Em um cenário de alta competitividade como o atual, onde novos negócios surgem o tempo todo, é importante adotar estratégias de mercado que garantam seu bom desempenho e crescimento empresarial. Nos últimos anos, organizações de vários setores passaram a buscar a inovação como principal foco dessas estratégias. O investimento em TI é considerado um catalisador, que cria um ambiente operacional que incentiva a busca por novas ideias e serviços mais eficientes e dinâmicos.
Em longo prazo, a tecnologia pode auxiliar a empresa a gerar crescimento por meio de ganhos em competitividade e produtividade. Alinhado às novas formas de entender o mercado, o uso de diferentes soluções otimiza todos os processos da organização e garante mais flexibilidade para lidar com mudanças e desafios.
Pensando nisso, listamos abaixo 10 estratégias usadas para inovar e gerar crescimento empresarial com a ajuda da tecnologia. Confira!
1. Investir em softwares de gestão integrada
Ter bons processos de gestão é fundamental para que a empresa possa ter um fluxo de trabalho mais ágil e com mais espaço para seus profissionais inovarem. É importante adotar ferramentas que tornem a rotina de trabalho de todos os profissionais mais simples e com menos “gargalos” operacionais. Dessa maneira, todos os colaboradores terão mais tempo para investir em projetos que buscam novas formas de executar os serviços do empreendimento, inovando e melhorando sua qualidade.
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Nesse sentido, podemos destacar o investimento em softwares de gestão integrada como uma alternativa para empresas que querem criar uma rotina de trabalho com maior agilidade e dados mais precisos. Também chamadas de ERPs (Enterprise Resource Planning), essas ferramentas funcionam como um concentrador de dados corporativos, como as vendas, o controle de estoque e o histórico de transações financeiras.
Ao funcionar como um hub de dados confiáveis, os profissionais contarão com uma plataforma integrada e unificada para executar os seus projetos e processos de tomada de decisão. Como consequência, os investimentos terão um ROI mais amplo, gerando receitas maiores em médio e longo prazo.
2. Adotar ferramentas de cloud storage
Contar com times que trabalhem de forma integrada é crucial para que o negócio possa ter um crescimento empresarial baseado em alta colaboração e capacidade de inovação. Quando as pessoas atuam lado a lado, elas tendem a buscar novas formas de solucionar problemas e fluxos de trabalho mais dinâmicos e flexíveis.
Para que haja esse ambiente corporativo, a empresa pode investir em soluções de cloud storage. Assim, cada equipe poderá criar formas de compartilhamento de dados e troca de informações em segurança. Esse sistema pode ser utilizado internamente ou mesmo com equipes e parceiros comerciais, facilitando o intercâmbio de ideias entre pessoas.
Vale destacar também que o uso de ferramentas de cloud storage para troca de arquivos, como as disponíveis em suítes de aplicativos como a Microsoft Office 365, torna o ambiente de TI da empresa mais seguro e confiável. O uso de anexos em e-mail pode ser reduzido, diminuindo as chances de um arquivo ser infectado ou corrompido. Além disso, o controle sobre o acesso à informação será fortalecido.
3. Utilizar o Big Data nos processos de análise de dados
Os processos de análise de dados são cruciais para que as empresas possam prever tendências de mercado e otimizar as suas estratégias de vendas e campanhas de marketing.
Levantando informações por meio de pesquisas, histórico de vendas e outras fontes, os analistas podem avaliar como um produto foi recebido pelo mercado, qual o seu possível impacto nas receitas do negócio e os pontos que necessitam de melhoria. Assim, modificações podem ser feitas com vistas a uma maior eficiência ou competitividade.
Com a popularização das redes sociais, a quantidade de dados disponíveis para análise cresceu consideravelmente. E, para que a coleta, classificação, processamento e análise de registros possam ser feitos com precisão, os profissionais devem utilizar ferramentas de Big Data.
Essas ferramentas trabalham com algoritmos complexos, que analisam dados por meio de técnicas de estatística, ranqueamento e análise de informações, de forma a definir padrões com agilidade.
Bem implementado, o Big Data torna-se uma ferramenta estratégica valiosa. Produtos e serviços terão o seu impacto analisado com maior precisão e com o auxílio de novas fontes de informação. Assim, a empresa pode criar ferramentas adequadas à sua necessidade, que se antecipem às principais tendências do mercado e sejam competitivas.
