De acordo com especialistas da Softline, a experiência adquirida durante a transição de emergência para o trabalho em home office irá acelerar notavelmente o desenvolvimento do mercado de nuvem e do mercado de serviços de TI em geral.
Em países com baixa adesão ao cloud as medidas restritivas criaram uma tendência constante de transição para a nuvem, e não é uma solução temporária, mas uma nova estrutura de negócios. Em particular, a Softline prevê o crescimento anual dos negócios no segmento de nuvem que está à frente do planejado. Os serviços e softwares para trabalho em equipe e segurança de acesso remoto também continuam apresentando altas taxas de crescimento.
“Softline aumenta anualmente seu volume de segmento de nuvem em 50%, em média. Em dois trimestres de 2020, dobramos nossos indicadores de desempenho em relação ao ano passado. Devido a um grande afluxo de novos clientes e às mudanças nas necessidades dos clientes existentes, tivemos que aumentar a capacidade de nossos data centers existentes antes do previsto, e isso leva em consideração o fato de que já estávamos nos preparando para um crescimento em “, diz Yuri Novikov, chefe de desenvolvimento de negócios em nuvem da Softline.
"Em países onde medidas cada vez mais rigorosas têm sido tomadas no contexto de um forte aumento nas incidências de COVID-19, a demanda por serviços da Microsoft está crescendo. Em alguns países europeus, América Latina, Índia e Rússia, houve um crescimento explosivo no uso de ferramentas de colaboração da Microsoft, principalmente Teams, armazenamento em nuvem e ferramentas Microsoft Remote Workplace em geral. Na segunda metade do ano, também observamos um crescimento significativo. Em setembro de 2020, a Softline recebeu a especialização expandida da Microsoft em transformação digital e gerenciamento de mudanças - Adoption and Change Management Advanced Specialization (ACM). Hoje, somos capazes de transformar significativamente os processos de negócios do cliente dentro de três a quatro meses, para aumentar a eficiência da comunicação e colaboração dentro da empresa.” diz Andrey Blagorazumov, Diretor de Negócios da Microsoft na Softline.
Predominantemente, os novos clientes aumentaram a demanda por aluguel de capacidade de computação, serviços de estação de trabalho virtual e Escritório Virtual. Globalmente, temos notado um aumento no consumo das assinaturas online existentes e o investimento em plataformas já utilizadas pelos clientes, num contexto de aumento da carga das ferramentas online.
“Quando se trata de clientes Softline existentes, eles agora podem experimentar plenamente os benefícios dos serviços em nuvem, especialmente a flexibilidade da infraestrutura em nuvem. Na América Latina, a quarentena foi um duro golpe para a economia e algumas empresas ainda estão em crise. As empresas que transferiram os serviços de infraestrutura para a Softline no formato de nuvem privada conseguiram economizar nos custos operacionais da infraestrutura existente. Uma pequena parte dos nossos clientes suspendeu seus trabalhos para o período de medidas de quarentena e reduziu o consumo de capacidade, mantendo sua infraestrutura pronta para operação. Preservamos essas parcerias e, assim que eles decidiram retomar suas atividades, pudemos fazê-lo sem perda de tempo e dados ", acrescenta Yuri Novikov.
Ainda há uma demanda crescente por software e serviços para conexão com estações de trabalho remotas e trabalho em equipe. Segundo a Softline, o uso do Microsoft Teams em março quadruplicou em relação a fevereiro, e a expectativa é de que essa dinâmica continue nos próximos meses. O número de pedidos de estação de trabalho remota, Windows Remote Desktop, bem como outros aplicativos populares, Google Workspace, Slack e Zoom, mudou de maneira semelhante.
“Deve-se notar que, sob as novas condições, os termos de tomada de decisão por parte do cliente foram significativamente reduzidos. Se anteriormente demorava várias semanas desde o momento em que o pedido era submetido até o momento em que a transação era concluída, agora os clientes esperam uma implementação rápida: apenas alguns dias de teste são suficientes para finalmente decidir sobre o produto e prosseguir para a implementação “, diz Alexander Ivlev, chefe de soluções em nuvem da Softline.
Sobre o Softline Group
A Softline é uma provedora líder global de soluções e serviços de Tecnologia da Informação com foco em mercados emergentes da Europa Oriental, Américas e Ásia. Ajudamos nossos clientes a alcançar a transformação digital e proteger seus negócios com tecnologias de segurança cibernética. Nossos serviços incluem soluções de tecnologia ponta a ponta, nuvens públicas e privadas, provisionamento de software e hardware e ampla gama de serviços associados.