Ao longo dos últimos anos, várias empresas estão adotando a computação na nuvem para reduzir custos e tornar os seus serviços mais eficientes. Por meio de ferramentas baseadas no modelo SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço, em tradução livre), o custo de licenciamento de sistemas é reduzido e, assim, a empresa pode direcionar melhor os seus recursos e investir na geração de novos serviços.
Nesse cenário, duas ferramentas se destacam pela capacidade de otimizar rotinas e melhorar a mobilidade operacional de profissionais. A G Suite, do Google, e o Office 365 for Business, da Microsoft, são líderes no mercado de aplicativos de escritório baseados na nuvem. Se você quer saber como o uso dos dois afeta os seus negócios, veja o nosso post abaixo!
Principais características do Microsoft Office 365 for Business
A suíte de aplicativos Office é um dos pacotes de software de escritório mais famosos do mundo. Ao longo dos anos, a Microsoft reinventou as suas ferramentas para que se adequassem às demandas do mercado e permitissem a criação de planilhas, documentos de texto e apresentações ricas em conteúdo. Nesse cenário, a criação de uma versão voltada para o uso na nuvem pode ser considerada uma das maiores mudanças vistas recentemente.
Chamada de Microsoft Office 365 for Business, essa versão é voltada para o ambiente corporativo e inclui um conjunto de aplicativos que podem tornar o dia a dia de profissionais mais ágil, simples e prático. O pacote de aplicativos inclui programas como o Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Publisher. Eles estarão disponíveis na nuvem, por meio da página oficial do serviço, ou em aplicativos mobile e desktop. Vale destacar, também, que o Skype for Business torna comunicações mais simples e ágeis.
Com o OneNote, é possível capturar ideias em qualquer lugar, usando uma caneta, teclado ou tela touchscreen. Já a integração do Word com arquivos PDF, torna documentos de texto mais ricos e envolventes. E por meio do Publisher, materiais de marketing terão um impacto maior na capacidade do negócio gerar receitas.
A integração com o Microsoft OneDrive for Business disponibiliza 1 TB de espaço de armazenamento para cada usuário. Ele poderá ser usado para envio e recebimento de arquivos com segurança e para a realização de trabalhos colaborativos. Além disso, profissionais poderão verificar informações em qualquer lugar, bastando apenas uma conexão de rede.
O investimento em performance e segurança digital realizado pela Microsoft ao longo dos últimos anos tornou o Office 365 for Business uma das ferramentas mais seguras e confiáveis do mercado. Além da disponibilidade mínima de 99,9% garantida pelo SLA (Service Level Agreement ou, em português, Acordo de Nível de Serviço), a empresa criou um conjunto de medidas de segurança que impedem o acesso não autorizado aos dados do usuário, que vão além do uso de autenticação de dois passos.
A migração para o Microsoft Office 365 é simples e ágil. Ele pode ser instalado como um programa normal e novas licenças podem ser contratadas com apenas um clique. Além disso, a gestão das credenciais e permissões de usuário podem ser feitas pelo gestor de TI diretamente no Active Directory, tornando seu trabalho mais simples e preciso. E em caso de dúvidas ou problemas, é possível acionar o suporte por meio do telefone ou plataformas de contato online.
Para garantir que a ferramenta seja utilizada da melhor forma possível, a Microsoft disponibiliza o FastTrack for Office 365. Esse serviço possui um conjunto de boas práticas, ferramentas e recursos para que o gestor de TI consiga encontrar a melhor forma de configurar a experiência do usuário com o Office 365, maximizando o retorno do investimento. Consequentemente, a migração para as novas ferramentas será feita com agilidade e segurança.
O Microsoft Office 365 está disponível para empresas com até 300 usuários. Caso o negócio precise de um número maior de licenças, outros planos podem ser contratados, como o Enterprise (que possui mais funções e recursos avançados). O modelo de assinatura inclui pagamentos mensais e anuais, sendo que o plano anual tem a melhor relação custo/benefício.
Principais características da G Suite
Antigo Google Apps for Works, o G Suite é a suíte de aplicativos de escritório da empresa que desenvolveu o buscador mais famoso do mundo. Ele é composto por aplicativos de comunicação, armazenamento e criação de documentos. Assim como o Microsoft Office 365, é possível contratar o G Suite por meio de assinaturas que variam conforme o número de usuários.
Quem utiliza a G Suite possui acesso a uma versão do Gmail sem publicidade, 30 GB de espaço para armazenamento e compatibilidade com domínios privados. A comunicação poderá ser feita por meio do Hangouts, que é acessível via web e aplicativos mobile. Além disso, o Google Drive disponibiliza 30 GB de espaço gratuito para armazenamento, que podem ser ampliados com o pagamento de taxas adicionais.
Além de criar slides, documentos de texto e planilhas online em uma plataforma colaborativa, o usuário também será capaz de criar formulários de pesquisa e sites com agilidade e segurança. E caso seja necessário, profissionais conseguirão compartilhar todos esses documentos com alguns cliques para parceiros comerciais e clientes.
Qual deles é o melhor?
A G Suite e o Microsoft Office 365 apresentam várias semelhanças, o que pode tornar a escolha entre uma dessas ferramentas algo complicado. Ambos permitem a edição de documentos online, estão integrados a serviços de comunicação corporativa e possuem suporte para o envio e recebimento de e-mails com agilidade e segurança.
As ferramentas de administração dão um amplo controle para o gestor de TI, que conseguirá criar e distribuir novas contas de usuário com facilidade. Além disso, os planos podem ser adaptados às necessidades do negócio com uma grande flexibilidade.
Vale destacar, no entanto, as diferenças de cada serviço. Ao contrário da G Suite, os aplicativos da Microsoft podem ser utilizados tanto online quanto offline. Isso irá diminuir drasticamente o impacto que uma queda na conexão de rede pode causar na produtividade profissional.
O plano básico da Microsoft disponibiliza um espaço maior para armazenamento de dados no OneDrive, que é totalmente integrado ao Microsoft Office. E caso a empresa possua smartphones com o Windows 10 ou Windows Phone 8/8.1, a edição de documentos será feita nativamente, ao contrário da G Suite, que disponibiliza aplicativos mobile apenas para Android e iOS.
Diante de todos esses fatores, o gestor de TI deve verificar quais são as necessidades do negócio e avaliar qual dessas soluções se adaptam melhor ao perfil da empresa.
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