O trabalho remoto e a mobilidade deixaram de ser uma tendência e já comprovaram ser uma eficiente maneira de aumentar a produtividade e a colaboração. Mas existem os prós e contras, como o crescimento do número de colaboradores que utilizam seus dispositivos pessoais dentro e fora do ambiente corporativo, acessando aplicativos e informações críticas. A boa notícia é que os cientistas da Microsoft estão atentos aos riscos do BYOD (Bring Your Own Device) e desenvolvem e aprimoram ferramentas de segurança que garantem a integridade das aplicações e dos dados.
Líderes de negócios de todos os portes estão conscientes de que não é de hoje que a mobilidade é um caminho sem volta e que precisam lidar com os riscos do BYOD, o que é comprovado por um estudo divulgado pela consultoria Robert Half. A pesquisa aponta que, no Brasil, 75% dos executivos acreditam que conceder mais autonomia aos colaboradores – seja por meio do trabalho remoto, flexibilidade de horário ou menos supervisão direta o superior – resulta em colaboradores mais produtivos e felizes.
Gerenciando os riscos do BYOD
Em um cenário extremamente competitivo e globalizado, contar com informações e insights em tempo real é essencial para o sucesso dos negócios. Por isso, oferecer as ferramentas corretas para que os funcionários exerçam suas tarefas de qualquer lugar e da forma como preferirem é a chave para o sucesso. Mas a grande questão é como possibilitar a produtividade sem comprometer a segurança.
Segundo João Victor Janiro, Sr Technical Specialist da Microsoft, a resposta está em “proteger, detectar e responder”, atuando de forma integrada na gestão de identidade e acesso; na detecção de ameaças, na proteção da informação e na gestão da segurança.
A melhor estratégia é criar um plano de ação para a segurança cibernética, gerenciando os riscos do BYOD sem sobrecarregar a organização, de forma simplificada e inteligente. Confira as etapas de um plano de ação:
Entenda sua postura de segurança – forneça detecção de ameaças e respostas eficazes usando insights sobre o estado da segurança e os riscos que afetam os recursos
Implemente controles de segurança consistentes – crie e personalize políticas de segurança consistentes e habilite controles essenciais para o gerenciamento de segurança adequado às suas necessidades
Fortaleça sua postura de segurança com inteligência – aumente a segurança com inteligência interna, recomendações e orientações de especialistas. A Softline, parceira da Microsoft, conta com especialistas na implantação das soluções Office 365, que vão garantir a segurança fim a fim do seu ambiente de trabalho.
Veja abaixo como é possível criar um ambiente de trabalho moderno, incluindo liberdade para que as equipes possam ser criativas com soluções que ofereçam a simplicidade e a segurança necessárias para garantir a proteção dos seus ativos sem perder a produtividade e reduzindo custos com tecnologias fáceis de adotar e gerir:
Fonte: Softline
A segurança passo a passo
Debbie Seres, Sr Product Marketing Manager, Microsoft 365 Security Product Marketing, destaca a preocupação os líderes de negócio em como gerenciar os riscos do BYOD, com tantos funcionários trabalhando de forma remota. “Como as tecnologias digitais estão transformando a forma como as pessoas trabalham, os colaboradores precisam aproveitar as funcionalidades de diversas aplicações, independentemente de se elas são acessadas nos dispositivos fornecidos pelas empresas ou nos seus próprios dispositivos, o BYOD”.
Segundo a especialista, o primeiro passo é implantar uma robusta gestão de identidade, gerenciando a autenticação nos dispositivos, aplicações na nuvem e locais, com ferramentas que também identifiquem usuários considerados de risco e disparem ações para proteger a rede.
O segundo passo está na segurança aplicada aos dispositivos, controlando quem e quando alguém tem acesso às suas informações com grupos de segurança e permissões personalizáveis e também controlando como os funcionários usam os dados, restringindo ações de copiar ou salvar as informações da empresa em aplicativos e locais não autorizados.
Atualmente, os responsáveis pela segurança digital enfrentam mais um desafio na gestão de risco do BYOD – a chamada Shadow IT, quando funcionários baixam aplicativos não autorizados pela área, e acessam dados corporativos nesses apps. O terceiro passo, então, está na possibilidade de ter visibilidade e controle sobre os aplicativos que estão rodando na sua rede.
A troca de e-mails é responsável por grande parte do vazamento de dados, e é preciso ter políticas robustas para garantir a segurança no compartilhamento de informações. O quarto passo está na oferta de ferramentas que permitam a troca de e-mails criptografados e protegidos por direitos para impedir o compartilhamento inadequado de dados confidenciais em documentos e e-mails.
O serviço de criptografia de e-mail deve permitir que você envie mensagens criptografadas para qualquer pessoa, elimine a necessidade de certificados e melhore a segurança das trocas de e-mail criptografando sequências inteiras. A plataforma de e-mail criptografado deve impedir que as informações confidenciais e os dados deixem seu gateway, além de criptografar mensagens no gateway com base em regras de política e integrar-se com sua infraestrutura de e-mail existente.
O Office 365 oferece funcionalidades para a implantação de políticas flexíveis e personalizáveis, protegendo mensagens confidenciais, independentemente do domínio de e-mail do destinatário e também sinalizando mais de 80 tipos de dados confidenciais para proteger números de cartão de créditos e passaporte, dados médicos e muito mais.
E, finalmente, um dos últimos passos para reduzir os riscos do BYOD está no uso de ferramentas integradas para avaliar os riscos de conformidade, gerenciar e proteger dados confidenciais e atender aos requisitos regulamentares. Uma estratégia abrangente de governança dos dados deve classificar, gerenciar e proteger automaticamente os dados confidenciais em dispositivos, aplicativos e serviços de nuvem, garantindo a segurança em todo o seu ciclo de vida.
Conheça todas as funcionalidades do Office 365, oferecido pela Microsoft em parceria com a Softline, que atende às necessidades de segurança das organizações, acabando com os riscos do BYOD, e entregando mais confiabilidade e produtividade por meio de uma coleção de ferramentas baseadas na web que impulsionam a colaboração e a comunicação com segurança em vários dispositivos e serviços do Office 365.
Aliado à expertise da Softline, o Office 365 é ideal para oferecer uma solução completa e inteligente que permita a seus funcionários trabalharem de maneira colaborativa, criativa e segura, deixando de lado todos os riscos do BYOD.