A tecnologia desempenha um papel fundamental no processo de evolução das organizações. Não importa se a empresa é de grande ou pequeno porte, a transformação digital é vista como uma obrigatoriedade para quem deseja manter a força competitiva hoje em dia. Mas você sabe o que é transformação digital?
O nosso objetivo com o post de hoje é responder a essa pergunta e mais: vamos mostrar por que a transformação digital é tão importante, o impacto que ela causa na sociedade, seus principais pilares e desafios para a implementação. Confira!
O que é transformação digital
Em termos gerais, podemos definir a transformação digital como a incorporação das tecnologias digitais (cloud computing, softwares automatizadores de tarefa, aplicativos móveis e outros recursos) em todas as áreas de uma empresa, resultando em grandes mudanças na forma como ela opera.
A transformação digital pode ser encarada como uma mudança cultural, pois exige que as organizações desafiem continuamente o status quo, testem e arrisquem novos experimentos com frequência e se sintam à vontade com o fracasso. Por vezes, isso significa abandonar processos antigos em favor de práticas relativamente novas e que ainda estão sendo definidas.
Simplificando, é o processo pelo qual as organizações utilizam tecnologia de informação (TI) para reformularem a maneira como servem às partes interessadas e entregam valor ao mercado. A transformação digital pode ser evolutiva ou revolucionária (disruptiva), dependendo do segmento e do nível de compromisso das organizações que buscam adotar esta iniciativa.
Por que a transformação digital é importante
Existe uma série de razões pelas quais as empresas podem sofrer uma transformação digital, mas, de longe, o motivo mais provável é que elas precisam. É uma questão de sobrevivência para muitos negócios. Geralmente, essa transformação acontece mais por questões de necessidade do que por vontade dos gestores.
A empresa se mantém firme até o ponto em que começa a se tornar defasada. Os gestores percebem a perda de força competitiva quando veem as outras empresas crescendo e as deles ficando para trás, repetindo o mesmo círculo vicioso de processos, que, muitas vezes, não gera mais valor. Veja agora mais alguns dos principais motivos que tornam a transformação digital importante:
- de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa norte-americana Forrester Research, os executivos preveem que, até o ano de 2020, praticamente metade das receitas geradas em uma empresa será por meios digitais como sites e aplicativos;
- em outro estudo, a empresa MIT Center for Digital Business, localizada nos Estados Unidos, revelou que as empresas que adotam a transformação digital passam a ser 26% mais lucrativas;
- a empresa Computer Weekly, também localizada nos Estados Unidos, publicou dados indicando que a transformação digital torna os negócios mais eficientes e que os sistemas legados impedem os gestores de aproveitarem as tecnologias digitais de que precisam para evoluir.
Impacto da transformação digital na sociedade
A transformação digital trouxe mudanças significativas na forma como vivemos. Hoje, realizamos pesquisas, estudos, compras, pagamentos de contas, trabalhos, diversão e nos comunicamos de forma totalmente digital e remota. Se as empresas não se adaptarem a esse novo cenário, mantendo apenas o atendimento físico, muitos negócios serão perdidos e elas se fecharão as portas em um breve período de tempo.
Nos dias atuais, as pessoas têm acesso a um volume infinitamente maior de informações e tudo acontece com maior velocidade do que antes. Se as pessoas estão mais distraídas com relação ao mundo físico, estão mais atentas às decisões que tomam no mundo digital, o que as torna mais exigentes na escolha de um produto ou serviço. Assim, podemos afirmar que o perfil do consumidor mudou.
Aplicativos de bolso executam funções automáticas e programáveis que facilitam a nossa vida. Uma comodidade inimaginável uma década atrás. Mas como em toda evolução, desafios surgem e precisam ser superados. Muitas empresas se tornam digitalizadas sem qualquer preparo, ignorando inclusive a experiência gerada nos clientes.
Por experiência, sabemos que as evoluções tecnológicas trazem sempre novas soluções, mas também novos problemas que precisam ser tratados com igual importância. A resolução deles é o que fará toda a diferença para a empresa imperar em um novo cenário. A transformação digital surge com esse propósito.
Uma empresa pode contar com os recursos tecnológicos mais atuais, mas se não estiverem organizados e conectados, trabalham de forma individual, o que não gera o efeito esperado, podendo até prejudicar o negócio. Com a transformação digital, os processos são otimizados por meio da integração entre as tecnologias certas.
Pilares da transformação digital
1. Gerar experiência no cliente
As empresas precisam adotar uma estratégia omnichannel (multicanal) para oferecerem o mesmo nível de atendimento, produtos e serviços, preços e condições de pagamento na internet e lojas físicas. Isso porque, antes de chegar à loja, o cliente pesquisa tudo pela internet e chega até o vendedor munido de informações. O contrário também acontece. O cliente vai à loja, conhece o produto pessoalmente e faz a compra pela internet.
Se faltar sincronia em alguma das etapas de atendimento, pesquisa e compra nas lojas físicas e online, o cliente não terá uma boa experiência e, possivelmente, desistirá da aquisição. O padrão de comunicação e qualidade no atendimento, bem como dos produtos e serviços é fundamental. Independentemente de o ambiente ser online ou físico, é preciso surpreender o cliente sempre de forma positiva.
2. Transformar os processos operacionais
A experiência do cliente é importante, mas não é tudo. Para conseguir entregar um nível de experiência elevado, a empresa precisa remodelar seus processos internos. Isso inclui a integração entre os setores por meio de tecnologias, abrindo os canais de comunicação, melhorando o fluxo de informações e gerando maior colaboração entre as equipes.
A ideia é manter todos com o mesmo nível de conhecimento sobre os clientes, para que possam trabalhar de forma alinhada e com foco em um objetivo em comum: superar as expectativas do consumidor.
3. Transformar os modelos de negócios existentes
Juntos, os dois pilares acima contribuem para a formação desse terceiro pilar. Mudar um modelo de negócios significa remodelar processos em todos os níveis departamentais e, principalmente, a forma como atua no mercado. Significa assumir uma postura mais voltada para a inovação em todas as direções sem deixar de perceber o impacto que está gerando com isso. O intuito é se adequar ao mercado conforme ele deseja.
Dois exemplos práticos de mudança no modelo de negócios com a ajuda da transformação digital são o Uber e o AirBnB, que, juntos, revolucionaram os segmentos de transporte e hotelaria.
Principais desafios da transformação digital nas empresas
Toda inovação gera novos desafios e com a transformação digital não é diferente. Conheças as principais:
- conseguir o comprometimento necessário dos gestores envolvidos;
- desenvolver as habilidades pessoais (Soft Skills) dos envolvidos;
- resistência a mudanças por parte dos colaboradores;
- integrar a estratégia geral do negócio à digital;
- identificar e investir nos talentos internos;
- ciar uma cultura digital que seja efetiva.
Agora que você já sabe o que é transformação digital, não deixe passar essa oportunidade. Estabeleça parceria com uma empresa especializada no assunto e agregue vantagem competitiva ao negócio.
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