As inovações tecnológicas podem ser definidas pelo resultado da exploração de novas ideias, levando à criação de um produto, processo ou serviço totalmente novo ou melhorado. Apesar de importante para garantir a vantagem competitiva nas empresas, muitos gestores consideram a estratégia mais um custo do que um investimento, o que explica o alto índice de defasagem e extinção de muitos negócios.
Mas isso não precisa acontecer com a sua empresa. Neste post vamos dar as dicas que você precisa para implementar as inovações tecnológicas de forma tranquila e manter o negócio crescendo de forma sustentável. Confira!
Por que as inovações tecnológicas são tão importantes para o seu negócio?
A forte concorrência combinada com a alta demanda são os principais impulsionadores da inovação. Além de produtos e serviços novos e melhorados, a estratégia inclui otimização de processos, implementação de novos sistemas de negócios e novos métodos de gerenciamento, o que gera um impacto significativo na produtividade e no crescimento da empresa.
No cenário econômico atual, as inovações tecnológicas tornaram-se fortes aliadas dos negócios por influenciar no aumento da segurança, produtividade, compliance, conquista de clientes e geração de receitas. A inovação gera riquezas e, embora a eficiência seja essencial para o sucesso dos negócios, a longo prazo, não pode sustentar o crescimento dele sozinho.
O uso da Cloud Computing é um exemplo. Há poucos anos, a tecnologia era só uma tendência. Hoje, as organizações que não a utilizam são consideradas ultrapassadas. Ou seja, se uma organização necessita de inovação e não é capaz de implementá-la, ela enfrenta declínio e pode até ser extinta. Por isso, muitas organizações estão adotando medidas para fortalecer a sua capacidade de inovar, um indicador importante para a sustentabilidade corporativa.
As inovações tecnológicas permitem que as empresas tenham uma série de benefício a seu favor, os mais importantes são:
- agrega valor a marca, tornando o negócio mais atrativo aos olhos dos investidores e acionistas, despertando interesses em operações de fusões e aquisições;
- melhora a taxa de lucratividade do negócio, aumentando o ROI (Return on Investiment) dos investidores e acionistas;
- aumenta a precisão dos dados informados em relatórios, agilizando e melhorando a tomada de decisões;
- otimiza processos, reduzindo o desperdício de recursos e fazendo mais com menos em menor tempo;
- cria novas demandas ou gera produtos e serviços capazes de atenderem uma existente;
- automatiza uma série de tarefas que hoje são executadas de forma manual e repetitiva;
- aumenta a participação de mercado e melhora o ciclo de vida dos produtos e serviços;
- ganha capacidade de responder rapidamente as mudanças de cenário do mercado;
- oferece recursos e ferramentas que favorecem o aumento da produtividade.
Quais inovações tecnológicas mais importantes que o meu negócio deve fazer?
Agora que você já sabe da importância em adotar as inovações tecnológicas no seu negócio, conheças as principais da atualidade:
Sistemas de comunicação
Ter uma comunicação eficiente sempre foi um grande desafio para muitas empresas. Porém, hoje, você pode adotar duas ferramentas incríveis para resolver o problema:
Skype for Business Server
Trata-se de um sistema repleto de recursos de UC (Comunicação Unificada). Com esse sistema, a comunicação pode ser controlada e monitorada. Todas as informações são armazenadas e protegidas dentro dos seus próprios servidores. É excelente para a utilização do VoIP em realização de reuniões, treinamentos e suporte a distância, via webconferência.
Yammer
Essa ferramenta conta com todos os recursos de uma rede social, porém é fechada para a organização. Com ela, a sua empresa pode ter uma rede social privada e capaz de conectar somente as pessoas certas. Toda a comunicação fica restrita às pessoas da empresa e as informações são protegidas em bancos de dados próprios, o que proporciona segurança e sigilo.
BI (Business Intelligence)
O Business Intelligence engloba uma grande variedade de ferramentas, aplicações e metodologias que permitem às organizações coletar dados de sistemas internos e de fontes externas. A diferença dele para o Big Data é que, além de coletar e armazenar, o BI é capaz de agrupar e manipular um grande volume de dados, analisando e extraindo informações valiosas para os gestores. Basicamente, o BI é um complemento fundamental as ferramentas de Big Data.
Machine Learning
Podemos dizer que a Machine Learning (aprendizagem das máquinas) é a junção de outras duas tecnologias: a IoT (Internet of Things) e AI (Artificial Intelligence). Juntas elas permitem que as máquinas e equipamentos se comuniquem entre si, trocando informações, realizando análises automáticas e tomando decisões por conta própria. Tudo com base em suas programações.
Além disso, essas máquinas têm o poder de aprenderem com as pessoas e ambientes em que estão inseridas, podendo mudar sozinhas os seus padrões de comportamento. Isso acontece, porque quando os dados recebidos começam a mudar, elas seguem a tendência, identificam uma mudança de cenário e se adaptam as novas realidades.
Blockchain
O uso de moedas virtuais, como o Bitcoin, é cada vez maior e a tendência é que, em breve, será utilizada como moeda universal, por ser livre das flutuações cambiais. Nesse cenário, a tecnologia de Blockchain é fundamental. Ela vai além da criptografia de dados transacionais e utiliza um método de cadeia de blocos, que é criada, registrada e inalterada a cada vez que uma nova transação é realizada. Sendo assim, seu uso aumenta a segurança das transações online.
Atualmente, a tecnologia é mais usada nas transações de moedas virtuais. Porém, logo será incorporada a todo tipo de transação que envolva valor. Isso porque ela cria um registro único que não pode ser alterado e a sua autenticidade pode ser verificada por toda a comunidade, usando a cadeia de blocos em vez de uma única autoridade centralizada.
Como implementar as inovações tecnológicas na empresa?
Para você não deixar as oportunidades passarem e manter o negócio sempre atualizado, existem algumas dicas que pode adotar. Só precisa de um pouco de empenho, mas vale a pena quando o assunto é ganhar força competitiva no mercado. Confira!
Reveja os valores e mude a cultura da empresa
Para ter uma empresa voltada para a inovação é preciso rever os valores e mudar a cultura organizacional de acordo com as mudanças de cenário. Valores e culturas imutáveis não são mais eficientes, sendo preciso seguir as tendências que mudam cada vez mais rápido. Para isso, mantenha a mente aberta, crie grupos voltados a pesquisa de soluções (benchmarking), pensamento livre e inteiramente dedicados a inovação.
Estabeleça um senso de urgência constante
As pessoas são motivadas por duas situações principais: um grande desejo ou um risco iminente. Use isso a seu favor e crie um senso de urgência contínuo para manter a busca por inovação sempre no auge.
Crie um fundo para investir em inovações
Prepare o planejamento financeiro da empresa para investir parte dos lucros em um fundo exclusivo às inovações tecnológicas. Se a urgência for grande pode-se fazer empréstimos, captar recursos por meio de debêntures, vender cotas de participação no negócio, entre outras alternativas. O mais importante é ter sempre recursos para investir.
As empresas que mantiverem o foco em inovações tecnológicas são as que terão maior probabilidade de ter um sucesso sustentável.
Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter agora mesmo e seja o primeiro a receber as próximas novidades.