Um gestor pode ter que decidir entre dezenas de ações empresariais todos os dias, tornando o ato um componente-chave no papel que desempenha. Dessa forma, a tomada de decisões é parte integrante da gestão moderna e deve ser feita sempre de forma racional (conscientemente).
A tomada de decisões é o que dá direcionamento ao negócio e guia gestores e colaboradores em suas atividades diárias rumo a um objetivo comum. Ela não está presente só na diretoria, mas em cada departamento da empresa, garantindo que as metas do negócio sejam alcançadas. Além disso, as decisões constituem um dos principais valores funcionais que cada organização adota para garantir um desenvolvimento sustentável.
Devido à importância que as decisões têm para o negócio, é necessário que elas sejam sempre tomadas de maneira rápida e acertada. Neste post, você descobrirá como. Veja, a partir de agora, como otimizar o processo de tomada de decisões e torná-la mais eficiente.
O que é uma tomada de decisão?
A tomada de decisão é o processo lógico de escolher um curso de ação específico, a partir de várias alternativas, com o intuito de resolver problemas internos, neutralizar ameaças externas e aproveitar as oportunidades que surgem no mercado. Portanto, a tomada de decisão pode ser definida como a escolha proposital de ações entre duas ou mais possibilidades para atingir objetivos e metas organizacionais.
Ao se deparar diante de uma decisão, o gestor deve sempre pesar os pontos positivos e negativos de cada alternativa. Além disso, deve ser capaz de prever os resultados que serão gerados a partir das escolhas que fizer. A antecipação das consequências é um forte influenciador na tomada de decisões.
Por que é importante tornar a tomada de decisão mais eficiente?
A tomada de decisão é considerada a espinha dorsal da gestão empresarial. Ter um procedimento para agilizar esse processo, bem como para auxiliar na escolha das melhores alternativas, deve ajudar os gestores a decidirem as ações certas na hora exata, agregando força competitiva ao negócio.
Ou seja, se ela for rápida e acertada, o negócio pode se manter sempre a frente da concorrência, criando um diferencial competitivo no segmento de atuação. Se a empresa não for capaz disso, o planejamento inicial pode sofrer desvios no caminho, dificultando correções e comprometendo seriamente o futuro.
Independentemente do segmento, existem várias direções a serem seguidas. A variedade de alternativas para pesar e o volume de decisões que devem ser tomadas em uma base contínua, especialmente em grandes organizações, torna a implementação de um processo de tomada de decisão eficaz um elemento crucial para guiar o negócio ao sucesso.
E tem mais: a tomada de decisão eficiente não é importante apenas para selecionar as melhores alternativas e caminhos para o negócio, mas também é essencial para avaliar o desempenho de um gestor. O sucesso profissional depende, em grande parte, do número de decisões corretas que ele toma na empresa. Suas escolhes dizem muito, e as consequências confirmam tudo.
Se a empresa tiver um processo que auxilie os gestores a tomarem decisões mais rápidas e com precisão, o desempenho deles é melhorado e a empresa cresce mais rápido. Além disso, fornece uma estrutura de orientação estratégica e operacional para as equipes de trabalho.
Por exemplo: quando se deseja abrir uma nova unidade (filial) do negócio, é necessário realizar antes um estudo de viabilidade econômica. São analisados dados demográficos da região, concorrentes atuantes, oportunidades, riscos e ameaças. Essas informações devem ser alinhadas aos relatórios financeiros da empresa, já que ela sustentará a nova filial até começar a dar lucros.
Se a empresa não tiver as informações mais importantes alinhadas e centralizadas, o processo não oferecerá a confiança que precisam para tomar a decisão e ficará difícil decidir sobre o local e momento certo de expandir. A maneira como se realiza esse processo poderá definir o sucesso ou fracasso do negócio. Por isso, é importante saber lidar com esse fator desde as pequenas e mais simples decisões.
Como tornar a tomada de decisão mais eficiente na empresa?
Muito tempo é consumido enquanto as decisões são tomadas. Se seguir os passos abaixo, poderá estabelecer um padrão que facilite o processo, acrescentando agilidade e precisão. Confira!
Crie um banco de dados centralizado
Reserve um espaço no servidor local, nuvem, computador, HD externo ou qualquer outro dispositivo de storage que usa para armazenar os dados de análise. Organize os dados por pastas e nomeie-as por segmento. A ideia é que armazene os dados sempre no mesmo local para facilitar os próximos passos.
Colete e armazene os dados
Sem dados não dá para fazer análises. Isso tornaria a tomada de decisões mais baseada em achismo e no impulso emocional. Então, não só tenha um arquivo para centralizar os dados, colete-os também. Você não precisa fazer todo o trabalho manualmente. Existem ferramentas de Big Data que permitem automatizar a coleta e armazenamento.
Conte com recursos visuais
Além de centralizar os dados, utilize recursos que permitam expressá-los visualmente, tais como:
- gráficos: você pode adotar gráficos de linha, de coluna, de barras e de pizza para enxergar informações que não via antes;
- diagramas: para visualizar fatos e fenômenos graficamente, bem como suas possíveis consequências;
- tabelas: para enxergar percentuais e organizar valores por ordem crescente e decrescente;
- matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats): para visualizar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de cada decisão tomada.
Filtre a sua análise de resultados
Coletar, armazenar e organizar os dados são ações que facilitam muito os processos de análise, mas nem tudo precisa ser considerado. O excesso de dados, principalmente fora do contexto daquilo que se pretende descobrir, atrapalha a análise e pode gerar resultados imprecisos. O ideal é que filtre os dados de acordo com as informações que está buscando.
Por exemplo: se você deseja descobrir o índice de inadimplência da empresa, deve desconsiderar os dados sobre entradas e saídas de receitas na análise e incluir o montante devido, as renegociações feitas e os registros de pagamentos realizados pelos clientes devedores.
Adote o BI (Business Intelligence)
Deixamos o melhor para o final. Toda os passos mencionados acima podem ser realizados de forma automatizada com um sistema de BI. Ele faz a junção dos recursos de Big Data (banco de dados) com o poder da análise automática dos sistemas analytics. Graças a sua inteligência artificial, consegue extrair informações de valor a partir de um grande volume de dados brutos, tornando a tomada de decisões extremamente eficiente.
Como pode ver, ter um processo de tomada de decisão eficiente ajuda a empresa a se antecipar às oportunidades, com base nas tendências reveladas. Dessa forma, aproveita as melhores oportunidades antes de seus concorrentes, se tornando mais forte. Não perca mais tempo e dinheiro! Melhore o poder de análise e tomada de decisões da empresa ainda hoje e conduza seu empreendimento para o sucesso.
Gostou das dicas? Então aproveite para descobrir também como fazer um planejamento estratégico eficiente e alcançar metas!