Satya Nadella acredita que o valor extraído da tecnologia permitirá que empresas redefinam seus modelos de negócio.
“Toda empresa se transformará em uma empresa digital”, enfatizou Satya Nadella. O CEO aproveitou a abertura do World Partner Conference 2016 para intensificar a mensagem (e as apostas) da Microsoft com relação à digitalização da economia.
O executivo observou que, cada vez mais, as companhias buscam novas formas de maximizar lucros, estreitar o relacionamento com seus clientes, otimizar operações e dar mais capacidade ao seus funcionários. A conjunção desses fatores, somada ao uso de TI, permite que redefinam a forma como fazem negócios.
Durante sua apresentação, ele aproveitou para reforçar os três pontos que tem direcionado a estratégia da fabricante de software: reinventar a produtividade, criar uma plataforma cloud inteligente e tornar a computação ainda mais pessoal.
“Tudo o que fizemos é para dar mais poder às organizações”, afirmou o CEO, discursando para uma audiência de 16 mil pessoas que acompanhavam sua palestra na abertura do WPC 2016, que começou na manhã dessa segunda-feira (11/07), em Toronto (Canadá).
Nadella projetou que, no movimento de transformação digital, o cliente assume uma posição ainda mais participativa na construção de soluções computacionais. “Veremos isso em empresas de todos os tamanhos, ao redor do mundo”, acrescentou.
Ele reforçou a ideia de que toda companhia terá ofertas de tecnologia. “É bom estar no mercado de fornecimento de TI enquanto o mundo se digitaliza”, adicionou, observando que, com a intensificação no uso de recursos, a tecnologia ajudará clientes e parceiros a criarem novas abordagens e, aí sim, haverá um grande impacto na geração de receitas em escala global.
O CEO indicou que a Microsoft trabalha para criar plataformas que ajudam empresas a conectarem ambientes distintos. Nessa linha, ressaltou a importância de produtos lançados recentemente, especialmente o Dynamics 365 (oferta que empacota o ERP e o CRM da provedora em um único serviço cloud) e o AppSource (markeplace que agrupará ferramentas desenvolvidas por parceiros).
De acordo com o executivo, a próxima fase nessa jornada digital será a de construir serviços mais inteligentes. “Vemos o surgimento de novas plataformas de conhecimento. A integração dessas tecnologias cognitivas com processos de negócio representa em uma nova fronteira para as corporações”, projetou.
Nadella acredita que o principal valor dessa revolução vivenciada pelo mundo está na capacidade das empresas usuárias transformarem as tecnologias em algo valioso para seus modelos de atuação. “Esperamos que eles a usem para criar a última milha da customização”, comentou.
Ao fim de seu keynote, o CEO da Microsoft chamou ao palco do WPC 2016 o chairman e CEO da General Electric, Jeff Immelt, para anunciar a inclusão de ferramentas de Internet das Coisas do Predix, da gigante industrial, no Azure.
Immelt aproveitou a ocasião para falar sobre o processo de transformação digital pelo qual passa a empresa que lidera. A companhia centenária, aliás, tem se posicionado como “case” para tratar de digitalização de negócios.
“Nosso processo começou em 2010 pois vimos que a natureza de nossos produtos estava mudando. E isso intensifica cada vez mais nos dias de hoje”, definiu o CEO da GE, destacando que esse movimento de mudança depende de reajuste de cultura, tecnologia e ecossistemas de inovação.
A Microsoft estima que há uma grande oportunidade para os parceiros que ajudarem seus clientes a embarcarem na onda da transformação digital. Segundo a companhia, canais hábeis para conduzirem esses esforços conseguem margens 20% maiores que a de seus competidores.
*O jornalista participa do World Partner Conference 2016, no Canadá, a convite da Microsoft.
Fonte: Computerword
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