4. Contar com plataformas de marketing digital
Continuando com o tema marketing, existem soluções no mercado focadas na automação e otimização dos processos dessa área, principalmente, para as estratégias no campo digital.
Essas plataformas apresentam funcionalidades que permitem a gestão, criação e acompanhamento de campanhas completas no meio online. É possível programar publicações nas redes sociais, enviar e-mails para os consumidores, comprar mídia e gerir canais digitais, tudo dentro de um mesmo ambiente.
O uso de uma solução de marketing digital permite que o time trabalhe de forma integrada e mantenha os dados coletados no mesmo local. Normalmente, as plataformas apresentam dashboards que ajudam a compreender os resultados obtidos e formar relatórios para serem usados em momentos importantes, como apresentações para outras áreas da empresa.
Além disso, no longo prazo, os resultados tendem a aumentar, garantindo mais lucratividade para a empresa. Isso acontece porque as plataformas coletam dados que podem ser usados para otimizar decisões, facilitando investimentos nas estratégias que trazem maior retorno.
5. Investir em ferramentas de recrutamento
Uma das maiores tendências entre as empresas é o reconhecimento da importância de contratar profissionais qualificados para suas organizações. Normalmente, os melhores talentos do mercado são altamente disputados e qualquer erro no processo de recrutamento pode fazer com que ele desista da empresa ou que ela não o encontre.
Por isso, muitas organizações estão adotando ferramentas focadas em recrutamento e seleção de talentos. Essas soluções usam diferentes tecnologias para avaliar perfis, criar vagas e divulgá-las em diferentes canais para cada empresa.
Modelos mais avançados usam análise de Big Data dos próprios funcionários da organização para desenhar modelos de avaliação que reconhecem profissionais com alto fit cultural para a empresa. Essa prática reduz as chances de insatisfação no ambiente do trabalho e, consequentemente, a taxa de turnover.
Os dados também são usados para procurar por candidatos nos mais diversos canais online. Dessa forma, a empresa deixa de investir em locais onde o perfil ideal de funcionário não se encontra. As vagas são expostas apenas para os candidatos que fazem sentido, evitando a contratação de profissionais não qualificados.
Assim como muitas plataformas atuais, esse tipo de solução pode ser adquirido no modelo SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço, em tradução literal). Além de ser fácil de usar, o sistema fica disponível online, permitindo maior mobilidade para o time.
6. Contratar soluções de gestão interna dos funcionários
Com processos de recrutamento automatizados, o time de RH tem mais tempo para focar o ambiente interno, garantindo que os talentos já contratados se mantenham motivados e produtivos. Além de manter os resultados de forma constante, os custos de perder esses profissionais são eliminados.
Assim como no item anterior, existem soluções tecnológicas focadas nas atividades de gestão dos profissionais. Esses sistemas fazem avaliação do ambiente de trabalho, satisfação dos colaboradores e nível de desempenho. Usando tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, elas identificam quais profissionais precisam de treinamentos e incentivos para aumentar a produtividade.
A adoção desse tipo de solução otimiza os gastos feitos no ambiente interno da organização, garantindo que as capacitações e ações realizadas sejam realmente necessárias e importantes para aumentar os resultados do negócio. No longo prazo, isso resulta em uma taxa maior de retorno sobre os investimentos feitos pela área de Recursos Humanos do negócio. Os funcionários se mantém motivados e a produtividade alta.
7. Usar chatbots para processos internos e externos
Empresas muito grandes tendem a ter dificuldades de comunicação entre funcionários, especialmente, em momentos de dúvidas nos quais é necessário suporte interno para seguir um procedimento. Para solucionar esse problema, chatbots são muito eficientes.
Usando tecnologia de IA (Inteligência Artificial) como base, esse sistema oferece um chat inteligente para os funcionários, onde eles podem tirar suas próprias dúvidas e receber respostas padrões de instrução. O mecanismo aprende com suas experiências e os resultados são cada vez melhores.
Os chatbots também podem ser usados de forma externa, fazendo parte dos canais de atendimento ao cliente. Muitas organizações estão adotando essa tecnologia para solucionar a alta demanda por contato entre consumidores e empresa, reduzindo os custos e insatisfações desse processo.
