Ao invés de entretenimento, fabricante está interessada em levar o escritório para os carros, para a alegria de quem trabalha em movimento
Enquanto seus concorrentes se preocupam em habilitar mapas e entretenimento nos sistemas digitais dos automóveis, a Microsoft quer tomar posse do cenário de produtividade em quatro rodas e promete levar o Windows 10 e Office 365 para rodar nos painéis dos carros conectados.
A Microsoft anunciou nesta terça-feira, 05/01, no CES, que está fechando parcerias com Volvo, Nissan, IAV, e Harman conectando seus diversos apps e serviços. As parcerias menos conhecidas, e possivelmente mais significativas, são aquelas assinadas com IAV e Harman. No caso da IAV, por exemplo, a fabricante de componentes informou que vai trabalhar com a Microsoft para fazer o streaming do Windows 10 e seus apps para o painel do carro usando o recurso Continuum nos smartphones. As empresas vão demonstrar essa tecnologia na CES.
A Harman vai trabalhar com a Microsoft para levar a conectividade do Office 365 para o painel. Os motoristas poderiam por exemplo agendar reuniões, responder a emails e até entrar em audioconferências via Skype sem precisar digitar código de acesso. A Harman promete entregar os updates no carro usando tecnologia wireless. Mas as empresas ainda não deram detalhes de como isso vai acontecer ou em que produtos da Harman a conectividade do Office 365 seria embutida.
A parceria entre a Volvo e a Microsoft vai integrar os produtos da MS ao app universal da Volvo, chamado Volvo On Call. Ele permitiria, por exemplo, que usuários da pulseira inteligente Band 2, da Microsoft, pudessem “falar” remotamente com o carro através da pulseira e ativar algumas tarefas como dar partida remotamente no carro, ligar o ar condicionado ou ativar o GPS.
Já a Nissan disse que na Europa todos os carros Nissan LEAF, bem como os modelos europeus Infiniti terão seu sistema’ Connect Telematics funcionando com a nuvem Microsoft Azure.
“Em um futuro próximo o carro estará conectado à internet e também a outros carros, ao seu smartphone e ao seu computador pessoal”, escreve Peggy Johnson, VP executiva de desenvolvimento de negócios da Microsoft em um post no blog da companhia. “O carro se torna um componente e um assistente da sua vida digital e nossa estratégia é sermos a plataforma definitiva para todos os carros inteligentes.”
Fonte: computerworld