Mesmo que você não queira consumir soluções de TI, como decisor, é preciso estar pelo menos ambientado às novidades do mercado. Nesse contexto, um de seus principais compromissos é entender o significado de Big Data. Cada vez mais popular e necessário, mas ainda pouco compreendido, o uso desse conceito no dia a dia das organizações é fundamental para o sucesso de uma grande variedade de negócios. E qual seria a razão disso? Graças ao Big Data, é possível conhecer os consumidores de maneira ampla e profunda, incluindo seus comportamentos e suas preferências. O ponto a destacar, nesse caso, é o seu valor estratégico, já que influencia diretamente na criação das campanhas de marketing, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços e também nas formas de comunicação com o público. Em outras palavras, suas tomadas de decisão se tornarão mais fáceis e certeiras, contribuindo, desse modo, para o crescimento da empresa. Ficou curioso em saber mais sobre o assunto? Apresentaremos a seguir o significado de Big Data, por que ele é tão importante e quais são as suas aplicações. Se deseja aumentar as suas vendas, otimizar os resultados da sua empresa e se destacar perante aconcorrência, continue a leitura!
Afinal, o que é Big Data?
Começaremos então pelo significado de Big Data, descrito como a grande quantidade de dados (estruturados ou não) que o mercado consumidor está gerando a cada segundo. Esse é o motivo pelo qual o termo se tornou tão difundido, mais especificamente devido à importância dessas informações para o desenvolvimento de todos os setores da economia (indústria, comércio e serviços), públicos e privados. Por essa razão, a ideia pode ser compreendida como a análise de enormes volumes de dados para a obtenção de resultados que, em porções menores, seriam difíceis de se alcançar. Para que seja possível estudá-los, existem ferramentas específicas e preparadas para lidar não apenas com essa amplitude, mas também para encontrar, analisar e aproveitar qualquer informação que possa ser útil ao negócio. Aliás, é isso o que realmente importa!
Os 5 “Vs” do Big Data
No intuito de deixá-lo mais claro, alguns especialistas da área contemplaram ao conceito de Big Data os cinco “Vs”: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. O volume, como já mencionamos, se refere unicamente à expressiva quantidade de dados. A velocidade corresponde ao tratamento das informações, que deve ser feito em tempo hábil, às vezes real. Em relação à variedade, quanto maior ela for, mais complexo será o trabalho de análise. No entanto, com mais dados e mais fontes de aquisição, maiores serão as possibilidades no que diz respeito à geração de conhecimento. A veracidade aponta o fato de que o conjunto “volume, velocidade e variedade” de nada adiantará se as informações não forem confiáveis. Por fim, o último dos “Vs”, o valor, estabelece que se você direcionar os seus esforços para conceber um dado que pouco serve, a abordagem do Big Data se mostrará inviável.
Quais são os tipos de Big Data?
Social Data
Dados oriundos de pessoas e que apontam os seus comportamentos na internet: a forma com que elas fazem pesquisas no Google, o que estão buscando e como usam as redes sociais são alguns dos exemplos.
Enterprise Data
Dados gerados por empresas, incluindo os que envolvem os recursos humanos, as operações e o financeiro. Boa parte delas nem mesmo os analisa, porém, é o que deveria ser feito: conhecê-los mais a fundo é essencial para medir a produtividade das equipes e descobrir algumas falhas.
Personal Data
Dados obtidos por meio de dispositivos e equipamentos eletrônicos (Internet das Coisas), como carros, TVs e eletrodomésticos.
Por que ele é tão importante para as empresas?
Agora que você já sabe qual o significado de Big Data, mostraremos o porquê da sua importância no ambiente organizacional. A primeira observação que fazemos é que a sua concepção não gira em torno do volume de dados, mas, sim, do modo como você os utiliza. Nesse sentido, as informações reunidas pelas ferramentas de analytics podem lhe ajudar a:
- reduzir os custos;
- otimizar o tempo e a produtividade;
- melhorar os serviços oferecidos;
- desenvolver novos produtos;
- aumentar as vendas;
- tomar decisões mais inteligentes.
Para facilitar a sua compreensão, saiba que aliar o Big Data às suas soluções de análise permitirá:
descobrir a causa raiz das falhas e dos defeitos;
criar estratégias de venda e de atendimento com base nos hábitos de consumo dos próprios clientes;
detectar procedimentos problemáticos antes que eles cheguem a afetar a sua empresa;
recalcular carteiras de risco.
Quais são as suas aplicações para o negócio?
Para concluir, não poderíamos deixar de elucidar algumas de suas aplicações para o negócio, que incluem as áreas de:
Marketing
Um dos campos que mais tem a ganhar como o Big Data é o marketing, com a obtenção de índices econômicos, dados geográficos e demográficos, dos concorrentes e também dos conteúdos gerados pelos consumidores. Com isso, você será capaz de:
- segmentar o mercado de acordo com diferentes perfis ou características;
- potencializar a alocação dos recursos em publicidade;
- encontrar novos nichos;
- aprimorar o desempenho da marca;
- identificar as tendências.
Produção
Engana-se quem pensa que a cadeia de produção não pode ser beneficiada, pois, sim, ela pode. Aqui, os dados serão recolhidos nos sistemas de gestão (ERPs) e no mercado produtivo em questão, para, então, serem comparados entre si. Esse comparativo tende a contribuir para:
- a otimização da produção em relação às vendas;
- a diminuição do tempo e da quantidade de estocagem;
- o controle de qualidade.
Recrutamento
Outro aspecto que vale ser mencionado é o recrutamento, parte dos Recursos Humanos. Nesse espaço, o cadastro das pessoas somado às informações de mídias como Facebook e LinkedIn facilitarão a avaliação e a escolha dos candidatos. Após termos visto a variedade de vantagens que o uso de Big Data pode oferecer à sua empresa, lembre-se sempre: se você souber o que clientes e funcionários estão fazendo atualmente, você conseguirá se antecipar ao futuro e, assim, implementar as mudanças necessárias para que os seus objetivos sejam alcançados. Gostou do post? Esperamos que com este conteúdo você tenha compreendido o significado de Big Data. Se quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, siga e acompanhe as nossas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, Twitter e YouTube.