Ao adotar um chatbot para fazer atendimento, o negócio não precisa de uma rede extensa de funcionários para essa função, mantendo atendentes apenas para lidar com os procedimentos mais complexos, ou seja, parte do investimento em pessoal é eliminado. Além disso, a plataforma pode funcionar durante 24 horas por dia e sete dias por semana, permitindo que o cliente faça contato em qualquer momento.
O tempo de atendimento também tende a ser menor, uma vez que o programa já está preparado para identificar a melhor solução para o cliente em apenas alguns segundos. Dessa forma, as chances de alguém abandonar o contato por espera são muito baixas.
8. Adotar estratégias de IoT para otimizar processos
O uso de dados para tomada de decisão é uma das grandes apostas das empresas para o aumento das vendas, otimização de processos, conquista de consumidores e geração de crescimento empresarial. Porém, muitas delas deixam de aproveitar o grande número de informações provenientes de dispositivos IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas).
Acontece que esses dispositivos captam informações e as transmitem para sistemas de gestão de dados via internet. Eles podem ser usados em diversos objetos, desde os mais simples, como lâmpadas e janelas que funcionam de forma inteligente, até maquinário de produção e galpões logísticos capazes de funcionar de forma autônoma.
Essa tecnologia é a base do conceito da Indústria 4.0, que aponta a criação de fábricas inteligentes, em que toda a linha de produção e distribuição de um negócio é feita de forma autônoma por dispositivos IoT. Esse sistema é capaz de prever e identificar erros sem auxílio de uma pessoa, bem como se adaptar a diferentes cenários de produção.
Para isso, os dispositivos coletam e analisam os dados de produção com uso de sensores em todo o processo. Isso é feito de forma automática e constante, gerando informações valiosas para a tomada de decisão e garantindo mais eficiência e competitividade para a empresa.
9. Buscar o crescimento empresarial com o auxílio de rotinas de trabalho mais flexíveis
Ao longo dos últimos anos, várias empresas adotaram rotinas de trabalho mais flexíveis para tornarem os seus processos mais eficientes e dinâmicos. Isso foi possível com o auxílio de ferramentas de computação na nuvem e melhorias nos protocolos de segurança utilizados por empreendimentos para troca de informações.
A adoção de rotinas como as de home office e BYOD (sigla para Bring Your Own Device, ou “traga o seu próprio dispositivo”, em tradução livre) deixaram de ser um sinônimo de queda de produtividade para se tornarem uma fonte de inovação e competitividade.
Ao permitir que funcionários tragam os seus aparelhos para o ambiente de trabalho, a empresa terá uma infraestrutura de TI mais atualizada e colaboradores mais satisfeitos e engajados. A economia com investimentos na troca de computadores dará uma margem de ação maior para que a empresa possa investir em novas tecnologias e estratégias mais ousadas.
Inclusive, por terem um ambiente de trabalho que atende melhor às suas necessidades, os colaboradores conseguirão buscar novas formas de executar atividades com mais facilidade.
Assim como os regimes de home office, que trazem benefícios semelhantes, o BYOD depende da computação na nuvem para ser adotado com segurança e sem comprometer a performance do negócio. Por meio de ferramentas como o Microsoft Office 365, os profissionais poderão atuar em um ambiente integrado, independentemente do local em que se encontrarem.
Enquanto criam apresentações, projetos e documentos, outras pessoas podem realizar sugestões e discutir o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços mais eficientes e dinâmicos.
10. Começar agora
O investimento em TI deve ser visto como uma estratégia de mercado que torna rotinas mais ágeis e efetivas. Por isso, quanto antes a gestão focar a adoção de soluções tecnológicas, melhor para o crescimento empresarial do negócio.
Por meio de soluções de cloud computing, empresas podem reduzir custos e integrar os seus times. Já ferramentas de gestão e Big Data permitem uma análise dinâmica dos dados do empreendimento e como eles se relacionam com vários fatores do mercado.
Assim, todo o negócio consegue criar rotinas mais arrojadas e capazes de gerar um maior crescimento empresarial em médio e longo prazo. O time trabalha de forma integrada e flexível, sendo preparado para lidar e buscar inovações que superam os desafios do mercado.
Use essas dicas para garantir o crescimento empresarial do negócio com mais eficiência. E, se quiser se manter atualizado, não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como este no seu e-mail!