Nos últimos anos, empresas de vários setores passaram a buscar a inovação como estratégia de mercado e otimização de processos. Nesse cenário, o investimento em TI pode ser visto como um catalizador, criando um ambiente operacional que incentiva a busca por novas ideias e serviços mais eficientes e dinâmicos.
A longo prazo, a tecnologia pode auxiliar a empresa a gerar crescimento por meio de ganhos em competitividade e produtividade. Quer saber como isso é possível? Então veja nossas dicas das melhores estratégias para inovar e atrair novos clientes!
1. Investir em softwares de gestão integrada
Possuir bons processos de gestão é fundamental para que a empresa possa ter um fluxo de trabalho mais ágil e com mais espaço para seus profissionais inovarem.
É importante adotar ferramentas que tornem a rotina de trabalho de todos os profissionais mais simples e com menos “gargalos” operacionais. Dessa maneira, todos os colaboradores terão mais tempo para investir em projetos que buscam novas formas de executar os serviços do empreendimento, inovando e melhorando sua qualidade.
Nesse sentido, podemos destacar o investimento em softwares de gestão integrada como uma alternativa para empresas que querem criar uma rotina de trabalho com maior agilidade e dados mais precisos. Também chamadas de ERPs, essas ferramentas funcionam como um concentrador de dados corporativos, como as vendas, o controle de estoque e o histórico de transações financeiras.
Ao funcionar com um hub de dados confiáveis, profissionais contarão com uma plataforma integrada e unificada para executar os seus projetos e processos de tomada de decisão. Como consequência, os investimentos terão um ROI mais amplo, gerando receitas maiores a médio e longo prazo.
2. Adotar ferramentas de cloud storage
Possuir times que trabalhem de forma integrada é crucial para que o negócio possa ter um crescimento empresarial baseado em alta colaboração e capacidade de inovação. Quando pessoas atuam lado a lado, elas tendem a buscar novas formas de solucionar problemas e fluxos de trabalho mais dinâmicos e flexíveis.
Para que haja esse ambiente corporativo, a empresa pode investir em soluções de cloud storage. Assim, cada equipe poderá criar formas de compartilhamento de dados e troca de informações em segurança. Esse sistema pode ser utilizado internamente ou mesmo com equipes e parceiros comerciais, facilitando o intercâmbio de ideias entre pessoas.
Vale destacar, também, que o uso de ferramentas de cloud storage para troca de arquivos, como as disponíveis em suítes de aplicativos como a Microsoft Office 365, torna o ambiente de TI da empresa mais seguro e confiável.
O uso de anexos em e-mail pode ser reduzido, diminuindo as chances de um arquivo ser infectado ou corrompido. Além disso, o controle sobre o acesso à informação será fortalecido.
3. Utilizar o Big Data nos processos de análise de dados
Os processos de análise de dados são cruciais para que as empresas possam prever tendências de mercado e otimizar as suas estratégias de vendas e campanhas de marketing.
Levantando informações por meio de pesquisas, histórico de vendas e outras fontes, analistas podem avaliar como um produto foi recebido pelo mercado, qual o seu possível impacto nas receitas do negócio e os pontos que necessitam de melhoria. Assim, modificações podem ser feitas com vistas a uma maior eficiência ou competitividade.
Com a popularização das redes sociais, a quantidade de dados disponíveis para análise cresceu consideravelmente. E para que a coleta, classificação, processamento e análise de registros possam ser feitos com precisão, os profissionais devem utilizar ferramentas de Big Data.
Essas ferramentas trabalham com algoritmos complexos, que analisam dados através de técnicas de estatística, ranqueamento e análise de informações, de forma a definir padrões com agilidade.
Bem implementado, o Big Data torna-se uma ferramenta estratégica valiosa. Produtos e serviços terão o seu impacto analisado com maior precisão e com o auxílio de novas fontes de informação. Assim, a empresa pode criar ferramentas adequadas à sua necessidade, que se antecipem às principais tendências do mercado e sejam competitivas.
4. Buscar o crescimento empresarial com o auxílio de rotinas de trabalho mais flexíveis
Ao longo dos últimos anos, várias empresas adotaram rotinas de trabalho mais flexíveis para tornar os seus processos mais eficientes e dinâmicos. Isso foi possível com o auxílio de ferramentas de computação na nuvem e melhorias nos protocolos de segurança utilizado por empreendimentos para troca de informações.
A adoção de rotinas como as de home office e BYOD (sigla para Bring Your Own Device, ou “traga o seu próprio dispositivo”, em tradução livre) deixaram de ser um sinônimo de queda de produtividade para tornar-se uma fonte de inovação e competitividade.
Ao permitir que funcionários tragam os seus aparelhos para o ambiente de trabalho, a empresa terá uma infraestrutura de TI mais atualizada e colaboradores mais satisfeitos e engajados. A economia com investimentos na troca de computadores dará uma margem de ação maior para que a empresa possa investir em novas tecnologias e estratégias mais ousadas.
E, por possuírem um ambiente de trabalho que atende melhor às suas necessidades, os colaboradores conseguirão buscar novas formas de executar atividades com mais facilidade.
Assim como os regimes de home office, que trazem benefícios semelhantes, o BYOD depende da computação na nuvem para ser adotado com segurança e sem comprometer a performance do negócio. Por meio de ferramentas como o Microsoft Office 365, profissionais poderão atuar em um ambiente integrado independentemente do local em que se encontrarem.
Enquanto criam apresentações, projetos e documentos, outras pessoas podem realizar sugestões e discutir o desenvolvimento de novas ferramentas e serviços mais eficientes e dinâmicos.
O investimento em TI deve ser visto como uma estratégia de mercado que torna rotinas mais ágeis e assertivas. Por meio de soluções de cloud computing, empresas podem reduzir custos e integrar os seus times.
Já ferramentas de gestão e Big Data, permitem uma análise dinâmica dos dados do empreendimento e como eles se relacionam com vários fatores do mercado. Assim, todo o negócio consegue criar rotinas mais arrojadas e capazes de gerar um maior crescimento empresarial em médio e longo prazo.
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