A inovação é, hoje, um dos pontos mais importantes para qualquer empresa que deseja se conservar relevante no mercado. Com tudo mudando rapidamente, nunca foi tão importante agir de maneira dinâmica para atender às novas necessidades de mercado.
Para que seja possível agir de maneira realmente nova, é essencial programar uma cultura de inovação dentro da empresa. Mais do que buscar soluções para um problema específico, implantar novas tradições e instruções garante que todos os funcionários estejam sempre atentos ao que pode ser feito, de uma maneira nova e mais benéfica.
Para entender como implementar uma cultura de inovação entre seus funcionários, veja as dicas a seguir.
Crie um ambiente propício a novas ideias
Uma das bases de uma empresa com uma forte cultura de inovação é a existência de um ambiente que é muito propício à apresentação de novas ideias. Se as pessoas sentem que podem dar novas sugestões, maiores são as chances de que surja, realmente, uma ideia interessante para ser colocada em prática.
Mesmo que a princípio não haja uma sugestão definitiva para mudar a forma como a empresa atua, a simples abertura desse canal de comunicação estimula o debate. As pessoas sentirão que podem trazer novidades e conversar sobre elas, o que aumenta as chances de todos se manterem envolvidos com a necessidade de mudança contínua.
É importante que todos, independentemente do nível hierárquico, possam dar sugestões de inovações. Embora nem todas sejam aproveitáveis ou úteis para o negócio, a empresa vai começar a fazer com que a inovação faça parte do cotidiano do negócio.
Ofereça recompensas
Uma forma de motivar todos os colaboradores a incorporarem a inovação em seus cotidianos é oferecendo recompensas para ideias que sejam realmente novas, viáveis e vantajosas para o negócio.
Porém, essas recompensas não precisam ser, necessariamente, algum tipo de compensação material. É possível, por exemplo, oferecer questões como reconhecimento público, participação completa no projeto de desenvolvimento da solução, participação em eventos e outros pontos que estimulem essa busca e que reconheçam o esforço.
Algumas empresas, por exemplo, possuem concursos periódicos de ideias, assim como estimulam a participação de seus colaboradores em eventos e convenções que exijam uma abordagem nova para problemas conhecidos.
Estimule a mudança de modelos
Quando os colaboradores ficam muito presos a uma determinada forma de atuar, a mudança se torna muito mais difícil, o que compromete a inovação. Quando todos fazem as mesmas coisas do mesmo modo todos os dias, o resultado é a acomodação e a resistência a qualquer coisa que seja nova.
Em vez disso, é importante estimular a mudança de modelos. Vale a pena, por exemplo, intercalar funções entre colaboradores cujas habilidades sejam adequadas para atividades diferentes, assim como vale a pena implantar, de tempos em tempos, novidades no ambiente de trabalho e na execução de tarefas.
Isso evita que as pessoas acomodadas com um só modelo, o que gera estímulo para buscar novas formas de fazer as mesmas coisas.
Invista no trabalho coletivo
A coletividade e a cultura da inovação andam juntas na maior parte do tempo porque não é possível fazer grandes mudanças sem contar com a colaboração de todos. Não dá para mudar uma forma de produção no negócio se todas as pessoas envolvidas nesse processo não participarem da mudança.
Por isso, é importante estimular a coletividade. Valorizar o trabalho em equipe e mesmo garantir que as pessoas conversem mais e troquem mais ideias entre si fará com que novas ideias surjam, ocasionalmente.
Além disso, o contato com diversas pessoas permite que novas soluções sejam encontradas mais facilmente, estimulando a geração de inovações que sejam realmente adequadas para o negócio.
Cuide do clima organizacional
Uma empresa que possui um clima organizacional ruim limita as possibilidades de se tornar altamente inovadora. Em um ambiente hostil, é mais difícil estimular a criatividade e a colaboração também passa a ser um problema. Em vez de haver um trabalho em equipe focado em mudanças, há atritos e conflitos de interesses.
O ideal é garantir que o clima organizacional seja o mais transparente possível, em que todos reconheçam seus deveres e direitos. Atritos devem ser resolvidos de maneira justa e rápida e uma pesquisa de clima também ajuda a entender a situação.
A partir da criação de um ambiente agradável, tanto fisicamente quanto psicologicamente, há um estímulo a mais para que todos os colaboradores contribuam com novas ideias.
Use a tecnologia de forma constante
A tecnologia é uma das grandes responsáveis pela inovação em um negócio. Se há um tempo a computação na nuvem parecia impensável, por exemplo, recentemente ela mudou completamente a forma como as empresas se comunicam, produzem e geram resultados.
Assim, quanto maior é o contato com a tecnologia, menos resistência existe ao que é novo. Como a tecnologia se desenvolve continuamente, um uso maior também colabora para que a empresa esteja constantemente com processos ligados à inovação.
Entre as possibilidades, estão: aumentar a automação de tarefas no negócio e começar a incorporar, cada vez mais, o uso de recursos tecnológicos de modo a estimular a inovação de maneira contínua.
Meça os resultados
Uma vez que as primeiras ações de inovação sejam implantadas no negócio, é fundamental fazer um acompanhamento dos resultados que essas ações trazem para a empresa. A definição de indicadores de performance e a sua mensuração são fatores que vão permitir que todos entendam os impactos das novas ideias em sua realidade.
Para isso, é possível inclusive utilizar a tecnologia, a exemplo do uso de relatórios colaborativos que podem ser acessados e modificados por todas as pessoas autorizadas. Ao democratizar o acesso aos resultados, é mais fácil garantir que todos conheçam a importância de inovar na empresa.
Para implementar uma cultura de inovação entre seus funcionários, é fundamental criar um ambiente colaborativo, agradável e aberto a novas ideias. Recompensas podem ajudar, mas certamente o uso da tecnologia faz toda a diferença, inclusive para a medição e acompanhamento de resultados. Com tudo isso em prática, novas ideias que sejam verdadeiramente úteis para o negócio passam a fazer parte da rotina de todos os envolvidos.
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