Os serviços de terceirização de TI já são utilizados ativamente pela maioria das empresas modernas, uma vez que eles proporcionam uma oportunidade de
- concentrar-se ao máximo no processo de desenvolvimento do negócio;
- reduzir os custos administrativos;
- livrar-se da necessidade de entrar nas relações laborais mantendo ao mesmo tempo um elevado nível de serviço
A terceirização de TI é uma atribuição parcial ou total da responsabilidade de manter, prestar serviços de apoio e atualizar a infra-estrutura de TI à empresa especializada. Combina a presença de uma equipe completa de especialistas de TI altamente qualificados com um elevado nível de apoio especializado para soluções tão complexas como servidores, servidores terminais, aplicações de negócio, sistemas de gestão dos bancos de dados, PBX, correio empresarial.
Vantagens da terceirização dos serviços de TI:
- Redução dos custos de manutenção da infra-estrutura de TI.
- Aumento do desempenho e do nível de estabilidade dos sistemas de TI.
- Minimização dos tempos de paragem e, consequentemente, das perdas financeiras da empresa.
- Aumento da rentabilidade da empresa.
- Garantia de uma recuperação imediata após a resolução dos problemas.
- Trabalho exclusivamente com os profissionais.
- Sistema transparente de elaboração dos relatórios.
- Redução da base tributária.
- Aumento da atractividade do investimento.
- Redução da carga de administração do pessoal e da contabilidade.
- Redução dos riscos e custos.
- Oportunidade de evitar as disputas laborais, etc.
Terceirização funcional
Transferência de uma parte das funções do departamento de TI para manutenção da empresa de serviços. A terceirização funcional das tecnologias de informação combina a presença de especialistas de TI de nível médio no pessoal e apoio especializado qualificado das soluções complexas de TI - servidores, PBX, correio empresarial, servidores de terminais, aplicações de negócio, sistemas de gestão dos bancos de dados. Os preços do serviço dependem do conjunto de opções seleccionadas.
A terceirização dos serviços de sistema: manutenção dos serviços de sistema do cliente. Dentro dos limites deste serviço, os especialistas das empresas de terceirização efetuam a prevenção das falhas e supervisionam o trabalho dos principais serviços do cliente: correio electrónico, ficheiros, serviços web, serviços de segurança da informação, serviços de rede, recuperação dos dados, etc., bem como resolvem os problemas relacionados com o funcionamento das tecnologias de informação.
A terceirização complexa da infra-estrutura de TI: gestão e apoio dos sistemas operativos, aplicações de escritório, apoio de equipamento de escritório e outras tarefas relacionadas com as tecnologias de informação. Este tipo de terceirização é adequado principalmente para pequenas empresas. Os especialistas de TI efetuam um acompanhamento diário dos serviços principais da empresa, se for necessário realizam as visitas preventivas ao local de trabalho do cliente, e as atividades restantes são realizadas de modo remoto com utilização do acesso remoto.