Você já pensou em investir em backup na sua empresa? O que pode parecer assunto só da TI é hoje um aspecto fundamental de operação para garantir o sucesso no mercado.
Neste artigo, vamos convencê-lo disso. Leia e entenda qual é a importância da proteção de dados em um negócio transformado digitalmente, como escolher um serviço de qualidade e, principalmente, por que você deve apostar nessa tecnologia!
A importância da qualidade e performance em backups
Quando pensamos em backups no mundo corporativo, é natural que nossa mente vá direto para recursos tecnológicos que só surgiram nas últimas décadas dentro das empresas.
É por isso que muitos gestores acabam deixando a solução de lado, por julgarem ser um luxo ou um gasto desnecessário.
Mas a verdade é que o backup sempre foi uma parte importante no gerenciamento de dados de um negócio. Mesmo antes da criação dos computadores, existia o papel carbono, a máquina de xerox, os arquivos duplicados.
Talvez, naquela época, os administradores tomassem ainda mais cuidado com a cópia de seus documentos importantes pela noção física de que eles poderiam ser perdidos — para o fogo, para a água, para o lixo.
Por que, então, muitos ainda têm dificuldade de repassar esses cuidados para as informações digitais?
Arquivos nos computadores estão sujeitos aos mesmos riscos: roubo de dados, vazamentos, corrompimento de HD, alterações inadequadas, só para citar alguns dos problemas. Portanto, é preciso trazer essa mesma preocupação para os dias atuais, em que a transformação digital é tão importante para o negócio.
Do mesmo jeito que as técnicas de cópia física melhoraram muito do carbono ao xerox, os backups também estão cada vez mais eficientes.
A nossa ideia neste artigo é mostrar por que é tão importante ficar de olho no avanço da tecnologia e investir em qualidade na hora de estruturar um sistema de backup. Continue a leitura para conferir!
As 5 razões para investir em backup
Então vamos ao que interessa: por que investir em backup? Nós preparamos uma lista que leva em conta esse novo momento do mercado, com muita preocupação em otimização de processos, eficiência de custos e flexibilidade de estratégias. Veja:
1. Segurança
Não podemos começar por outro tópico que não seja a segurança. Hoje, ter proteção efetiva para os dados da empresa é uma questão de sobrevivência no mercado: a perda de informações relevantes ao negócio pode prejudicar a operação, e o vazamento levar a uma quebra de confiança irreversível perante o público.
Geralmente, o backup de dados é feito em um ambiente separado dos arquivos originais, o que garante a sua preservação mesmo que haja qualquer comprometimento ao sistema.
Em serviços de qualidade, essas informações são recuperadas em minutos, e desastres podem ser revertidos antes mesmo de provocarem a paralisação da empresa. Em caso de ataques externos, é possível apagar informações vulneráveis antes que sejam alcançadas, com a certeza que suas cópias estão seguras em outro lugar.
2. Disponibilidade
Essa flexibilidade é muito importante para os benefícios de um backup de qualidade. Quando o sistema é bem gerenciado e estruturado (principalmente na nuvem), arquivos importantes para a empresa se tornam acessíveis de qualquer lugar, a qualquer hora.
Além da mobilidade que esse fator traz para a empresa (você pode visualizar e gerir o negócio de onde estiver), todos os aspectos-chave da administração e operação ficam disponíveis para todos os colaboradores envolvidos — que podem aumentar a produtividade tendo noção maior de cada papel na entrega como um todo.
E essa disponibilidade ainda se estende ao cliente. Com uma recuperação rápida no caso de comprometimentos, bastam minutos para que seu produto, serviço ou canal de atendimento volte ao ar.
3. Otimização do tempo
Hoje, a busca maior das empresas que investem nessa tecnologia é por automação e rotinas estruturadas de backup. É um ganho em eficiência e tempo que só pode ser adquirido com um serviço de qualidade.
Com a nuvem, os bons provedores oferecem gerenciamento e execução de backups em períodos curtos (muitas vezes em tempo real), sem necessidade de intervenção humana. A empresa garante seus dados sempre protegidos enquanto a TI fica livre para pensar estrategicamente em maneiras de aplicar mais tecnologia ao negócio.
4. Redução de custos
Uma máxima do mundo corporativo diz que tempo é dinheiro — portanto, otimizar seu tempo gera economia. Mas não é só aí que você ganha na redução de custos.
Vários gastos, principalmente imprevistos, estão atrelados ao mau gerenciamento de dados. Rotinas não automatizadas de backup costumam exigir funcionários a mais. Já o comprometimento de informações tende a gerar custos para controle de danos, e um sistema fora do ar por muito tempo pode atrapalhar a produção.
Via de regra, todo sistema bem estruturado gasta menos. Um backup de qualidade é um dos pontos que você precisa considerar em seu aporte tecnológico para maximizar essa economia.
5. Controle na gestão
Estrutura, organização, previsibilidade, disponibilidade: são muitos os ganhos que um sistema de backup bem implementado traz para a gestão administrativa e financeira.
Dados seguros dão tranquilidade para que os diretores e gerentes foquem em produtividade. Rotinas automatizadas tiram esse peso de tarefas operacionais e abrem espaço para novos cargos estratégicos.
E não é só isso! Um histórico de modificações dos arquivos copiados se torna uma fonte muito confiável e padronizada da evolução de dados produtivos, indicadores de performance e alterações em documentos.
Quando o backup está integrado a um sistema de gestão eficiente, todo esse controle se transforma em poder nas mãos de um bom gestor.
Como investir em backup de qualidade
Todas essas razões que listamos não apenas tornam o backup uma necessidade, como também um excelente investimento devido ao retorno que traz. Então, é hora de começar a pensar no modelo perfeito para a sua empresa.
O backup pode ser feito de várias formas. A escolha básica inicial é se ele será local ou em cloud computing. A partir daí, é preciso selecionar o modelo mais adequado, como nuvem privada ou pública, servidores internos ou infraestrutura alugada etc.
O mais importante, além de encontrar um modelo que dê mais segurança e produtividade para a sua empresa, é escolher um provedor de tecnologia confiável e um serviço de qualidade que entregue todas as vantagens citadas neste texto.
Para não errar, comece buscando empresas que ofereçam estrutura completa para abraçar todas as suas necessidades tecnológicas: backup, suporte, consultoria, ferramentas.
Escolha aquela que realmente se preocupa com o seu negócio, que estuda as suas necessidades e apresenta soluções baseadas em seu caso específico.
Investir em backup não é apenas um luxo ou vantagem competitiva, afinal, essa tecnologia já é uma necessidade de sobrevivência no mercado. Mas isso não significa que você deve correr para contratar um serviço. O mais importante é encontrar qualidade e confiança na parceira tecnológica do seu negócio.
E aí, gostou da dica? Se você quer continuar se atualizando sobre novidades em tecnologia aplicada ao mundo corporativo, assine a nossa newsletter!