A produtividade na era digital tem sido um fator cada vez mais valorizado pelas empresas. Essa mentalidade tem contribuído para um maior investimento em ferramentas de automação. Na conjuntura atual, não faz sentido os funcionários perderem horas com tarefas repetitivas que não agregam valor.
De acordo com Índice de Automação do Mercado Brasileiro, a automação nas companhias nacionais apresentou um crescimento de 3% no ano de 2020 em comparação a 2019. Embora seja um resultado relativamente tímido, mostra uma tendência de que setores como indústria, comércio e serviços buscam automatizar tarefas para obter um desempenho mais expressivo.
Neste artigo, vamos destacar diversos fatores que justificam um maior investimento em soluções de automação, com objetivo de ajudar o seu negócio a ser mais produtivo. Confira!
Se livre do trabalho tedioso com ferramentas de automação e foque no que importa.
Já pensou fazer com que um empregado perca várias horas gerenciando uma lista de e-mails? Realmente, é uma tarefa desgastante e que exige um grande nível de atenção para evitar erros que podem prejudicar a comunicação da empresa com o público-alvo.
Para evitar esse problema, muitas companhias apostam em ferramentas de automação de e-mail marketing. Esse recurso, além de facilitar o envio das mensagens, permite uma análise mais precisa do engajamento da audiência.
Não basta fazer a nutrição dos leads, ou seja, o envio de conteúdo para cativar os clientes em potencial. Também é crucial haver um esforço em analisar como as pessoas estão reagindo às informações disponibilizadas. Essa iniciativa é muito importante para aperfeiçoar os procedimentos e expandir as vendas.
Outra atividade repetitiva é a publicação de posts nas mídias sociais. É desgastante para um funcionário acessar várias contas nas redes sociais para publicar um conteúdo. Hoje, existem ferramentas de automação que permitem a veiculação desses conteúdos por meio da inserção em uma única plataforma.
Dependendo da solução utilizada, é possível também obter dados sobre a performance de cada post em uma mídia social. Assim, o trabalho de análise das informações se torna bem mais simples, contribuindo para os empregados terem um olhar mais estratégico sobre as atividades de marketing.
Com o aumento da competitividade no mundo corporativo, os empregados necessitam de tempo para pensar em ações que possam melhorar a qualidade dos serviços e a capacidade de uma empresa aperfeiçoar o relacionamento com o público-alvo. Por isso, é um grande desperdício de tempo e de dinheiro obrigar os colaboradores a executarem tarefas repetitivas, que podem ser perfeitamente automatizadas.
Onde e como as ferramentas de automação podem te auxiliar?
A agilidade deixou de ser um diferencial e se tornou um item imprescindível para as organizações estarem mais qualificadas a suprir as demandas do público-alvo. Em razão disso, é necessário ter uma dimensão abrangente de como as ferramentas de automação podem auxiliar na obtenção de serviços que propiciem uma performance notável.
O primeiro passo para isso ser realizado é por meio de um mapeamento dos processos, em que todas as atividades são descritas com precisão. Dessa forma, fica mais simples constatar as iniciativas que podem ser automatizadas sem prejudicar o andamento dos trabalhos e as entregas para o público-alvo.
À medida que uma empresa tem uma noção plena de todas as etapas relacionadas com a prestação de serviços, maiores são as chances de utilizar ferramentas de automação e obter uma melhoria significativa na performance. A partir de uma plataforma de automatização, é possível criar uma série de atividades que podem ser personalizadas de acordo com a necessidade dos usuários, como:
- Criar o fluxo de processos;
- Comunicar sobre o horário de uma reunião;
- Notificar pessoas sobre tarefas pendentes ou concluídas;
- Validar trabalhos que foram executados;
- Enviar e-mails para uma lista.
No caso das áreas de recursos humanos e marketing, é muito importante que o fluxo dos trabalhos seja estabelecido com bastante clareza. Isso contribui para as atividades serem concluídas dentro do prazo e seguindo um padrão de qualidade, ponto essencial para bater metas.
Conheça a ferramenta de automação Power Automate
Uma das ferramentas de automação mais adotadas no mundo corporativo é a Microsoft Power Automate. Essa solução tem como uma das principais características a possibilidade de ser integrada ao Microsoft Teams, plataforma utilizada para diversas iniciativas online (reuniões, palestras, conferências, aulas, entre outras).
No Teams, também é possível agendar tarefas a serem realizadas e a verificar como estão o andamento das atividades. Para isso ficar ainda mais prático, uma boa alternativa é optar pelo Power Automate, que viabiliza criar e gerar fluxos por meio de alertas e notificações.
Essa ferramenta também permite simplificar aprovações de atividades e iniciar o disparo de fluxos, agendados a partir de um bot. Tudo isso torna mais dinâmica a comunicação entre a equipe, facilitando a execução das tarefas.
No caso da Coca-Cola, o Power Automate possibilitou a criação do bot Asa, que eliminou o trabalho pesado ao processar pedidos e faturas. Além de agilizar essa tarefa, a empresa passou a usar a mão de obra de forma mais estratégica.
Por ser uma das ferramentas de automação mais conhecidas do mercado, é válido detalhar um pouco mais o funcionamento do Power Automate. Ele trabalha no modo automatizado, em que o fluxo é disparado por um evento relacionado, como o envio de um e-mail se um item da lista do SharePoint for modificado.
Há também os fluxos instantâneos que possibilitam aos usuários acionarem de forma manual um fluxo do app móvel ou desktop com somente um clique. Um exemplo desse recurso é enviar um e-mail para lembrar os colegas de trabalho de uma reunião. No caso dos fluxos agendados, as atividades são executadas em um horário estabelecido pelo usuário. Essa ação é bastante válida principalmente no caso das tarefas repetitivas.
Como a Softline pode te ajudar nisso?
Para uma solução de Power BI atingir um desempenho notável em curto prazo, é muito importante contar com um parceiro qualificado na implementação e aplicação desse sistema. Por isso, é válido apostar nos serviços da Softline que tem uma equipe especializada na integração do Power Automate a outras ferramentas corporativas.
Além da Coca-Cola, a T-Mobile e a Illimity já conseguiram uma boa performance por meio dessa solução. Não há dúvidas de que investir em ferramentas de automação é uma medida inteligente para simplificar processos e melhorar o atendimento.
Se deseja bater metas mais expressivas com o suporte da tecnologia, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para ajudar o seu negócio a atingir outro patamar!