualização e exatidão.
- Avalie: compreenda os problemas a fundo e priorize-os com base em seu nível de urgência e importância.
- Monte estratégias e soluções possíveis: desenvolva e teste diferentes abordagens para resolver os problemas.
- Plano de ação a curto, médio e longo prazo: coloque no papel um planejamento preciso, mas amplo, que descreva as etapas necessárias para implementar as soluções, incluindo cronogramas, responsabilidades e recursos necessários.
Ao seguir esse processo, gerentes e líderes de negócios podem entender melhor os pontos críticos que afetam a sua instituição e desenvolver soluções que eliminem os problemas em sua raiz.
A seguir, confira quais são as principais problemáticas enfrentadas na administração de um negócio.
Os 8 principais problemas de uma gestão
Atualmente, as organizações enfrentam uma ameaça cada vez maior de ataques cibernéticos, e a proteção contra eles tornou-se uma prioridade.
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é missão de todas as empresas estarem atentas à proteção do seu fluxo de informações.
Ao mesmo tempo, o foco na produtividade tornou-se cada vez mais integrado aos processos e operações.
É um movimento que praticamente obriga os negócios a estarem por dentro das últimas novidades e tendências tecnológicas para se manterem competitivas no mercado.
Que tal entender mais? Vamos explorar alguns dos principais problemas de gestão e te ensinar a superá-los. Acompanhe:
1.Vulnerabilidade e falta de segurança
Esses podem ser problemas significativos para as organizações, principalmente porque o trabalho remoto se tornou mais comum.
Os cibercriminosos podem explorar essa vulnerabilidade para obter acesso a dados confidenciais, causando danos à organização e à sua reputação.
A solução é colocar em prática uma estratégia de segurança eficaz que inclua avaliações regulares, mecanismos de autenticação fortes e treinamento de equipe.
2.Má qualidade nas entregas
Esse problema pode ser causado por falta de recursos, processos inadequados ou má comunicação entre as equipes.
Para superá-lo, é importante que as empresas tenham processos claros em ação, com funções e responsabilidades definidas, para garantir entregas no padrão esperado.
A comunicação entre as equipes e com os clientes também é essencial.
3.Cultura organizacional desalinhada
Uma situação desagradável que resulta em perda de credibilidade e altas taxas de rotatividade.
A falta de uma cultura sólida pode ser causada pela falta de valores claros, uma comunicação inadequada ou pela falta de busca por outros indicadores poderosos (e sinônimos de um time competente), com diversidade e inclusão.
Para superar esse problema, as organizações devem definir seus valores e comunicá-los claramente aos seus colaboradores.
Incentivar a pluralidade e criar uma cultura de transparência e comunicação aberta também pode ajudar a construir uma melhor cultura organizacional.
4.Falta de transparência na comunicação
A comunicação é um dos aspectos mais importantes de qualquer organização, especialmente quando se trata de equipes remotas.
A falta de transparência pode levar a mal-entendidos, confusão e até conflitos internos.
Um exemplo clássico: trabalhar em uma equipe remota que luta para cumprir os prazos do projeto, porém sem estar em um ambiente onde não há transparência do gestor sobre as expectativas.
Como resultado, o projeto é prejudicado e a falta de organização entre o time é evidente.
Na prática, esse problema pode se manifestar de várias maneiras, como não compartilhar informações importantes com a equipe, não ser claro(a) sobre as expectativas ou não fornecer feedbacks regulares.
Para superá-lo, os líderes devem estabelecer canais de comunicação claros e garantir que todos os membros da equipe estejam cientes.
É essencial criar um ambiente onde os funcionários se sintam à vontade para fazer perguntas, expressar suas opiniões e fornecer feedbacks críticos e enriquecedores.
5.Gestão ineficaz
O gerenciamento ineficaz pode levar à baixa produtividade, perda de prazos e entre outras consequências.
Ele pode se manifestar de várias maneiras, como microgerenciamento, falta de delegação ou a recusa no fornecimento de instruções claras.
Um gestor que não ouve sua equipe ou não está disposto a se adaptar às mudanças, também pode contribuir para uma gestão ineficaz.
Para evitar situações assim, os líderes devem estabelecer metas e objetivos claros, encarregar tarefas e capacitar os membros da sua equipe.
Eles também devem criar um ambiente aberto e de apoio, onde os funcionários se sintam à vontade para sugerir melhorias.
6.Falta de dados e análises
Os dados são cruciais para tomar decisões informadas.
A falta de uma cultura que preze pelos dados pode levar a empresa para direções pouco lucrativas, bem como oportunidades perdidas e processos ineficientes.
Uma das maneiras de superar esse ponto crítico é criar uma política de dados no negócio.
Todos os responsáveis por coletar informações devem fornecer atualizações e relatórios regulares aos membros de sua equipe para mantê-los informados sobre o progresso e o desempenho da organização.
Assim, um gestor bem-informado pode identificar tendências, realizar previsões e otimizar processos.
7.Ausência de soluções integradas aos processos
Um dos maiores desafios na gestão é a falta de soluções integradas nos processos.
Quando as organizações usam apenas uma ferramenta ou software para gerenciar diversas operações e informações, muitas vezes encontram inconsistências e erros de dados, levando a uma perda de produtividade e aumento de custos.
Esse problema pode ser superado com a implementação de soluções integradas que agregue sistemas diferentes, processos e equipes, garantindo consistência e precisão dos dados.
É aqui que entram a Softline e a Microsoft, oferecendo uma variedade de soluções que podem ajudar as organizações a atingir esse nível de integração.
8.Falta de suporte e terceirização em TI
Outro problema comum na gestão é a falta de suporte e terceirização de TI.
Muitas organizações lutam para gerenciar sua infraestrutura de TI, resultando em tempo de inatividade, violações de segurança e perda de produtividade.
Esse problema pode ser superado com a parceria de um provedor experiente, como a Softline.
Possuímos uma ampla gama de serviços, incluindo suporte e terceirização de TI, para ajudar as empresas a otimizar sua infraestrutura tecnológica e melhorar sua segurança.
Com a ajuda da Softline, as organizações podem se concentrar em suas principais atividades de negócios, deixando o gerenciamento da sua infraestrutura para os nossos especialistas.
Caminhos e iniciativas de sucesso com a Softline
Identificar problemas e abordar os riscos de cibersegurança e de produtividade é crucial para o sucesso dos negócios em 2023.
Com o número crescente de ataques cibernéticos e a adoção de modelos de trabalho remoto e híbrido, é essencial ter uma compreensão sólida dos possíveis riscos e gatilhos para proteger o seu negócio e manter altos níveis de produtividade.
Felizmente, as empresas não precisam enfrentar esses desafios sozinhas.
Com a ajuda de parceiros de confiança, como a Softline, é possível contar com soluções tecnológicas e expertise especializada para identificar e reduzir riscos e problemas na gestão.
Do suporte e terceirização de TI às soluções de segurança cibernética e otimização de processos, a Softline se dedica a fornecer soluções sob medida para atender às necessidades exclusivas de cada cliente.
Se você está pronto para dar os primeiros passos rumo a uma gestão mais valiosa em 2023, estamos aqui para ajudar.
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